Ecobags

A era dos produtos ecológicamente corretos

A produção de itens ecologicamente corretos se mostra uma solução muito eficiente e necessária para um grande problema que vivemos no mundo atual. Eles vieram para substituir os produtos tradicionais que usávamos até então, os quais agridem o meio ambiente, desde o processo de fabricação até o descarte.

Além de serem uma opção sustentável, os produtos ecologicamente corretos são mais econômicos a longo prazo e esteticamente atraentes. Gradualmente, nosso dia a dia começa a ser transformado pela preocupação com o nosso papel na preservação da natureza.

A legislação que proíbe o uso de canudos plásticos e a distribuição gratuita nos supermercados de sacolas feitas do mesmo material são exemplos deste movimento. Quer ficar por dentro deste assunto? Continue lendo este artigo.

O começo do problema

Experimente perguntar para as pessoas mais velhas sobre seus hábitos há 50 ou 60 anos. Elas provavelmente dirão que tudo era mais difícil, que o acesso a determinados produtos era mais restrito e que os alimentos eram vendidos a granel em pequenos comércios ou estavam disponíveis em feiras livres nas redondezas.

A mudança no padrão de consumo começa no Brasil a partir da década de 1960. As indústrias se modernizaram e surgiram os supermercados, vendendo diferentes produtos.

Para seu melhor transporte e conservação, eles passaram a vir embalados em materiais plásticos feitos especialmente para esta função. Assim, eram descartados imediatamente após o consumo do alimento.

Paralelamente, a maior parte da população começou a poder comprar mais móveis e eletrodomésticos. Mas quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. Já ouviu os mais velhos dizerem que os produtos de hoje não possuem a mesma qualidade dos de antes?

Eles estão corretos. Os materiais utilizados na fabricação são mais frágeis, tornando estes itens mais propensos a quebrar com o passar do tempo. Outro aspecto é que o avanço da tecnologia faz com que um modelo mais antigo rapidamente se torne obsoleto.

Estas características obrigam o consumidor a trocar estes bens com mais frequência. Consequentemente, o ritmo de descarte de objetos é cada vez mais acelerado.

Este comportamento de consumo é um dos fatores que deram origem aos problemas ambientais que vivemos hoje. A quantidade de lixo gerada, aliada à falta de saneamento básico e de políticas de reciclagem, tem sujado rios, mares e ameaçado a vida de milhares de espécies animais.

Você deve estar se perguntando o que podemos fazer frente a esta situação. A resposta é simples: consumir preferencialmente produtos ecologicamente corretos.

A solução para os descartáveis

Quando jogamos algo no lixo, nem sempre lembramos de que, apesar de aquele item não estar mais ao alcance dos olhos, ele não desaparecerá do planeta com a mesma rapidez.

Veja o tempo de degradação de alguns materiais de acordo com especialistas:

  • Plástico: 450 anos;

  • Papel: 3 a 6 meses;

  • Metal: Mais de 100 anos;

  • Vidro: no mínimo 4 mil anos.

Isso quer dizer que o que é descartado hoje poderá ameaçar a qualidade de vida de incontáveis gerações futuras. E definitivamente esta não pode ser a nossa herança! Portanto, é urgente começar a substituir os descartáveis por produtos com maior resistência e sustentáveis.

Em linhas gerais, os produtos ecologicamente corretos são feitos a partir de versões sustentáveis de materiais tradicionais, como o plástico. Algumas modalidades são:

  • Plástico biodegradável (compostável)

Feito a partir de ácido lático obtido da fermentação de alimentos abundantes em amido, como mandioca, milho e beterraba.

  • Plástico verde

Este tipo de plástico é feito com o álcool da cana-de-açúcar, o etanol. Assim como o plástico biodegradável, por ser feito de vegetais, ele é ecofriendly.

Destacamos que a principal característica de produtos ecologicamente corretos é a utilização de matérias-primas recicláveis e/ou renováveis em sua fabricação.

Por esta razão, caso alguém queira se desfazer deste objeto, ele poderá ser reaproveitado na fabricação de outros produtos ou entrará em degradação rapidamente, sem agredir o meio ambiente.

Por outro lado, é clara a economia que estes produtos proporcionam ao consumidor. Na compra de um deles, adquire-se um item que pode ser reutilizado diversas vezes – ao invés de precisar comprá-lo sempre quando precisar – e que é mais resistente dos que os descartáveis.

Pense em um exemplo simples: garrafas plásticas de água 560 ml. Os médicos recomendam a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia. Assim, cada ser humano usaria aproximadamente 4 garrafas diariamente.

Se considerarmos que algumas estações do ano apresentam altas temperaturas, este número aumenta para 5 ou 6 garrafas diárias. Em uma semana, já teríamos 42 garrafas. Todo este volume de consumo pode ser reduzido a apenas 1 garrafa ecofriendly.

São diversos os segmentos que adotaram medidas pró meio ambiente e estão investindo em soluções a favor da natureza, como o de acessórios, de vestuário, o alimentício, entre outros. É importante frisar que os produtos são tão úteis como os tradicionais e tornam a rotina mais prática.

Já imaginou poder manter as facilidades que tem atualmente sem que, para isso, você precise agredir o meio ambiente? Esta é a proposta da utilização de produtos ecofriendly. Ficou interessado na ideia? Descubra agora exemplos de itens que você já pode começar a inserir no seu dia-a-dia.

Quais são os produtos ecologicamente corretos na atualidade?

Absorventes de panoe canudos reutilizáveis
Foto: https://www.instagram.com/_laciclica/?hl=pt-br

Aqui temos uma lista de produtos ecologicamente corretos disponíveis no mercado. Com preços acessíveis, eles são um ótimo investimento financeiro e um exemplo de como é possível consumir com consciência ambiental. Conheça agora alguns deles:

  • Ecobag

Provavelmente é o primeiro item que vem à mente quando pensamos em soluções sustentáveis. Geralmente feitas de algodão 100% cru, elas são resistentes e geralmente aguentam mais peso do que uma sacola plástica comum.

Alguns estudos apontam que o tempo de uso de uma ecobag é de aproximadamente cinco anos e ela substitui em média 1000 sacolas plásticas que seriam utilizadas neste período.

Levando em consideração que a média de preços de sacolas descartáveis nas capitais brasileiras é de R$ 0,08, coloque na ponta do lápis o quanto será economizado e que pode ser gasto em outros produtos e serviços.

No seu tempo de uso, ela pode ser lavada como uma roupa comum, sem prejuízos para seu material.

Além dos benefícios econômicos, elas também são super fáceis de serem personalizadas. Você pode encontrar diversos modelos, tamanhos e estampas. E o melhor: é possível personalizá-la usando tinta de serigrafia ou de tecido.

  • Canudo reutilizável

Com a proibição do uso de canudos plásticos, outras alternativas surgiram para suprir a necessidade de beber com segurança em lugares públicos como restaurantes e lanchonetes.

A melhor opção são os canudos reutilizáveis. Geralmente feitos em aço inox – o que lhes confere boa durabilidade, eles são eficientes em sua função.

No mercado, é possível comprá-lo por unidade ou em um kit com 3 ou 4 tipos de canudos, com diferentes larguras, cores e formatos.

Ao adquirir o seu canudo reutilizável, o cliente costuma ganhar também uma escova de higienização própria, que pode ser deixada na bolsa e levada para onde ele quiser. Logo que usar o canudo, basta introduzi-la em seu interior para fazer a limpeza.

No mercado, também é possível encontrar versões de canudos de papel que são biodegradáveis. Apesar de serem ecologicamente corretos, o seu uso e descarte gera um volume de lixo desnecessário e que pode ser evitado com a versão reutilizável.

  • Garrafa de água

Como já adiantamos em um exemplo anterior, as garrafas de água ecologicamente corretas são um dos produtos mais populares deste segmento. Geralmente comportam 500 ml e são feitas de material leve, facilitando o cotidiano de quem passa o dia fora.

Outro aspecto interessante é a sua higienização. Não há perigo de o material pegar o cheiro ou sabor de alimentos que porventura estiverem próximos e a garrafa também pode ser limpa com detergente comum para louças.

  • Copo

Para aqueles que desejam um utensílio mais versátil do que uma garrafa, o copo ecofriendly é a nossa recomendação. Geralmente são feitos de silicone e servem para a ingestão de diferentes líquidos, frios ou quentes.

Alguns modelos também são acompanhados por uma tampa, o que possibilita o transporte de conteúdo sem perigo de sujar bolsa e mochilas.

Assim como no caso dos canudos, há uma versão de copos ecologicamente corretos feitos de madeira de reflorestamento ou de papel e que são biodegradáveis.

  • Higiene

Outra área que consome bastantes descartáveis é a de higienização. A quantidade de lixo gerado, principalmente com o uso do plástico, é enorme, o que contribui para a poluição do meio ambiente.

A boa notícia é que agora podemos manter estas facilidades na hora da limpeza individual sem agredir a natureza.

O plástico até então usado está sendo substituído por matérias-primas biodegradáveis, oriundas principalmente de derivados da celulose. A partir delas são fabricados fraldas, absorventes, guardanapos e lenços umedecidos.

  • Absorventes ecológicos

Os absorventes ecológicos, são uma opção para substituir os absorventes comuns, é impossível não  pensar em quantos absorventes são usados e descartados de forma incorreta no meio ambiente, os absorventes demoram cerca de 150 anos para se decompor, por tanto é importante repensar também nessa mudança de hábito, existem inúmeras opções que podem substituir os absorventes comuns por uma alternativa mais ecológica.

  • Vestuário

Com o avanço da tecnologia, o nosso guarda roupa também pode contribuir para a preservação ambiental. Atualmente, há diversas empresas do ramo que trabalham com materiais orgânicos, como algodão e seda, e reciclados, como fibra de poliéster; dentre outros.

Elas também se denominam veganas, já que não usam nada de origem animal ou que os utilizam para testes. A boa notícia é que estas roupas são de ótima qualidade, confortáveis e duráveis, desde que bem manuseadas e cuidadas.

Por fim, é interessante destacar que este processo estimula uma economia sustentável, apoiando cooperativas e negócios familiares que trabalham com produtos artesanais.

Você já conhecia todos estes produtos? Ficou curioso para saber como pode adquirir o seu? Conheça agora alguns locais que já fabricam e comercializam produtos ecologicamente corretos.

Onde encontrar estes produtos?

No Brasil existem diversas empresas que se preocupam com o meio ambiente e trabalham com soluções de qualidade e sustentáveis. Elas possuem lojas físicas e/ou virtuais, o que permite que mais pessoas tenham acesso aos produtos.

Para dar aquela força na mudança para uma rotina ecofriendly, selecionamos alguns lugares em que você encontra itens úteis, de qualidade e que contribuem para a preservação do planeta.

  • Redes de supermercados

Até mesmo por conta da legislação que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas, muitos supermercados desenvolveram uma linha própria de ecobags.

Geralmente elas ficam nos arredores do caixa, já para facilitar a sua compra e utilização. O seu preço é variável, mas costuma ser acessível, girando entre 3 e 10,00, dependendo do tamanho da bolsa.

  • Restaurantes vegetarianos e veganos

Já criados com uma pegada ecológica, os restaurantes que não possuem no cardápio pratos com carne e/ou outros alimentos de origem animal também costumam disponibilizar outros itens ecologicamente corretos.

Passe em uma unidade e pergunte sobre os canudos reutilizáveis e guardanapos biodegradáveis.

  • Empresas de cosméticos e de produtos para casa

Produtos de higiene e utensílios pessoais que respeitam o meio ambiente já podem ser adquiridos facilmente por qualquer um de nós. Inclusive, marcas muito conhecidas e tradicionais têm tido cada vez mais preocupação quanto a isso.

Há uma variedade de opções, desde produtos para cabelos e cuidado com a pele, no caso dos cosméticos a garrafas, copos, marmitas e tigelas para casa. Vale a pena conferir catálogos e gôndolas e mostrar seu incentivo para que este tipo de produção seja ampliado cada vez mais.

  • Loja de artigos para praia

É possível passear e curtir o que há de melhor na natureza com vestimentas ecologicamente corretas e super confortáveis.

Na UV.action, você encontra roupas infantis, masculinas e femininas com proteção UV (ultravioleta). O material usado na fabricação das roupas faz com que sejam eternas, ou seja, durem por toda a vida, sem a necessidade de que você precise ficar comprando outros trajes.

Ou seja, você colabora com o meio ambiente à medida que evita o descarte do material. Isso sem contar a vantagem de não precisar fazer uso do protetor solar nas áreas cobertas pelas roupas com proteção UV.

Agora que você já sabe a importância de praticarmos um consumo consciente e sustentável, é hora de refletir sobre os hábitos e objetos que podem ser transformados em sua rotina.

Além disso, eles são uma ótima sugestão para presentear amigos e familiares com algo útil, bonito e que divulgue a importância do mercado ecofriendly. Que tal introduzir os produtos ecologicamente corretos no seu dia-a-dia?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *