praia de coqueirinhos joão pessoa

Guia de viagem | João Pessoa

Você trabalha tanto o ano todo que certamente merece passar as férias em um lugar que proporcione descanso, diversão, novas aventuras, cultura, boa gastronomia, paz e belezas naturais. Para ter tudo isso, não precisa ir muito longe.

O nordeste brasileiro é uma região incrível, com locais maravilhosos que são amados por pessoas do país e do mundo. Lá, você encontra uma longa lista de excelentes opções para passar as férias. O nosso destaque desta vez é João Pessoa.

Neste guia, saiba tudo sobre João Pessoa, uma cidade rica em história e em paisagens lindas. Ao final do texto, você terá se apaixonado por ela!

Para fazer sua viagem para praia sem nenhuma preocupação confira esse artigo sobre  O que levar na mala em uma viagem para praia   e faça uma viagem tranquila e com segurança.

Qual é a história de João Pessoa?

João Pessoa é a capital do estado da Paraíba. Ela também é conhecida por “Porta do Sol”, pois é o ponto mais oriental das Américas. Não é à toa que muitas pessoas se referem a João Pessoa como o local “no qual o Sol nasce primeiro nas Américas”.

A cidade foi fundada em 1585 sob o nome de Nossa Senhora das Neves. Ela é a terceira capital de estado mais antiga do país porque já nasceu sendo uma cidade ao invés de uma vila, o que acontecia muito antigamente.

Em 1635, quando a Holanda invadiu o local, a cidade passou a ser chamada de Fredrikstad. No entanto, com a queda da Nova Holanda, ela volta a ser Nossa Senhora das Neves, em 1655. Muitos anos depois, em 1817, torna-se Parahyba.

Atualmente ela se chama João Pessoa graças a uma homenagem ao paraibano João Pessoa, que foi assassinado em 1930 no Recife. Ele estava concorrendo como vice-presidente ao lado de Getúlio Vargas e sua morte causou um forte sentimento de tristeza na população.

Nem todos estão contentes com esse nome, porém. Mesmo nos dias de hoje, alguns cidadãos conversam sobre a possibilidade de alterar o nome. Eles gostariam que João Pessoa fosse substituído por Paraíba, Cabo Branco ou Filipéia. Nada foi decidido ainda.

Quais são as melhores praias de João Pessoa?

As praias de João Pessoa chamam muito a atenção dos turistas, e não é para menos: cada uma é linda e especial do seu jeito. Existe praia para todos os estilos. Confira a seguir as que são consideradas as melhores da cidade:

1 – Praia de Coqueirinho

praia de coqueirinhos joão pessoa

Coqueirinho é uma praia de águas agitadas, com várias trilhas e até piscinas naturais. Ela possui tantos atrativos que o ideal é passar um dia inteiro lá. A vida noturna também é boa, pois a sua orla possui restaurantes e barzinhos disponíveis também.

 2 – Praia da Areia vermelha

A Areia Vermelha é, sem sombra de dúvidas, uma das praias mais interessantes de João Pessoa. Isso porque ela nem sempre está lá! Sim, ela pode desaparecer de acordo com a maré.

Caso a maré esteja baixa, a praia surge linda e com piscinas naturais rodeadas de corais. É também uma área de rica biodiversidade e proteção ambiental. Para chegar lá, você faz um gostoso passeio de barco.

3 – Praia do Bessa

A Praia do Bessa é considerada uma das maiores de João Pessoa e é muito querida por quem pratica esportes e gosta de correr ou caminhar. Ela tem por volta de 6 km de extensão, sendo bem espaçosa e movimentada.

Para quem curte um barzinho à beira-mar, essa praia é ótima porque fornece diversas opções para uma happy hour divertida.

4 – Praia Bela

A Praia Bela fica no litoral sul, perto de onde o rio Mucatu deságua, o que faz com que uma piscina de água doce se forme e corra em direção ao mar. Ela é considerada uma das mais belas praias da cidade.

Além de aproveitar a praia, turistas mais radicais também podem curtir as escaladas e trilhas nos penhascos que embelezam ainda mais a área.

5 – Praia de Manaíra

A Praia de Manaíra é uma das mais urbanas de João Pessoa, bem popular por quem curte pedalar, caminhar e praticar esportes de areia. O pôr-do-sol de Manaíra também é muito famoso, se encaixando perfeitamente na bela paisagem.

Uma dica: antes de mergulhar, preste atenção aos avisos e à condição da água. Alguns trechos dessa praia não são indicados para banho e mergulho.

6 – Praia de Carapibus

A Praia de Carapibus é praticamente uma praia particular, pois é lotada de pousadas ao seu redor. Mesmo assim, ela é bem querida pelos turistas por sua água calma e pela tranquilidade da região.

Os seus maiores frequentadores preferem pagar certas taxas para passarem o dia em alguma das pousadas de frente para ela.

7 – Praia de Cabo Branco

A Praia de Cabo Branco fica exatamente no coração de João Pessoa. Sua orla é lotada de quiosques, restaurantes e outros comércios, além de um ótimo calçadão com ciclovia para andar de bicicleta.

É em Cabo Branco que mais ocorrem os shows musicais e outros festivais da cidade. Não se pode deixar de visitá-la.

8 – Praia de Intermares

Essa praia está localizada ao norte de João Pessoa, assim como é a mais amada pelos surfistas e praticantes de esportes aquáticos, porque seu mar é bem mais agitado do que a maioria das outras praias.

Vale prestar atenção por onde anda e mergulha, pois essa praia é uma área utilizada para a desova das tartarugas marinhas.

9 – Praia de Tambaba

 Não estranhe caso você se depare com algumas pessoas nuas na praia de Tambaba, pois essa é uma praia nudista. Mesmo assim, existe uma parte menor reservada a quem deseja apreciar a paisagem sem tirar as roupas.

A beleza do local é intensa, cheia de morros, corais e pedras que, além de decorarem a área, também servem para proteger os naturalistas.

10 – Praia de Camboinha

A Praia de Camboinha fica em um bairro residencial e é utilizada principalmente por quem tem casas de veraneio. Sua água é bem tranquila e o ambiente todo é pacífico e ideal para famílias com crianças.

Quais são os pontos turísticos históricos de João Pessoa?

Depois de ter lido a primeira parte deste texto, você sabe que João Pessoa é uma cidade muito antiga e cheia de importantes acontecimentos históricos. Então é apenas lógico que ela seja repleta de construções que contam a sua história através de diversos pontos de vista.

Não tem como você ir a João Pessoa sem conhecer a sua parte histórica. Por isso, preparamos uma lista com os principais pontos turísticos históricos que você precisa visitar em sua viagem. Confira:

  • Estação Cabo Branco

arquitetura moderna

A Estação Cabo Branco é a construção mais moderna da lista. Ela foi projetada por Oscar Niemeyer e é utilizada para a arte, a ciência e a cultura. O local é ótimo para quem está com a família inteira, pois conta com atrações bem didáticas e educativas.

            Na Estação, existem muitos projetos direcionados para a Astronomia, que é uma área um tanto quanto esquecida no país.

  • Centro Cultural São Francisco

O Centro Cultural São Francisco é um complexo que engloba diversas construções históricas, como o Convento de Santo Antônio, a Capela Dourada, a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte Sacra e algumas outras capelas.

A construção desse centro teve início em 1589, mas só foi terminada em 1788. É possível fazer uma visita guiada aos edifícios, para conhecer mais as expressões artísticas, culturais e arquitetônicas do centro. O estilo barroco é predominante, assim como o uso de mármore e de ouro.

  • Igreja de São Frei Pedro Gonçalves

A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves é mais uma das belas construções do Centro Histórico de João Pessoa. Ela foi levantada por volta de 1840, e apesar de parecer simples quando comparada aos outros edifícios, possui misteriosas ruínas em seu subsolo.

Vale mencionar também que a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves tem uma ótima localização perto do Rio Sanhauá, o que pode ser outro atrativo para turistas.

  • Hotel Globo

O Hotel Globo foi construído em 1928 e era considerado luxuoso naquela época. Ele era muito frequentado pela alta sociedade, tanto para hospedagem quanto para tomar café da manhã ou fazer reuniões. A sua vista para o Rio Sanhauá é muito famosa.

Atualmente o local funciona como o consulado da Espanha e serve de museu para que os visitantes possam conhecer sua arquitetura, sua história, seus objetos, a mobília antiga e outras coisas curiosas sobre ele.

  • Farol do Cabo Branco

O Farol do Cabo Branco é o local que simboliza o ponto extremo oriental das Américas (lembra que falamos que João Pessoa é o lugar onde o Sol nasce primeiro no continente?). Esse Farol possui um formato triangular e é usado apenas para marcar o local e não para guiar os marinheiros.

O Farol do Cabo Branco é um excelente ponto turístico para quem gosta de tirar fotos lindas e aproveitar uma bela vista.

  • Casa dos Azulejos

A Casa dos Azulejos é um edifício que se destaca no Centro Histórico, porque é todo revestido em azulejos azuis portugueses. Ela era lar da família do comendador Antônio dos Santos Coelho.

Apesar de não ser aberto à visitação (hoje é um órgão do governo), a Casa pode ser vista e fotografada.

  • Igreja Nossa Senhora do Carmo

Tanto a Igreja de Nossa Senhora do Carmo quanto o seu Convento foram construídos pelos carmelitas no século XVI. Infelizmente, grande parte de sua história foi perdida devido à invasão holandesa, que destruiu muitos documentos.

Quando for visitar o local, é bom ir com calma e com atenção, pois ele é cheio de detalhes incríveis que merecem ser observados com cuidado.

  • Casa do Artista Popular

Todo centro turístico tem o espaço para os artesanatos. No caso de João Pessoa, é a Casa do Artista Popular. No entanto, lá os artesanatos são expostos como objetos de artistas regionais e não estão à venda.

Quem gosta de arte e quer conhecer ainda melhor a cultura local deve ir até a Casa do Artista Popular. Lá você pode encontrar quadros, tecidos bordados, esculturas, jarros, entre outros.

Onde comer em João Pessoa?

O que não falta é opção gastronômica em João Pessoa. Por isso, separamos as alternativas em três categorias, para que diferentes paladares sejam contemplados. Veja:

Pratos tradicionais da região

 

  • Comidas regionais:

    Quem está a fim de experimentar as iguarias nordestinas, pode visitar o Mercado Central, que tem opções simples e saborosas. Quem preferir os pratos tradicionais refinados, pode ir em restaurantes mais famosos, como o Mangai. O Boteco de Villa também é bem regional e oferece uma gastronomia de raiz.

  • Comida contemporânea:

    Quem prefere ficar no lugar comum e não experimentar as comidas típicas, pode se satisfazer com restaurantes que possuem pratos mais universais. O Empório Gourmet, o Tramonto Wine Bar, o Mezzan e o Citron são todos exemplos de restaurantes que oferecem uma culinária mais europeia, como a francesa e a italiana.

  • Petiscos:

    Quem não gosta de parar o tour ou sair do mar para comer uns petiscos e tomar uma cerveja? João Pessoa é cheia de opções assim. Locais mais descontraídos para se divertir, ouvir boa música e aproveitar o clima. O Bar Seu João, o Giramundo e o El Compadre Mexicano são alguns dos principais nomes desse tipo.

Onde ficar em João Pessoa?

            Está convencido de que João Pessoa é realmente o melhor lugar para passar suas férias, mas ainda não faz ideia de onde se hospedar? Não se preocupe, nós preparamos uma lista de hospedagens baseada na classificação de avaliação segundo custo-benefício dos usuários do Tripadvisor. Dê uma olhada:

            1 – Hotel Manaíra

            2 – Hotel Verdegreen

            3 – Laguna Praia Hotel

            4 – Littoral Tambau Flat

            5 – Hotel Pousada Tamandaré

            6 – Hotel Village João Pessoa

            7 – Hotel Village Confort João Pessoa

            8 – Intercity João Pessoa

            9 – Nord Luxxor Cabo Branco

            10 – João Pessoa Hplus Beach

Se quiser checar todos os hotéis e pousadas que são considerados os melhores em João Pessoa, segundo o Tripadvisor, pode clicar AQUI.

Viu como João Pessoa é uma cidade incrível para quem deseja conhecer belezas naturais e saber mais sobre a história do país? Sem contar todas as outras locações ao redor da cidade que também são lindas e fáceis de serem visitadas.

Antecipe suas reservas se quiser viajar para a cidade “Porta do Sol”, pois ela é muito disputada no verão e os preços tendem a subir.

 

1 thought on “Guia de viagem | João Pessoa”

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *