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Como aproveitar ao máximo as atividades físicas ao ar livre?

Os dias de sol são um convite para sair de casa e curtir o tempo lá fora fazendo atividades relaxantes. Se você passa a semana inteira trabalhando dentro de uma sala fechada, sábado e domingo devem ser dias sagrados para passear por aí.

As atividades físicas são um ótimo exemplo de como aproveitar os momentos ao ar livre. Elas unem diversão, interação com outras pessoas e cuidado com a saúde.

O que não faltam são opções para diferentes rotinas e gostos. Por isso, convidamos você a explorar este assunto e conhecer os benefícios desta prática para o corpo e a mente. Vamos começar?

Por que fazer atividades físicas?

Caminhada
Photo credit: Sesc em São Paulo on VisualHunt / CC BY-NC-ND

Atualmente fala-se muito da importância das atividades físicas para a saúde do ser humano. A cada 10 médicos, 10 recomendam que você pratique algum esporte ou faça alguma atividade aeróbica regularmente, se possível pelo menos três vezes por semana.

Isso porque o homem não foi feito para ser sedentário: foi a vida moderna que trouxe novas tecnologias, como o carro e o elevador, e reduziu a frequência com a qual nos movemos. E, para piorar, passamos a comer alimentos processados, com conservantes e grande concentração de sódio, açúcar e gordura. O preço pago por esta mudança de hábitos foi o aumento de casos de hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.

Começamos então a buscar soluções. Pelo fato de termos uma rotina muito corrida, trabalhando 8 horas por dia, sem contar o tempo gasto por vezes no transporte público e com os afazeres da vida adulta, as academias foram criadas a fim de termos uma opção para nos exercitar.

Antes de ir trabalhar ou no caminho de volta para a casa, há a possibilidade de passar algum tempo nos aparelhos fortalecendo o corpo. Mas será que as atividades físicas ao ar livre são totalmente substituíveis pelos exercícios na academia?

A resposta é não. Isso porque, quando estamos em um ambiente aberto, nós recebemos estímulos que vão além de simplesmente movimentar o corpo. Ficou curioso? Veja alguns exemplos agora.

  • Contato com luz solar

Todos precisamos tomar um pouco de sol e isso não tem nada a ver com ficar bronzeado!

A luz do sol é a maior fonte de vitamina D, que é vital para o corpo, já que mantém o nosso equilíbrio mineral. Ela é responsável por manter a nossa imunidade alta e contribuir para que doenças psico e neurológicas não se desenvolvam.

  • Bom para o corpo, bom para a mente

Falando em doenças psicológicas, as atividades ao ar livre são recomendadas para aqueles que sofrem de transtornos como depressão e ansiedade.

Movimentar-se e estar em um ambiente agradável, como um parque ou uma praça, permite que a autoestima cresça, que pensamentos positivos fluam, além de dar energia e de fazer com que a pessoa volte a interagir socialmente. Isso nem sempre é possível na academia, onde a dinâmica é mais monótona e individual.

  • Xô doenças crônicas

Além da mente, o corpo também agradece e muito as atividades físicas. Elas conseguem ajudar a prevenir o surgimento de doenças, como também controlá-las.

Outro aspecto é que a regularidade de exercícios permite que o corpo melhore seu desempenho cardiovascular, que as vias respiratórias tenham um bom funcionamento e que ossos e músculos fiquem mais fortes.

  • O corpo dos sonhos

Aliada a uma alimentação saudável, a atividade física também é capaz de proporcionar o corpo com as medidas sonhadas. Para quem está acima do peso, é possível diminuir o manequim em alguns números.

Desta forma, movimentar-se ao ar livre é um dos componentes essenciais para conseguir ter uma vida longa, saudável e feliz. Que tal conhecer algumas sugestões para começar uma rotina de exercícios?

Quais as principais atividades físicas ao ar livre?

corrida
Photo credit: Rodrigo Soldon Souza on Visualhunt.com / CC BY-ND

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que pratiquemos ao menos uma hora de atividades físicas ao ar livre todos os dias.

Sabemos que nem sempre é possível passar todo este tempo fora, mas é importante fazer um esforço para ter um momento diário de cuidado com a saúde e o bem-estar.

Conheça agora algumas sugestões de movimentação física simples para praticar no dia-a-dia.

Caminhada

Fácil de ser realizada, a caminhada não exige conhecimentos preliminares para fazê-la. A única recomendação é que, antes de começá-la, você faça alongamentos para otimizar o desempenho físico durante a atividade.

Além disso, é importante carregar consigo uma garrafa de água de 500 ml para hidratar-se regularmente.

Caso você não tenha como separar 60 minutos por dia para fazer caminhada, sugerimos que faça alguns ajustes em sua rotina para incorporar momentos de mais movimentação.

Você pode, por exemplo, descer um ponto antes de seu destino e completar o trajeto a pé, não utilizar o carro para ir a lugares perto de casa, usar escadas ao invés de elevadores, etc.

Corrida

Recomendada para aqueles que sentem que podem fazer mais do que caminhar, a corrida exige uma maior velocidade e esforço físico do corredor, que com isso poderá percorrer um trajeto maior em menos tempo.

Esta atividade permite que praticamente todos os músculos do corpo trabalhem ao mesmo tempo, melhorando o condicionamento físico do indivíduo.

Para que o corredor possa minimizar o impacto de cada passo e os efeitos das do ambiente, há calçados e roupas próprios para corrida, que proporcionam conforto ao praticar a atividade.

Stand up Paddle

Esta prática esportiva é uma ótima sugestão para aqueles que moram em cidades litorâneas e podem curtir as boas vibrações do mar enquanto fazem atividade física.

O Stand up Paddle que, traduzindo do inglês, significa remo em pé é um esporte que exige equilíbrio entre braços, pernas, abdômen e respiração para manter uma pessoa em cima de uma prancha.

Uma vez em pé, ela deve remar para se movimentar, como se estivesse surfando. Desta forma, trabalha fortalecimento físico e permite que o indivíduo possa relaxar e alcançar o equilíbrio entre corpo e mente.

Desde que a pessoa saiba nadar, é uma prática que pode ser feita por todos, sem limitação de idade. Basta vestir-se adequadamente e se divertir!

Ciclismo

A importância da bicicleta como meio de transporte vem sendo muito discutida, possibilitando a criação de uma larga oferta de ciclofaixas nas principais capitais do Brasil e de serviços de aluguel de bike.

Além de poder vivenciar a cidade de uma forma diferente, a prática ainda proporciona o fortalecimento muscular, o bom funcionamento das vias respiratórias e a liberação de serotonina, que é responsável por nos fazer sentir prazer. E não se pode esquecer do uso de roupas e acessórios adequados à pratica desse esporte, como por exemplo o manguito.

Alongamento

O alongamento por si só é uma atividade física importante e sendo feita ao ar livre se torna melhor ainda. Ele é um tipo de exercício que permite deixar o corpo desperto e pronto para praticar uma atividade que demande mais esforço, como também dar energia para começar a rotina.

Natação

É uma das melhores atividades físicas ao ar livre que existem! A natação exige que a pessoa movimente todo o seu corpo e trabalhe a sua respiração em um ambiente que dificulta o aparecimento de lesões.

Para quem não sabe, a respiração tem um papel importante em nosso relaxamento e é por isso que a yoga e outras práticas orientais tanto treinam este aspecto para nos manter equilibrados. A natação traz resultados neste sentido.

Sempre é interessante destacar a importância de procurar auxílio profissional para começar a fazer atividade física. O primeiro passo é consultar um médico clínico geral. Ele pedirá exames de sangue e eletrocardiograma para saber como está a sua saúde e se você está apto a fazer qualquer tipo de exercício.

Dependendo da idade, além das doenças cardiovasculares, outra preocupação são os ossos que, se estiverem desgastados – geralmente com osteoporose -, podem piorar com o esforço muscular.

Neste caso, o médico geralmente recomenda nadar ou fazer alongamentos na água, já que este meio possibilita fazer movimentos sem grande impacto.

Depois do aval médico, o profissional de educação física é a pessoa qualificada para montar um esquema de treino específico para as necessidades de cada usuário e acompanhar o seu rendimento técnico, fazendo ajustes quando necessários.

Por que usar roupas específicas para se exercitar?

roupas adequadas

No geral, as roupas estão ligadas a conceitos como beleza, estilo e status. Entretanto, elas também são sinônimo de bem-estar e proteção. Um exemplo prático é a vestimenta dos bombeiros, projetada para protegê-los no seu trabalho diário.

Ela segue uma série de regulamentações que indicam como deve ser feita e o profissional é obrigado a utilizá-la para não ter sua integridade física ameaçada. No nosso dia-a-dia, as roupas também são desenvolvidas para cuidar do nosso corpo.

Inclusive para fazer atividade física, é preciso vestir-se adequadamente a fim de se proteger e de melhorar o seu desempenho. Um exemplo disso é a necessidade de proteção do sol.

Especialistas apontam que os melhores horários para fazer exercícios ao ar livre são pela manhã – até às 10h – e à tarde, depois das 16h. Estes são os períodos nos quais os raios solares não trazem problemas para a nossa saúde.

Mas o que fazer para se proteger nos outros momentos do dia? Neste caso, a recomendação é utilizar roupas com proteção UV (dos raios ultravioleta).

Este tipo de vestimenta traz mais benefícios do que o uso de filtro solar. Isso porque ela é feita com uma malha especial que protege a pele tanto dos raios UVA como dos raios UVB.

Adotando roupas específicas, é possível reduzir a probabilidade de desenvolver câncer de pele, alergias, queimaduras e manchas. Além disso, elas evitam que a pele envelheça rapidamente.

O mesmo cuidado deve acontecer com aqueles que são adeptos da caminhada e corrida. Os chamados tênis de corrida possuem este nome porque são adaptados para proporcionar uma agradável experiência ao indivíduo.

Uma de suas características principais é o fator amortecimento. As molas postas na sola do calçado permitem que o impacto decorrente do momento em que o pé toca o chão não traga problemas para a coluna do corredor.

Outro ponto é que estes tênis possuem um revestimento de pano que mantém a temperatura interna do calçado agradável.

Também são recomendados a utilização de bonés ou viseiras e também de óculos escuros ao fazer atividades físicas ao ar livre. Com estes cuidados, todos podem aproveitar ainda mais os benefícios dessa prática!

Programas saudáveis que você não pode perder

Atividade física
Photo credit: Prefeitura de Olinda on VisualHunt.com / CC BY

As atividades físicas ao ar livre fazem bem à saúde e são acessíveis a todos, já que não precisamos pagar para fazer uma caminhada pelo bairro ou dar aquele mergulho na praia.

Você pode começar a planejar agora como inseri-las em sua rotina e se irá praticá-las individualmente ou se convidará amigos e familiares para se juntar e escrever um novo capítulo sobre saúde em suas vidas.

Por ser um assunto importante para ter uma vida saudável, vários eventos e programas foram organizados no Brasil para estimular a atividade física entre a população. Vamos conhecer agora algumas destas iniciativas que acontecem pelo país!

  • Dia do desafio

Este evento anual acontece na última quarta-feira de maio e oferece diferentes tipos de atividades ao ar livre para que pessoas que já praticam ou não exercícios físicos. Confira a programação de sua cidade!

  • Dia de bike ao trabalho

Há alguns anos o Brasil passou a realizar o Dia de bike ao trabalho, evento que é realizado nas principais cidades do mundo desde 1956. Neste dia, voluntários tiram dúvidas de pessoas e empresas sobre como adotar a bicicleta como meio de transporte.

Além disso, todos são convidados a deixar o carro em casa e aproveitar os benefícios de andar na magrela.

Ocupação saudável nos parques de São Paulo

Durante o ano inteiro, os parques da cidade de São Paulo recebem uma programação de atividades físicas ao ar livre e que são gratuitas ou de baixo custo. Além de promover os exercícios físicos, elas são uma ótima oportunidade para fazer amigos e se divertir em grupo.

Consulte o site da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente para conferir o calendário de atividades.

Esperamos que você aproveite nossas dicas e separe um tempinho do seu dia para cuidar de sua saúde, aproveitando o que a sua cidade tem para oferecer!

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