Chapada Diamantina Com Crianças | Roteiro De Cinco Dias

A Chapada Diamantina se encontra no centro do estado da Bahia. Ela é protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, por onde passam os rios das bacias desde Paraguaçu, Jacuípe e até o Rio de Contas.

Neste paraíso, podemos encontrar lindas cachoeiras que formam aguas transparentes, como piscinas naturais. Nesta maravilhosa região, estão situadas algumas das maiores altitudes do Brasil: o Pico das Almas, o Pico do Itobira e o Pico do Barbado.

Fizemos um roteiro de 5 dias com os melhores lugares e dicas para que você possa aproveitar o máximo possível este paraíso! E aí? Bora viajar?

Dia 1 – Cachoeira do Mosquito e Rio Mucugezinho e Poço do Diabo

Manhã: Cachoeira do Mosquito

 

A Cachoeira do Mosquito é um maravilhoso programa que pode ser feito por pessoas de todas as idades. Para chegar lá, é necessário que você e seus companheiros façam uma trilha que os levarão direto a ela.

É importante que saiba, caso esteja levando crianças, que a trilha poderá durar de 20 a 30 minutos. Localizada na Fazenda Santo Antônio, a cachoeira se situa perto da cidade de Lençóis. Caso se hospede nesta cidade, você deve pegar a BA-144 e, em seguida, a BA-242 sentido Salvador. A estrada tem um tráfego muito intenso de caminhões pesados. Tenha paciência.

A Cachoeira do Mosquito é incrivelmente maravilhosa! As pedras são ótimas para um bom banho e um bom descanso!

Tarde: Rio Mucugezinho e Poço do Diabo

 

O Rio Mucugezinho se destaca por conta do Poço e da Cachoeira do Diabo. Além de ter um acesso fácil, o Poço é uma excelente escolha para os visitantes que gostam de curtir a paisagem e têm pouco tempo para isso.

Ele possui também uma infraestrutura que conta com lojinha, banheiro e até um lugar onde se possa lanchar! É perfeito para quem está acompanhado por criança.

Para chegar à Cachoeira do Diabo e ao Poço é necessário fazer uma trilha rápida. Com aproximadamente 30 minutos, você e seus companheiros conseguirão usufruir da maravilhosa queda d’água com pelo menos vinte metros de altura.

O Rio Mucugezinho possui uma das mais belas paisagens da região. Com a coragem necessária, você pode desfrutar do poço, com temperaturas ousadamente frias, o que torna os passeios da Chapada Diamantina ainda mais interessantes.

Dia 2 –  Ribeirão do Meio e Morro do Pai Inácio

Manhã: Ribeirão do Meio

 

Esse é outro maravilhoso atrativo do lugar. O chamado Ribeirão do Meio é ponto turístico que pede intimação de visitas. Você realmente não pode passar pela Chapada Diamantina sem conhecê-lo.

Sua localização é a, pelo menos, 3,5 quilômetros do centro de Lençóis, fazendo com que a trilha para chegar seja um pouco mais extensa, alcançando em torno de 45 minutos de caminhada.

Apesar de ser um caminho mais longo, a diversão para a criançada e para os adultos é garantida! Entre todas as atrações, a maior é o Tobogã de Pedra natural. O mesmo cai direto em águas refrescantes e claras.

Considerando que há papais e mamães que levam seus pequenos, é importante lembrar que é necessário ter cuidado em ambiente específicos da trilha, onde podem ser encontradas as pedras. 

Durante todo roteiro é importante estar atento aos cuidados com a pele, o contato intenso com a natureza e a excessiva exposição ao sol pode trazer danos prolongados a sua saúde. Por isso, é importante estar sempre hidratado e usar roupas com proteção solar adequada.

 

Tarde: Morro do Pai Inácio

 

No período da tarde, vamos propor que você conheça o deslumbrante Morro do Pai Inácio, que se irradia pela região da Chapada. A trilha para chegar  pode exigir um pouco mais de disposição e fôlego, pois são cerca de 500 metros de subida para chegar ao topo.

A fim de melhor aproveitar a vista e o momento, é importante que você faça algumas paradas para aproveitar os Três Irmãos e também os morros do Camelo. Quando chegar ao topo, você se deparará com uma das mais belas vistas da Chapada!

Devido a sua altura, o horário ideal para aproveitar a vista é próximo ao pôr do sol (cerca de 17h). Por isso, fique atento às previsões do tempo antes de visitar o Morro do Pai Inácio.

Dependendo do tempo, o vento pode se tornar um problema, sendo difícil de aguentar. Caso ainda persista em ir com o tempo mais frio, é importante que se previna e use um casaco extra para que possa curtir o entardecer com todo o conforto.

Veja algumas informações importantes:

  • Localizado a 26 km de Lençóis;
  • Tempo total: entre 1h e 1h30. Para viagens por conta própria, o viajante poderá aproveitar mais o seu tempo, pois não fará as programações do grupo com um tempo tão abrangente.
  • O horário limite para trilha é de 17h e não será permitido acesso a ela durante a noite;
  • Não há necessidade de um guia para realizar os passeios, mas recomendamos que você contrate. A presença dele aumenta a sua segurança e enriquece a viagem.
  • Recomendamos que você se hospede em Lençóis, pois é a cidade mais próxima, o que lhe assegurará mais conforto.

Dia 3 – Serrano, Cachoeira da Primavera, São de Areias Coloridas e Gruta da Pratinha

Manhã: Serrano, Cachoeira da Primavera, São de Areias Coloridas

 

 O Parque Municipal do Serrano é considerado um dos lugares mais visitados da chapada e conhecido por concentrar diversas atrações belíssimas, como, por exemplo, as piscinas naturais, o Salão de Areias Coloridas, as cachoeiras Primavera, o Poço Halley e até um mirante!

Para chegar ao Parque, é necessária uma caminhada de aproximadamente 15 ou 20 minutos a partir da cidade de Lençóis.

A primeira beleza natural que você há de encontrar quando chegar, serão os Caldeirões. É um local onde foi descoberto o primeiro diamante da cidade. As piscinas do Serrano são naturais e suas formações são de pedra, podendo atingir até quatro metros de profundidade.

A água, limpa e escura, é perfeita para que você possa relaxar e se refrescar. A sua famosa beleza serviu de cenário para diversas novelas e filmes ao longo dos anos.

Ainda pela manhã, aconselhamos que você visite a Cachoeira da Primavera. Ela proporciona uma experiência incrível, com acesso ao mirante, onde é possível contemplar uma visão deslumbrante, da cidade de Lençóis.

É importante salientar que a Cachoeira da Primavera dá acesso a aglomerados de areia que vão permitir que você faça outros passeios maravilhosos.

Continuando seu trajeto, você encontrará gigantescas rochas em formato de túneis e arenitos (rocha sedimentar gerada da compactação de um material) em decomposição.

Sua expedição ficará ainda mais interessante quando você perceber as diferentes tonalidades de areias que são espalhadas pelo chão do local. São variadas cores: vermelha, verde, rosa, branca, amarela e lilás.

Tarde: Gruta da Pratinha

 

Em nossa belíssima Chapada Diamantina, há um paraíso de águas cristalinas chamado Pratinha. Nesta pequena gruta, é possível se divertir nadando com os peixes e tartarugas. Na gruta localizada dentro da Fazenda Pratinha, você pode encontrar também o Lago da Pratinha e a Gruta Azul.

Ao fazer seu passeio na Fazenda Pratinha, você também poderá conhecer a Gruta Azul. Esta é uma das grandes vantagens de quem visita o local: aproveitar ambas as atrações de uma só vez só! E é por este motivo que colocamos esse local no roteiro para chapada da diamantina. Pois você poderá aproveitar o resto do seu dia num lugar maravilhoso!

É importante saber que ambas são localizadas em propriedade particular. O lugar oferece uma boa infraestrutura que, além de ser segura, possui restaurante, banheiros e variadas outras atividades para manter os turistas entretidos com diversões.

Caso você não leve câmera, é possível contratar um fotógrafo para fazer suas próprias fotos sob as maravilhosas águas azuis do Rio Pratinha.

Além deste Lago, você pode também fazer algumas atividades extras. Isso inclui a tirolesa e flutuações. Para fazer as flutuações, é necessário ir até interior da Gruta da Pratinha a nado. Sim, para preservação do local, não é permitido que você pise no mesmo.

Para adentrar e se divertir, você estará adequadamente equipado se usar colete salva vidas, snorkel e pé de pato. Deste modo, terá a oportunidade de sentir e verificar as rochas incríveis, os peixinhos, e até mesmo as tartarugas!

Confira outras informações importantes:

 

  • O percurso total é de 4,5 km (incluindo ida e volta);
  • O tempo médio do trajeto é entre 3h e 4h;
  • A trilha é bem fácil. Porém, indicamos que, caso esteja com crianças, tenha um pouco de paciência, pois essa trilha exige alguns exercícios para chegar à Cachoeira da Primavera e também ao Mirante de Lençóis; 
  • Nesta trilha, é muito recomendado que leve um guia. Isso porque as trilhas que conduzem às maravilhosas atrações naturais não dispõem ainda de sinalização. Por isso, para sua segurança, contrate um.

Dia 4 – De Lençóis para a Cidade de Ibicoara, Poço Azul, Cidade de Mucugê e o cemitério Bizantino.

 

Cercada por inúmeras cachoeiras e serras, a Cidade de Ibicoara está localizada ao sul da Chapada Diamantina, com cerca de 1.100 metros de altitude.

O local tem ganhado um espaço exclusivo no mundo dos turistas de todo Brasil, abrigando também a cachoeira do Buração. Temos um destaque para o Parque Municipal do Espalhado, uma unidade de conservação, que se localiza, pelo menos, a 30 km da sua sede.

Além dessas belíssimas vistas, podemos encontrar ainda outras belezas naturais, como a famosa Cachoeira da Fumacinha e a cachoeira do Rio Preto, que atraem os turistas e principalmente os esportistas com sangue aventureiro. Com esse pequeno passeio, é possível se aventurar em esportes como o rapel, o trekking, a escalada e o cascading.

O lugar também é conhecido como um dos melhores locais de produção artesanal de cachaça da região. Sua cultura agrícola o torna ainda mais famoso, merecendo destaque o café biodinâmico e orgânico, reconhecido internacionalmente por sua qualidade.

 A cidade de Ibicoara ainda possui de pinturas rupestres que se seguem nos caminhos, até a sua cidade vizinha. Este é um ótimo lugar para turistas, aventureiros e também estudiosos.

Continuando ainda pelas viagens e aprendizados envolvendo história e cultura, você poderá encontrar o Cemitério Bizantino. Construído em meados do século XIX, o lugar é interessante pela possibilidade de apreciar as silhuetas de suas sepulturas brancas.

Elas costumam ser famosas por se assemelharem a igrejas e capelas em miniaturas e também por seu estrondoso fundo montanhoso que forma um adorno em contraste com as tumbas de cor branca.

O Cemitério começou a ser construído em 1854 pela própria Câmara Municipal. A obra foi concluída em 1886, sendo impulsionada por uma epidemia que assolou a vila na época. Foram muitas mortes e era preciso dispor de mais espaço para oferecer uma morada eterna aos habitantes do local.

Dia 5 – Cachoeira do Buracão

 

Sem nenhuma dúvida, este 5° dia é o melhor passeio que você fará! Uma caminhada facilitada te leva para belos cenários no caminho, como o próprio Rio Manso, Buracãozinho – que é como uma piscina num cânion –  e as cachoeiras das Orquídeas e do Recanto Verde.

Nesta caminhada, você poderá se deparar com um cânion de três metros, onde corre um pequeno rio de águas escuras. E esse rio o leva ao Buração. Aqui você tem duas opções: colocar um colete salva-vidas e começar a nadar (opção mais segura) ou atravessar aos paredões e caminhar agarrado às pedras.

Ambos os desafios são maravilhosos e suas experiências são intensas. Quem os enfrenta é recompensando com grandes aventuras. Convenhamos que nadar próxima à queda, de 85 metros, não é para qualquer um.

 

Hotéis e Pousadas

Por tudo o que já dissemos, você já deve ter percebido que a maior parte das pessoas se hospeda em Lençóis. Essa é uma escolha estratégica, pois a cidade é a mais próxima da Chapada, proporcionando mais conforto a todos.

            De acordo com a classificação do site Tripadvisor, listaremos aqui os 10 melhores hotéis e pousadas do local. Lembramos que a classificação considera as avaliações de quem está visitando ou já visitou os locais.

  • Hotel de Lençóis.
  • Hotel Canto das Águas.
  • Portal Lençóis Hotel.
  • Pousada Hospedagem Flor de Açucena.
  • Don’anna Hostel.
  • Estalagem Alcino.
  • Pousada Luar do Sertão.
  • Pousada Canto do Bosque.
  • Pousada Villa Lagoa das Cores.
  • Pousada Vila Serrano.

E então, gostou de nossas dicas de viagem? A Chapada é um lugar maravilhoso! Não perca essa oportunidade de vivenciar uma das melhores viagens de sua vida.

O que achou do nosso roteiro? Deixe seu comentário!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *