Descubra como cuidar de biquínis e roupas de banho

O estilo e a beleza são as principais questões que as pessoas levam em consideração na hora de comprar maiôs, biquínis, sungas e saídas de praias. Porém, apenas isso não basta para você fazer um bom uso da sua peça e ter seu investimento recompensando.

Para que as roupas de banho tenham sua qualidade mantida por mais tempo, é preciso ter uma atenção redobrada em relação ao cuidado no uso e limpeza das mesmas.

Isso porque essas peças são feitas a partir de fibras mais leves, capazes de garantir elasticidade e conforto ao produto. Muitas são feitas com o tecido poliamida que entre as possibilidades pode ser composto por microfibra e elastano.

Composição essa que garante resistência e durabilidade, porém, como qualquer outra peça de roupa é preciso ter certo cuidado ao lavar e guardar para que a mesma dure muito mais.

Diversos podem ser os fatores que contribuirão para um desgaste rápido da sua peça, seja a exposição ao sol na praia ou até mesmo na secagem, o contato com a água do mar ou com o cloro, uma lavagem mais agressiva, a forma de passar a roupa e até mesmo o modo de guardar as peças.

Assim, se você quiser preservar a qualidade e estética das suas roupas será preciso ter um cuidado maior na hora de higienizar as mesmas. Reunimos então alguns passos simples para você começar a cuidar melhor das suas roupas de banho.

01 – Atenção a etiqueta da roupa

A etiqueta é o seu manual de instrução no cuidado de qualquer roupa e não é diferente para as peças de praia. Infelizmente, boa parte das pessoas simplesmente ignoram por completo esse item informativo, danificando assim suas peças sem nem mesmo saber o porquê.

Isso porque nela estão presentes informações importantes, sobre como deve ser feita a limpeza da roupa de modo a prolongar o seu tempo de uso. Observações como o tecido usado, o modo correto de lavagem, se é recomendado usar máquina ou não, entre outras considerações, são essenciais para que suas peças durem mais tempo com qualidade.

02 – Retire o excesso de areia e resíduos

Ao ir à praia é inevitável que não fique bastante areia acumulada nas roupas, o que devido ao atrito com a fibra pode ser responsável por danificar o tecido de maiôs e biquínis, por exemplo. Assim, ao chegar em casa não demore para bater suas roupas retirando o acúmulo dos resíduos e depois use a água corrente para ajudar a remover o resto do excesso acumulado.

03 – Lave as roupas à mão

Essas peças não foram feitas para receber muita fricção e movimentos bruscos. Isso por conta de seu tecido mais suave que é feito justamente para elevar o bem-estar na praia e não para resistir a muito atrito como as roupas feitas para o uso diário, por exemplo.

Assim lave sempre suas roupas de banho à mão, evitando que a mesma seja esticada ou até mesmo chegue a desfiar.

04Prefira o uso de sabão neutro

Amaciantes e alvejantes podem ter um efeito danoso em fibras mais sensíveis, assim ao lavar peças como sungas, maiôs e biquínis, escolha sempre sabão neutro evitando que as peças entrem em contato com produtos agressivos.

05 – Deixe secar naturalmente

O uso de secadora e centrífugas pode deformar e danificar a peça, assim prefira a secagem natural ao sol. Porém isso não quer dizer que você deve expor sua peça ao contato direto com a luz solar, pelo contrário, estenda sua roupa de banho na sombra em um ambiente fresco e arejado.

06 – Jamais use ferro de passar

O primeiro motivo para não fazer isso é que o tecido de maiôs, biquínis e sungas por características da sua própria composição não amassam, principalmente os confeccionados em poliamida. Segundo, porque o calor do ferro tem grande facilidade em danificar a malha sensível das peças.

07 – Cuidado também na hora de guardar

Não jogue suas peças no guarda-roupa de todo o jeito, principalmente enrolando a roupa, o que pode por sua vez esticar e contorcer toda a malha. Assim, para guardar adequadamente dobre ela de forma correta e use um saquinho plástico para separá-la.

A durabilidade das suas roupas depende do cuidado no uso

Como você viu, não há grandes dificuldades no modo correto de lavar suas peças de moda praia. A dica principal é você ter em mente que por conta da sua composição, roupas como biquínis e maiôs são sempre mais frágeis e sensíveis.

Assim, você terá que sempre escolher a opção menos agressiva no manuseio e limpeza das mesmas.

A roupa pode ser de extrema qualidade com o melhor tecido e acabamento, se você não fizer um bom uso, certamente ela não durará muito e rapidamente irá perder a beleza e o bom caimento. Assim, cuide muito bem das suas roupas de banho.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *