Menina jogando tênis na praia

7 Dicas de Segurança para curtir a Praia com as Crianças

 

1)  Use Roupas com Proteção Solar

Dicas de Segurança para a Praia, Usar roupas com proteção solar é a maneira mais eficaz de se proteger dos Raios UVA e UVB. Procure roupas com proteção certificada pela ARPANSA* e que tenham a proteção FPU 50+, isto significa que a roupa vai bloquear pelo menos 98% dos raios que a atingirem. É importante também que a roupa tenha a proteção no fio, desta forma não vai perder a sua eficácia nas lavagens. Lembre-se que você pode encontrar Roupas com Proteção Solar na UV.action.

Menino usando Camisa UV na Praia

2) Use protetor solar “Broad Spectrum”

Sim, é importante que você aplique o protetor solar nas partes do corpo não cobertas por uma roupa com proteção solar. Aplique o produto no rosto do seu filho mesmo que ele esteja usando um chapéu, afinal a areia da praia e a água do mar reflete boa parte dos raios solares e estes podem atingir o rosto da criança.

A dica importante no uso do protetor solar é que você procure um protetor “Broad Spectrum”, isto significa que a proteção é equivalente para os Raios UVB e UVA. A maior parte das pessoas observa apenas o FPS do protetor solar, mas desconhece a informação que o FPS refere-se apenas ao grau de proteção dos Raios UVB (os que causam a queimadura e a vermelhidão na pele). A proteção contra os Raios UVA é igualmente importante, pois estes raios penetram profundamente na pele e podem causar o envelhecimento da pele e o melanoma.

Você sabia que os Raios UV afetam a Imunidade do seu filho? Para saber mais, sugerimos ler este artigo.

Menina jogando tênis na praia3) Use uma pulseira de identificação no seu filho

Um minuto de distração e podemos perder a criança de vista em um local público e movimentado como a praia. Que tal levar uma pulseira de identificação para que seu filho use quando o mesmo estiver na praia? Você pode encontrar estas pulseiras no site “Grudado em você” . Custa apenas R$ 35,00 e é reutilizável.

Em muitas praias, os salva-vidas possuem pulseiras descartáveis. Ao chegar na praia procure o posto mais perto e peça uma para seu filho.Se não existir posto salva-vidas na praia que você visitar e você não possuir uma pulseira, vale a pena escrever no antebraço do seu filho o seu telefone de caneta. Explique ao seu filho que se ele se perder, ele mostre o seu telefone escrito no braço.

Outras atitudes importantes é conversar com a criança, explicar que, caso isto aconteça, ele fique parado no mesmo lugar esperando ajuda, ou procure o salva-vidas ou um policial. Sempre que vir um, mostre-o a criança para que ela se familiarize com estes profissionais. Vale a pena também mostrar um ponto de referência, como uma árvore, um guarda-sol ou uma barraca de praia.

Crianças usando pulseira de identificação na praia4) Banho de mar: Só com um adulto e de colete

Existe um ditado que diz que “o mar é traiçoeiro”. Criança só deve entrar no mar na companhia de um adulto que saiba nadar, e usando colete salva-vidas certificado pela marinha. Não vale a pena economizar no colete, afinal seu filho é seu bem mais precioso. Usar colete no tamanho inadequado também pode ocasionar problemas sérios, onde o colete não seja apropriado para o peso do seu filho, fazendo com que ele afunde na água ou então um colete maior que o tamanho dele fazendo que o colete suba demais a superfície e seu filho “escorregue” para dentro do colete e fique com a cabeça submersa correndo o risco de afogame

Criança na praia usando colete5) Atenção à Hidratação

Praia combina com brincadeiras, com gasto de energia. Além disto, o calor do sol faz com que as crianças suem mais fazendo com que percam água com mais rapidez. Muitas vezes a criança está tão empolgada que nem lembra que está com sede ou não quer parar para se hidratar.Cabe então aos pais lembrar de pelo menos a cada meia hora sempre oferecer um líquido para a criança se hidratar. Vale água, suco de frutas, água de coco, frutas e até mesmo gelatinas.

Menino tomando água na praia6)  Leve seu lanche de casa

Assim como a hidratação, a alimentação saudável na praia é muito importante. Na praia geralmente temos a oferta dos mais variados alimentos, e não há garantia da procedência e qualidade dos mesmos. As crianças são ainda mais sensíveis a alimentos estragados ou mal acondicionados. Imagina estragar o passeio devido a uma dor de barriga da criança? Vale a pena organizar o lanchinho em casa e levar para a praia em um recipiente adequado. Além de você levar um lanche saudável e que seu filho goste, você ainda vai economizar.

Criança comendo maça na praia7) Evite o uso do celular

O celular é uma fonte de distração. Hoje as redes sociais roubam boa parte do tempo que deveríamos dedicar aos que estão mais próximos. Além disto, você pode se distrair e perder seu filho de vista.Vai usar o celular na Praia? Então usa só para registrar as fotos e guardar aqueles momentos felizes. Depois guarda o celular na bolsa e se conecte com seus filhos. Boa diversão!

Dicas de Segurança para a Praia Não use celular na praia

 

 

 

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *