emagrecer se divertindo com seu filho

Como emagrecer brincando com seu filho?

Uma das melhores coisas de ser mãe é poder acompanhar cada passo do filho. O aprendizado, as brincadeiras, os tropeços e também os sucessos. Ver seus  filhos crescerem alegres e saudáveis é sinônimo de felicidade para toda mãe.

Acompanhar seu filho em diversas atividades e brincadeiras pode ser, além de prazeroso, muito saudável. Mas por que saudável? Você pode aprender muito com ele, além de fazer atividade física brincando e perder peso! Sim, você pode emagrecer e ao mesmo tempo compartilhar cada momento com seu pequeno!

Para isso separamos algumas brincadeiras que vão deixar seu filho muito feliz e fazer com que você perca muitas calorias.

Pega-pega

 

brinque com seu filho de pega pega

Pega-pega é uma das brincadeiras nas quais você mais vai queimar calorias. O motivo? Você não vai parar. A ideia da brincadeira é bem simples: basta correr atrás do adversário e encostar nele.

Depois de encostar no adversário, é a vez de ele correr atrás e encostar em você. É uma brincadeira simples que as crianças amam. Além disso, uma hora de exercício pode queimar até 400 calorias.

Outros motivos para a brincadeira é que ela vai ajudar a melhorar a coordenação motora de seu filho e também melhorar o sistema cardiovascular de ambos!

Nadar

 

Natação com os filhos

Não existe atividade mais refrescante e prazerosa em um dia com muito sol do que dar um pulo na piscina. As crianças amam passar o tempo na água e ficariam o dia todo se deixassem.

Clique aqui e confira um artigo que preparamos sobre A importância do Sol para as crianças.

Nadar é uma das melhores atividades para desenvolver resistência muscular, o sistema cardiorrespiratório e a coordenação motora.  Além de tudo isso, é uma excelente atividade para emagrecer.

As dicas de brincadeiras podem ser objetivos como chegar a um local da piscina em determinado tempo ou uma disputa para ver quem chega primeiro a um local específico.

Esconde-Esconde

 

pique esconde

Apesar do nome mais popular ser esconde-esconde, essa brincadeira também recebe outros nomes como pique-esconde ou escondidas. Ela consiste em um dos participantes ficar de olhos tapados por um determinado tempo e em um local específico.

Os outros participantes se escondem. Quando finalizar o tempo, quem estava de olhos fechados deve procurar os escondidos e, ao achá-los, deve retornar ao local em que estava de olhos tapados e dizer o nome da pessoa em voz alta.

Quem está escondido tem como objetivo chegar ao local onde ficou o participante com os olhos tapados e dizer o nome em voz alta. Quem atingir o objetivo primeiro, vence! É uma das brincadeiras mais queridas pelas crianças.

Andar de bicicleta

 

andar de bicicleta com as crianças

Os adultos geralmente andam de bicicleta por necessidade ou ainda por esporte. As crianças andam por lazer e muitas delas adoram isso. Andar de bicicleta em família pode fortalecer ainda mais as relações e também melhorar a saúde física como um todo.

Como atividade, é uma das que mais queimam calorias, algo por volta de 500 por hora. É muito interessante para desenvolver os sistemas cardíaco, respiratório e também o muscular.

Rouba Bandeira

 

brincadeira de roubar a bandeira

Também é conhecido como pique bandeira. Como o próprio nome sugere, o objetivo é roubar a bandeira do adversário. Caso não tenha uma bandeira, você pode substituir por outro objeto como uma garrafa, uma vassoura ou qualquer item que encontre e seja fácil pegar.

Para recuperar a sua bandeira, basta encostar nela, mesmo que esteja nas mãos do adversário. A vitória acontece quando o adversário não tem a sua bandeira em mãos e você tem a dele. É uma das brincadeiras que mais estimula a tomada de decisões e ao mesmo tempo queima bastante calorias.

Queimada

 

Brincadeira de queimada

Primeiramente vamos explicar como é a brincadeira. São necessários dois campos de tamanhos similares e os jogadores não podem sair desses campos. Quando estiver em posse da bola o jogador tem que tentar acertar o outro usando-a.

 Se acertar, quem foi atingido perde. Se o jogador segurar a bola sem que ela caia no chão, o jogo continua normalmente.  É uma brincadeira  aconselhável para crianças com mais de 6 anos: assim é possível evitar tombos e possíveis lesões.

O melhor de tudo é que ela também gasta em torno de 400 calorias em uma hora e é excelente para desenvolver a agilidade, as habilidades motoras, o reflexo e a resistência.

Cozinhando

 

Cozinhar com as crianças

A atividade física é uma importante forma de perder calorias diretamente, mas ela pode ser aliada a outro importante fator para a perda de alguns quilos: uma alimentação saudável.

As crianças adoram brincar de casinha e quase a totalidade das meninas ama fingir que está cozinhando. Pensando nisso, você pode fazer comida junto com a sua princesa e desenvolver uma alimentação saudável em seu lar.

É uma forma de ensiná-la a cozinhar, desfrutar de sua companhia e ainda desenvolver um hábito alimentar muito produtivo e importante.

Alguns cuidados importantes

 

Alguns Cuidados importantes

Nas atividades ao ar livre, é importante que você tenha alguns cuidados. Um dos principais é quanto à exposição ao sol. Lembre-se de que os raios ultravioleta são os principais causadores de manchas e doenças de pele.

Há uma imensa variedade não apenas de roupas, mas também de acessórios que, se usados, podem evitar a exposição excessiva da pele ao sol.

Confira alguns produtos que possuem proteção UVA e UVB e ajudam na proteção do seu pequeno, sendo ideais para as brincadeiras em um dia ensolarado.

Outro cuidado muito importante é conhecer qual brincadeira é mais adequada para a faixa etária de seu filho. Caso ele esteja aprendendo a andar, é interessante que você evite brincadeiras que exijam correr bastante. Assim você previne quedas que possam ocasionar machucados, lesões ou fraturas.

E então? Gostou de todas as nossas dicas para perder uns quilos extras e ainda aproveitar com o filho? O tempo passa rápido e é preciso encontrar espaço para se fazer presente na vida das crianças. Por isso não perca a oportunidade de compartilhar momentos em família.

Qual atividade achou mais interessante? E mais divertida? Se conhecer alguma brincadeira que nós não listamos aqui e achar que ela é uma boa opção para as mamães,  deixe em seu comentário!

2 thoughts on “Como emagrecer brincando com seu filho?”

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *