Camisa UV X Protetor solar: diferenças, vantagens e desvantagens

O sol é um elemento muito importante para nossa vida, sendo essencial para a saúde humana. Estudos comprovam que a falta de exposição aos raios solares mata mais do que o tabagismo.

Porém, dependendo da forma como nos expomos a ele, este astro pode se tornar um grande vilão. Por isso é importante sabermos nos proteger corretamente, o que costuma ser feito de diversas maneiras, sendo o protetor solar e o uso das roupas com proteção UV as mais comuns.

Neste post, vamos falar sobre estes dois tipos de proteção dos raios solares. Conheça suas vantagens, desvantagens e muitas outras informações importantes. Sua pele vai agradecer!

Por que o sol é tão importante para a nossa saúde?

 

sol com o nome Vitamina D

A Vitamina D é muito importante

São muitas as razões pelas quais os raios solares são necessários para a saúde humana. Veja algumas delas:

  • Eles ajudam na produção de vitamina D, que contribui para aumentar os níveis de cálcio no organismo, fortalecendo ossos e articulações. Também colaboram para prevenir várias doenças e auxiliam na regulação da imunidade.
  • Proporcionam a diminuição das doenças cardiovasculares.
  • Oferecem melhoria na qualidade do sono.
  • Possibilitam uma melhoria no sistema imunológico, no humor e no bem-estar.
  • Ajudam na diminuição das dores crônicas.
  • Reduzem as chances de aparecimento e desenvolvimento de miopia em crianças.

Os raios de sol são todos iguais?

 

Raios UVA e UVB atingindo a Pele

 

Não. Existem três tipos de raio ultravioleta: UVA ,UVB e UVC.

O UVA é poderoso, conseguindo alcançar nosso corpo mesmo em dias nublados. O UVB é intermediário, não possuindo uma frequência tão alta, mas sendo o único capaz de produzir vitamina D no nosso corpo. O UVC possui uma frequência muito baixa e não consegue ultrapassar a camada de ozônio.

Agora que você já conhece um pouco sobre os tipos, vamos te mostrar as consequências da exposição ao sol em excesso e sem a proteção adequada:

  • Envelhecimento precoce.
  • Câncer de pele.
  • Problemas de visão.
  • Melasmas.
  • Queimaduras.
  • Acne.
  • Herpes.
  • Outras.

Para que o sol não torne um vilão em nossas vidas, ele deve ser usado de forma correta e com a proteção necessária.

Por isso vamos falar dos dois tipos principais tipos de proteção para você usar durante seus passeios ao ar livre e as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma.

O protetor solar

 

 

mão aplicando protetor solar na filha

Proteção Solar nunca é demais

Umas das formas de proteção mais comuns e recomendadas pelos médicos. Serve para proteger a pele dos raios ultravioleta que podem entrar em contato com ela e causar alguns danos.

Os protetores solares são aplicados diretamente sobre a pele e suas formas mais comuns são como creme e spray. Eles possuem diferentes fatores de proteção (FPS), os quais são indicados de acordo com a cor da pele de quem usa.

Os fatores variam entre 6 e 60, sendo os números 6 a 15 com quase nenhuma proteção, 20 a 30 para peles negras e morenas e 30 a 60 para pessoas com pele clara.

Existem fórmulas diferentes para crianças, adultos, rosto, corpo e tipo de pele. Escolha um que atenda melhor ao seu perfil para garantir a eficácia da ação do produto.

Alguns filtros prometem proteção apenas para os raios UVB, enquanto outros para raios UVA. Há também modelos que prometem proteção para ambos os raios UV, mas muitas vezes não em níveis iguais.

Os produtos contra raios UVB são mais indicados para proteger contra queimaduras solares e os com proteção contra os raios UVA são ideais para evitar envelhecimento precoce e doenças de pele.

Se você escolher um produto que contenha proteção contra ambos os raios, ela será mais completa.

Desvantagens do protetor solar

  • Alguns protetores não são muito emolientes e dão bastante trabalho para aplicar na pele.
  • Eles podem também não ser absorvidos com facilidade pela pele. Então, para usar no dia a dia, pode não ser muito legal. Imagine sair por aí com a pele branca nas ruas?
  • Algumas marcas podem manchar a roupa.
  • Pode ser que você tenha que ficar reaplicando ao longo do dia, principalmente se fizer contato com água.
  • Algumas marcas podem alterar os hormônios e fazer você engordar.
  • Não deve ser usado em crianças com menos de seis meses.
  • Algumas pessoas desenvolvem alergia ao produto.

Para evitar problemas como os relatados acima, é fundamental prestar atenção ao rótulo e ler as informações contidas na embalagem.

Roupas com proteção UV

 

 

Fora do país elas não são novidades e aqui no Brasil as pessoas estão fazendo cada vez mais uso de roupas com proteção UV. Os tecidos que possuem essa proteção conseguem bloquear os raios UV, impedindo que eles entrem em contato com a sua pele.

As roupas com esta proteção são recomendadas para pessoas que fazem exposição ao sol na prática de exercícios, passeios ao ar livre e também para aquelas que trabalham debaixo do sol o dia todo.

Como esses tecidos são fabricados?

 

Os tecidos comuns não possuem capacidade de bloquear os raios solares ultravioleta, que acabam ultrapassando o tecido e entrando em contato com a pele, principalmente quando a malha é mais fina.

Aqueles que contam com esta proteção têm a capacidade de bloquear esses raios solares, antes que eles atinjam a pele. Para isso, os tecidos são fabricados com fios especiais à base de dióxido de titânio.

Em outros casos, recebem um aditivo fotoprotetor que é agregado depois de concluída a produção.

Uma roupa de tecido convencional tem a FPU (Fator de Proteção Ultravioleta) de até 5 enquanto roupas com tecidos com proteção UV, como as da UV.action, por exemplo, conseguem oferecer FPU de até 50! Isso significa até 97% mais proteção!

Vantagens das roupas com proteção UV

  • Assim que você coloca a roupa, já está protegida, não precisa esperar para sair ao sol.
  • Enquanto você estiver com a roupa, estará protegido. Não é preciso se preocupar em fazer várias aplicações durante a exposição.
  • As roupas com proteção UV não liberam nenhum produto químico na pele.
  • Elas podem ser usadas por pessoas de todas as idades e que tenham alergia ao protetor solar.
  • A proteção é completa: elas filtram da mesma forma raios UVA e UVB.
  • Esta proteção não é perdida depois das lavagens.

Você já deve ter percebido que as roupas com proteção são uma excelente alternativa, não é? Porém é preciso ter cuidado com relação à escolha da marca.

Isso porque algumas empresas costumam a divulgar roupas com fatores de proteção UV não cerificados, que não possuem a proteção necessária, o que pode ser um grande risco para o consumidor. Escolha uma marca de confiança! Só assim seus produtos realmente oferecerão a proteção UV de que precisa.

No site da UV.Action você encontras lindas peças com variedades para toda família, todas com proteção UV comprovada. Esta é uma marca de confiança e que possui certificação da ARPANSA.

São itens como chapéus, maiôs, biquínis, bonés, viseiras, entre outras opções, com a segurança de que você e sua família precisam.

Não perca esta a oportunidade e dê uma passadinha por lá para conferir as coleções! Você irá se apaixonar! Ah, e não se esqueça de usar protetor solar nas partes onde as roupas não cobrem.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *