2 pessoas na praia de braços abertos

Camisa UV : proteção, vitamina D e vários benefícios!

Desde a última década sabemos que a Vitamina D não é importante apenas para a saúde dos ossos, ela também desempenha um papel fundamental na luta contra o câncer e na manutenção de um sistema imunológico saudável. Neste post, vamos explicar como o uso de uma Camisa UV pode lhe ajudar a receber a quantidade certa de sol e obter a vitamina D que você precisa sem sofrer com os efeitos nocivos do sol. Pode até parecer um contrassenso mas uma Camisa UV realmente pode ajudá-lo a conseguir a quantidade adequada de vitamina D (a Vitamina do Sol).

Antes de tudo, é importante entender que a Vitamida D é mais um hormônio do que como uma vitamina. E é um hormônio tão poderoso quanto a testosterona, o estrogênio e o cortisol.

sol com o nome Vitamina D
A Vitamina D é muito importante

Outro fato importante a considerar é que existe uma deficiência mundial de vitamina D. Segundo o Dr. Michal Melamed, professor da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, 70% de todas as crianças americanas não recebem a quantidade suficiente de vitamina D. Já o Dr. Michael Holick, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, partiu em uma cruzada para alertar as pessoas sobre os perigos dos baixos níveis de vitamina D. Ele relata que a grande maioria dos americanos é deficiente em vitamina D e este problema se estende por todo mundo ocidental.

Os seres humanos foram projetados para obter a maior parte da sua vitamina D através do sol, e é importante saber disto para entender porque existe uma deficiência tão alarmante de vitamina D. Quando a radiação UV-B atinge a pele humana, ela interage com o 7-desidrocolesterol (um derivado do colesterol) para produzir a vitamina D. Uma vez produzida, ela pode ser armazenada no corpo para ser usada conforme necessário.

2 pessoas na praia de braços abertos
Abra os braços para o Sol

Ao contrário dos nossos ancestrais, atualmente as pessoas passam muito tempo dentro de casa, do carro, do shopping… Além disso, quando as pessoas saem e se expõe ao sol, elas tendem a aplicar filtro solar, o que bloqueia a interação do raio UV-B com o 7-desidrocolesterol na pele. E embora aplicar protetor solar pode proteger as pessoas do câncer de pele, ele também bloqueia a produção de vitamina D.

Então, se você deseja obter a quantidade adequada de vitamina D, precisar se expor ao sol algumas vezes por semana e deixar que a luz do sol atinja a sua pele. No entanto, existem algumas ressalvas importantes em relação a isso:

– Primeiro, você só deve expor sua pele por 5 a 30 minutos, dependendo da sensibilidade da sua pele em relação ao sol. Se sua pele é clara, você deve expor sua pele ao sol por menos tempo de quem tem a pele mais escura. A dica é mais ou menos a seguinte: Você deve expor sua pele por cerca de metade do tempo necessário para sua pele começar a bronzear/escurecer.

– Segundo, para que isso funcione, você precisa expor sua pele quando o sol estiver pelo menos trinta graus acima do horizonte. Então, tente estar fora dentro de duas horas do meio-dia solar. Se o sol ainda estiver baixo no céu, os raios UV-B estarão bloqueados e você não será capaz de produzir vitamina D. Observe que são os raios UV-B (não os raios UV-A) que interagem com a pele para produzir vitamina. D. No entanto, os raios UV-A estão presentes em todas as horas do dia enquanto tiver a luz do sol (isto acontece porque os raios UVA atingem a Terra mesmo em um dia nublado ou quando o sol já está baixo), e estes raios atingem a sua pele e causam danos que se acumulam e se estendem ao longo de toda sua vida .

Desenho pessoa recendo os raios UV
É preciso levar os raios do sol direto na sua pele

 

Desenho da pessoa na Praia
Com o Sol encoberto você não produz Vitamina D

    A Camisa UV ou um chapéu com proteção solar pode ser seu aliado na busca por conseguir os níveis adequados de Vitamina D. Vejamos: quando você sair para se expor ao Sol, faça isto com boa parte do seu corpo descoberta (braços, pernas e rosto por exemplo), mas leve com você sua Camisa UV e seu chapéu.

Dependendo do seu tipo de pele, fique exposta o tempo recomendado para obter a Vitamina D (este tempo pode variar de 5 a 30 minutos), assim que você cumprir este tempo, e para evitar uma exposição adicional ao sol, chegou a hora de se proteger para que os Raios UVB e UVA não comecem a causar danos a sua pele, e aí BINGO, é só vestir a sua Camisa UV e o seu chapéu e você estará protegido. Proteção Solar garantida e Vitamina D abastecida.

Veja que no caso acima a Camisa UV pode lhe ajudar a bloquear os raios solares perigosos, mas também facilita sua vida ao permitir que você obtenha sol suficiente para armazenar alguma vitamina D!

Podemos replicar a situação acima em ocasiões como quando você sai para uma caminhada, uma corrida, uma pedalada, ou até mesmo na hora do seu almoço. Imagine sair do escritório depois da refeição para uma caminhada ao ar livre e depois do tempo necessário para obter a Vitamina D é só colocar o chapéu e a Camisa UV. Reforço aqui a necessidade de se proteger dos Raios UVA se o Sol não tiver lhe atingindo diretamente, afinal não existe benefícios a saúde a incidência dos Raios UVA.

Homem na praia com Camisa UV

Fazemos esta sugestão com a Camisa UV porque uma roupa com proteção solar é muito mais eficiente que o protetor solar em relação a proteção (afinal a Camisa UV bloqueia igualmente os Raios UVB e UVA), e muito mais prática em relação a aplicação. Imagine a mesma situação acima com o protetor solar. Seria muito mais complicado passar o protetor, depois remover, daí aplicar novamente.

Para informações específicas sobre o papel crítico da vitamina D na sua saúde, consulte nosso outro post “Equilibrando a necessidade de vitamina D com a obtenção de radiação UV em excesso”. Este post também lista os alimentos que você pode comer para suplementar seus níveis de vitamina D.

Por favor, note que é quase impossível para alguém obter vitamina D suficiente apenas a partir da dieta. Os seres humanos são projetados para obter a maior parte da vitamina D a partir da interação do sol com sua pele. Agora você precisa ter muito cuidado para não se expor ao sol além do necessário e aumentar o seu risco de desenvolver câncer e sofre com o envelhecimento precoce. A busca pela Vitamina D exige um comportamento equilibrado, e isto se torna muito mais fácil com a ajuda de uma Camisa UV e um Chapéu.

Para mais artigos, não se esqueça de se inscrever em nosso boletim informativo.

Após poucos minutos use sua Camisa UV para se proteger

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *