Chapéus, viseiras e bonés na praia: diferenças, vantagens e desvantagens

Vivemos em um país tropical, com altas temperaturas.  Isso faz com que estejamos frequentemente expostos ao sol. Por isso nosso cuidado ao se proteger precisa ser ainda mais intenso, pois podemos ter sérios problemas de saúde a longo e a curto prazo, caso não nos protejamos. Nesse post, falaremos sobre as diversas formas de proteger a cabeça da luz solar. Nosso foco serão os chapéus, as viseiras e os bonés. Conheça as diferenças entre eles e algumas vantagens e desvantagens de cada um, assim como os modelos mais usados.

Chapéus

 Além de proteger do sol e do vento, são sofisticados e estilosos, dando elegância a qualquer visual. São ótimas peças para usar em eventos que aconteçam durante o dia e ao ar livre, sendo úteis até mesmo nos passeios em dias mais frios.

Existem diversos modelos, materiais e estilos; tem para todos os gostos. É recomendado escolher modelos com abas grandes para melhor proteção.

Um dos materiais de fabricação mais usados é a palha, mas não é o mais indicado para dias muito ensolarados, pois os raios de sol conseguem ultrapassá-lo e acabam colocando em risco a proteção da cabeça. Veja alguns modelos mais comuns:

  • Panamá:Chapéus panamá

Um modelo bastante conhecido. Normalmente é feito de palha, mas com pontos mais fechados. Por ser confeccionado com um material leve e fresco, tornando-se um grande aliado na proteção, além de ser uma ótima opção para dar um up no visual.

  • Chapéu Parati:Chapéu parati feminino

Possui abas grandes e copa arredondada. Além de ser muito estiloso, é ótimo para proteção. Possui também uma abertura na parte de trás para passar o pescoço, e a aba fecha com velcro. Modelos com abas maiores protegem mais o rosto, os olhos e os cabelos. Eles podem ser usados tanto em dias mais quentes, como em dias frios.

  • Chapéu cata-ovo:Chapéu cata ovo modelo atacadma

Modelo Ideal para quem prática atividades ao ar livre, ou passa muito tempo exposto aos raios solares, suas abas arredondadas garantem uma proteção maior, e o modelo acrescenta estilo a quem veste. Este modelo possui detalhe na ponta da aba e elástico com regulador no pescoço garantindo um conforto maior a quem usa.

Se você estiver buscando estilo e proteção em uma só peça para seus passeios ao ar livre, o chapéu é uma ótima opção. É só escolher um modelo que mais te agrada e que com combine com você!

Para garantir melhor proteção, escolha sempre aqueles que sejam fabricados em tecidos com proteção UV. Se forem artesanais, opte por aqueles com pontos mais fechados e abas grandes para evitar a penetração do sol.

Bonés

Saiba tudo sobre bonés

O boné por muito tempo dominou apenas o universo masculino, sendo usado pelos homens como um acessório de beleza para agregar no look ou para esconder o cabelo ou algo que incomodasse nele.

Hoje em dia, esta peça já conquistou seu espaço entre as mulheres também. Por elas, ele é mais usado como um item de proteção em passeios ao ar livre e na prática de atividades físicas, como a corrida, por exemplo. Apesar disso, é possível montar excelentes looks com esse acessório também.

Fique por dentro das suas principais vantagens:

  • São compactos, fáceis de transportar e cabem em qualquer cantinho da bolsa ou da mala sem ocupar espaço ou amassar. Nisso, saem em vantagem sobre os chapéus, pois alguns modelos podem amassar e não voltar à forma normal.
  • Ficam seguros na cabeça, ou seja, não irão cair quando você for fazer seus exercícios e atividades. Também podem ser mais indicados que os chapéus, ao quais ficam um pouco mais folgados, dependendo do modelo.
  • Podem ser usados com o cabelo preso, evitando que seu cabelo tenha contato com o suor.
  • Para quem não possui cabelo, são uma ótima opção, pois protegem a cabeça por completo.

 Apesar de suas muitas vantagens, os bonés também podem apresentar algumas limitações. Confira quais são:

  • A aba só protege a visão a parte da frente, especialmente olhos e testa. Se virados para trás, protegerão apenas o pescoço. Modelos com abas de tecido dos lados, as quais cubram as orelhas e o pescoço são uma ótima opção.
  • Não permitem que a cabeça transpire como necessário. Isso é perigoso, pois, se usado por um longo tempo, a pele e o couro cabeludo podem apresentar alergias, por exemplo. Justamente por isso, deve ser usado com moderação.

ViseirasSaiba tudo sobre viseiras

São modelos parecidos com o boné, mas não possuem o topo, aquela parte fechada que recobre a cabeça.  Esse item sempre fez muito sucesso no universo feminino, mas hoje já vem ganhando seu espaço entre os garotos.

Sua principal finalidade é proteger o rosto e também os olhos dos raios solares, tendo seu uso recomendado durante a prática de esportes e de atividades realizadas com exposição ao sol.

Esta peça evita que o suor escorra pelo o rosto, descartando a necessidade de interromper suas atividades para secá-lo a todo o momento. É um item essencial para quem pratica esportes ou atividades ao ar livre.

Podem ser encontradas em modelos e materiais diferentes, que melhor se adequarão a diferentes ocasiões.

Vantagens e Desvantagens

A principal vantagem da viseira é que ela permite a transpiração adequada na cabeça, pois sua passagem de ar diminui a sensação térmica de maior calor, o que trará vantagens para quem a usa.

O lado negativo é que o topo da cabeça não fica totalmente protegido contra os raios solares, o que pode ocasionar queimaduras no couro cabeludo.

Independente do modelo de proteção que você escolher, é importante que ele seja de qualidade e fabricado com um bom material. Também não abra mão de que seu chapéu, boné ou viseira seja fabricado com proteção UV. Só assim você poderá ficar tranquilo, especialmente se pretende garantir que os pequenos estejam bem-cuidados.

Lembrando que só esses itens não são o suficiente para garantir proteção do sol. Eles apenas colaboram para que a área da cabeça seja protegida.

Nas demais áreas, você pode optar por roupas com proteção solar. Elas são fresquinhas e garantem proteção UV sem a necessidade de ficar renovando o uso diversas vezes, como acontece com os protetores em creme ou spray.

Se estiver buscando modelos lindos e práticos de bonés, chapéus ou viseiras, acesse o site  UVAction.   Além de encontrar modelos lindos e de boa qualidade, há opções para toda família! Não deixe de conferir!

1 comentário em “Chapéus, viseiras e bonés na praia: diferenças, vantagens e desvantagens”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *