Público no Australia Open usando chapéu

Evite a Catarata e Queimaduras de Sol com a ajuda de um Chapéu UV

 

Você percebeu que os Chapéus voltaram em grande estilo? Que bom, porque além de ser uma peça que cai bem em quase todo look, os chapéus também contribuem para nossa saúde de duas formas: Eles fazem um ótimo trabalho na proteção contra a Catarata e também protege nosso Couro cabeludo contas as queimaduras de sol!

O que é a Catarata?

A Catarata é a perda da transparência do Cristalino. O Cristalino é a lente natural do olho, e esta lente é geralmente clara e é projetada de maneira que a luz passe através da pupila até a retina. Quando a catarata se forma, esta lente se torna turva, dificultando a visão. A catarata também torna os olhos mais sensíveis à luz, ao espalhar a luz e criar reflexos.

Como a Radiação UV causa catarata?

Raios UV atingindo os olhos
Os Raios UV fazem mal para os seus olhos

Quando a radiação UV atinge o olho, ela interage com as proteínas do cristalino. Um estudo de 2014 financiado pelo National Eye Institute (NEI), uma divisão do National Institutes of Health, mostrou como a Radiação UV causa danos oxidativos à lente do olho (cristalino) através de um processo chamado Glicação, que é um processo onde uma molécula de carboidrato se liga a uma proteína, sem a ação controladora de uma enzima para facilitar o processo. Essa mudança na estrutura química das proteínas do cristalino faz com que a lente do olho seja transformada de clara para turva, surgindo então a Catarata.

Se eu já uso Óculos Escuros, ainda assim preciso usar um Chapéu ?

Infelizmente, muitos óculos escuros comercializados como se tivessem proteção UV, na realidade não tem a proteção total prometida, e isto pode ser verificado em testes realizados de forma independente. Isso inclui até óculos caríssimos que prometem proteção UV 400, o que seria a proteção contra os raios UV.

Os consumidores precisam entender que quando se trata de óculos escuros, infelizmente em algumas vezes a etiqueta indicativa da proteção pode não estar falando a verdade! Em 2010, um estudo publicado no Journal of Ophthalmic Physiological Optics, verificou que mais de vinte por cento de todos os óculos que eles testaram apresentaram informações falsas em relação ao grau de proteção UV prometido!

Um diferencial de usar um Chapéu com proteção solar que tenha abas largas é que a proteção é mais clara de se verificar, afinal basta observar se os Raios de Sol estão atingindo seus olhos e seu rosto.  Então, na primeira vez que usar o chapéu você já vai saber se está protegido ou não.

Mulher usando chapéu e óculos escuros
Proteção nunca é demais! use o Chapéu e os Óculos escuros

Uma outra ressalva em relação a proteção dos óculos escuros é que a proteção oferecida através de algum revestimento pode ir perdendo o efeito com o tempo de uso. E além disto, a maior parte dos óculos tem um designer onde as lentes são um pouco afastadas do olho e não apresentam proteção nas laterais. Desta forma, os seus olhos podem ser atingidos pela radiação UV através das laterais desprotegidas dos óculos. Isto não acontece se você tiver usando um chapéu de abas largas, pois ele vai oferecer uma proteção uniforme ao redor do seu rosto.

E um Chapéu com Proteção Solar certificada, fabricado em tecido especial onde a proteção não sai com as lavagens, terá sua proteção garantida por toda a vida útil do produto.

Logo da Arpansa
Procure a certificação da ARPANSA para Chapéus

 

Então se você já usa óculos escuros, sim, é preciso também usar um Chapéu para aumentar a proteção dos seus olhos, rosto e couro cabeludo.

Você sabia que o Cabelo não é uma proteção eficiente contra as queimaduras de sol no Couro Cabeludo?

Uma queimadura de sol pode acontecer mesmo em uma cabeça que tenha muitos cabelos. Pesquisadores da Universidade de Southern Queensland na Austrália, fizeram um experimento para ver quanta luz solar penetrava nos cabelos de diferentes cores e comprimentos. Eles descobriram que a cor do cabelo não faz a menor diferença no grau de proteção.

E usando como analogia o FPS (fator de proteção solar) eles chegaram a conclusão que o grau de proteção dos cabelos varia de apenas 5 a 17. Outra informação interessante foi a de que o cabelo curto apresenta melhor desempenho de proteção do que o cabelo longo, já que estes por serem mais pesados, terminam ficando colados ao couro cabeludo e terminam por expor mais esta parte do corpo.

Mulheres com cabelos diferentes
A proteção dos nossos cabelos não é tão eficiente

Usar um Chapéu é a solução

Se sua cabeleira já está mais escassa ou se você já está ficando careca, o chapéu é a melhor alternativa para proteger seu couro cabeludo, já que um chapéu proporciona proteção total contra os Raios UV. E esta proteção torna-se mais importante se você saber deste dado assustador: aproximadamente treze por cento de todos os melanomas começam no couro cabeludo.

Mulher usando maiô manga longa e chapéu

E isto provavelmente ocorre porque as pessoas negligenciam a proteção do couro cabeludo, não usando chapéus como deveriam ou não aplicando o protetor solar, porque aplicar protetor solar em uma cabeça com cabelos é uma tarefa impossível. Enfim, usar um chapéu para proteção do seu couro cabeludo é uma solução muito mais fácil e muito mais eficaz!

Proteção Completa: Maiô Manga lona e um chapéu de aba larga

Siga o exemplo de quem conhece

Público no Australia Open
Público no Australia Open

A Austrália sofre com a maior intensidade de radiação UV quando comparado com qualquer outro lugar populoso do planeta Terra. É por isso que a população e o governo levam a proteção UV muito mais a sério do que outros países. Se você já teve a chance de assistir ao Australian Open, o grande torneio de Tênis que se realiza em Melbourne, Austrália, preste muita atenção em como os espectadores do torneio se protegem dos Raios UV, note que este evento acontece no auge do Verão Australiano. Você com certeza vai achar curioso que os chapéus de sol são tão populares, ou até mais que os óculos de sol. Você também verá pessoas usando Camisas UV e calças compridas, enfim, buscando opções eficazes e inteligentes de se protegerem dos efeitos nocivos da Radiação UV.

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *