ferias maceio

Guia De Viagem | Maceió

Está ansioso para o verão, mas não sabe para onde vai ainda? Uma região com um custo-benefício muito bom é o Nordeste brasileiro. Lá você encontra tudo o que um turista de veraneio pode querer: praias, tranquilidade, boa gastronomia, belezas naturais, riqueza histórica, etc.

            Uma das cidades nordestinas mais queridas por pessoas do Brasil e da América Latina inteira é Maceió. Além de estar em constante desenvolvimento, a capital do Alagoas também é rica em praias, lagoas, centros culturais, bons restaurantes e saborosos pratos típicos.

            Continue lendo este guia para se encantar com a cidade alagoana e decidir se ela é realmente o seu próximo destino de férias.

Quais são os aspectos gerais de Maceió?

Saiba os aspectos gerais de maceió

            Maceió é a capital de Alagoas, tem um total de 511 km quadrados e é muito adorada por visitantes pelas suas lindas praias e lagoas. O seu clima é agradável o ano todo, então você não precisa esperar o verão para ir visitá-la.

Os moradores de Maceió são calorosos, bem-humorados e acolhedores, como é grande parte do povo nordestino. Tanto as pessoas quanto a infraestrutura da cidade conseguem fazer uma bela conexão entre o tradicional regional e a modernidade.

            Maceió também é dona de um arquipélago incrível, composto pelas ilhas: Fogo, Andorinhas, Bora Bora, Almirante, Um Coqueiro Só, Santa Marta, Irineu e Cabras. Existem diversos complexos de hotéis por lá. São locais muito procurados pelos turistas.

            Mais uma boa notícia sobre Maceió é que o nível de criminalidade na cidade foi reduzido, o que a eliminou do ranking dos lugares mais perigosos do país. Mais um motivo para os turistas ficarem tranquilos.

            A cidade ainda conta com um aeroporto internacional, o que atrai ainda mais visitantes tanto nacionais quanto estrangeiros.

Quais são as melhores praias de Maceió?

            Como já dissemos, Maceió possui lindas praias. Cada uma tem suas particularidades e existem praias para todos os estilos de turistas. Confira a seguir quais são consideradas as melhores praias de Maceió e arredores:

Antes de viajar pra praia confira nosso artigo sobre o que levar na mala em uma viagem para praia e faça uma viagem tranquila com todos os itens necessários.

1 – Praia de Ipioca

Praia de ipioca na vila dos pescadores

            Ipioca fica a 24 km do centro de Maceió e é uma belíssima praia localizada em uma tranquila vila de pescadores. Suas águas são calmas e podem formar algumas piscinas naturais junto aos bancos de areia, ideais para as crianças.

            O mar é ótimo para mergulhos e o movimento não é grande, o que a faz perfeita para quem gosta de fugir de locais muito cheios de turistas. Além disso, existem restaurantes e quiosques preparados para os visitantes.

2 – Praia de Ponta Verde

A praia mais popular da cidade Ponta Verde

            Não tem como visitar Maceió sem dar uma passada na Praia de Ponta Verde, que é uma das mais populares na cidade. Ela tem uma estrutura própria para abrigar turistas, com diversos quiosques e oportunidades para esportes aquáticos.

            O mar tranquilo e a quantidade de coqueiros faz com que o visitante não queira deixar o agradável local.

3 – Praia de Jatiúca

A praia perfeita para surfistas

            A Praia de Jatiúca é conhecida por ter uma água verdinha belíssima. Ela é especialmente querida por surfistas e praticantes de esportes radicais, pois o seu mar é mais agitado e tem ondas fortes.

            Seu calçadão possui uma ótima ciclovia e uma pista de corrida, excelente para quem quiser aproveitar a paisagem da orla enquanto pratica exercícios. O único porém é que não é sempre que o mar de Jatiúca está bom para o banho. É preciso verificar antes  para não correr riscos.

4 – Piscinas Naturais de Paripueira

Piscinas naturais de paripueira

            Paripueira fica a menos de uma hora de carro de Maceió e é ótima para quem deseja uma praia afastada da agitação da cidade grande. Lá é possível realizar passeios de barco, tomar banho nas piscinas naturais e aproveitar a bela paisagem exótica.

5 – Piscinas Naturais de Pajuçara

Piscinas naturais de pajuçara

            As Piscinas Naturais de Pajuçara ficam dentro de Maceió, perto de Ponta Verde. Para chegar lá, é recomendado que pegue as jangadas. É um belo passeio que te leva até a linda formação de corais, a 2 km da costa.

            É uma área com uma rica biodiversidade, suas águas cristalinas permitem observar toda a vida marinha daquele local. É uma das melhores alternativas para quem tem uma família com crianças.

6 – Praia de Carro Quebrado

A praia rústica de carro quebrado

            Essa praia fica a 45 km de Maceió, no município de Barra de Santo Antônio. O nome curioso lhe foi dado porque o acesso de carros até o local é bem complicado. O ideal é ir de buggy ou algum veículo com tração.

            É uma praia mais deserta, sem muita estrutura para turistas. Pode-se dizer que é uma praia rústica, o que chama a atenção de muitos visitantes que procuram locais menos badalados e mais interessantes.

7 – Praia do Francês

A biodiversidade submarina da praia do francês

            Mais ao sul, na cidadezinha de Marechal Deodoro, fica a Praia do Francês. Essa é uma das praias mais visitadas pelos turistas que vão à Maceió, pois fica a apenas 20 km de distância da capital.

            No seu lado esquerdo, é possível encontrar piscinas naturais cercadas por belos recifes de corais, um ambiente mais pacífico para famílias. Já no lado direito, é comum ver surfistas mandando ver nas ondas agitadas.

            Lá você pode praticar diversos esportes aquáticos, assim como passear de barco e jangada. O snorkel também é muito indicado para observar a biodiversidade submarina.

8 – Praia de São Miguel dos Milagres

Perfeita para turistas

Na cidade de São Miguel dos Milagres, fica essa praia que é bem popular entre turistas. Ela está a 100 km de Maceió e sua costa contém 20 km de praia, com paisagens paradisíacas repletas de coqueiros e areia bem branquinha.

Além disso, é possível encontrar piscinas naturais e belos recifes. Boa opção para quem quer fugir da agitação, mas não quer uma praia deserta.

9 – Praia do Toque

A praia exótica do Toque

            Ainda em São Miguel dos Milagres, a Praia do Toque faz mais a linha de quem curte as praias sem movimento de turistas. Mesmo sendo pouco agitada, ela ainda possui alguns ótimos restaurantes e pousadas.

            Suas piscinas naturais são acessíveis a partir de jangadas e assim como outras, a Praia do Toque é rica em vida marinha. Quando a maré baixa, é possível se impressionar com todos os seres vivos ali.

            Existe ainda uma ótima faixa de areia para quem quiser caminhar, correr ou andar de bicicleta.

10 – Praia do Gunga

As falésias e o mirandte da praia do gunga

            Uma das praias mais conhecidas da Grande Maceió fica em Barra de São Miguel (a 40 km da cidade). Ela se destaca por ter belíssimas falésias e um mirante, além de toda a paisagem típica das belas praias alagoanas.

Se você for até a Praia do Gunga, precisa fazer um passeio de buggy. A área é toda tão bonita que merece ser apreciada o dia todo. Não é à toa que muitos cartões postais de Alagoas são dessa praia.

11 – Piscinas Naturais de Maragogi

Point Turístico da cidade Maragogi

            Maragogi é, com certeza, um dos locais litorâneos mais frequentados por turistas. É quase uma regra: quem vai à Maceió, precisa ir à Maragogi. A praia tem tudo que um paraíso teria: mar de águas cristalinas, areias branquinhas e lindos coqueiros.

            Muitas pessoas comparam Maragogi às praias caribenhas, por ser tão exuberante e magnífica. Suas piscinas naturais e a costa de corais só servem para que você se apaixone ainda mais.

Quais são as lagoas de Maceió?

Mundaú, Mangaba e a lagoa da Anta

            Além das praias, Maceió também é muito frequentada graças às suas lagoas. A grande maioria se formou por culpa do acúmulo de sedimentos que vinham dos rios próximos.

A Lagoa de Mundaú é uma das mais famosas da região. Ela fica somente 4 km afastada do centro da capital. É possível fazer um tour pelas suas diversas ilhas utilizando um dos barcos de passeio disponíveis.

Outra lagoa importante é a Lagoa de Mangaba, que é a maior de Alagoas. Ela tem, no total, 34 km quadrados! Assim como em Mundaú, na Mangaba os passeios de barco pelas ilhotas ao longo da lagoa são bem disputados.

Para completar, a Lagoa da Anta (localizada na já citada Praia da Jatiúca) é pequena, mas muito bonita e curiosa, pois fica bem próxima à praia, encarando-a, o que proporciona uma sensação muito gostosa.

Quais são os pontos turísticos históricos de Maceió?

É verdade que as belezas naturais são as atrações principais da capital alagoana, mas isso não quer dizer que a cidade não possua pontos turísticos históricos incríveis que precisem ser visitados (principalmente por amantes de História). Confira alguns deles:

  • Mirante de São Gonçalo: 

Fica bem no centro de Maceió e é ideal para aqueles que curtem tirar fotografias. A vista de cima é incrível, contempla as praias, o porto e até o centro histórico.

  • Catedral Metropolitana de Maceió:

A catedral foi inaugurada em 1849 e é excelente para quem gosta de analisar diferentes estilos de arquitetura, como o coríntio e o neoclássico.

  • Museu Théo Brandão:

Esse belíssimo museu conta a história de Alagoas e está atualmente localizado no Palacete dos Machados, que fica no meio de Jaraguá e o centro de Maceió.

  • Palácio do Governo:

O edifício Floriano Peixoto não é mais a sede do governo do estado, mas é uma ótima oportunidade de aprender mais sobre a história nordestina, pois é possível fazer um tour guiado pelo palácio. É um dos passeios mais populares entre turistas.

  • Biblioteca Pública Estadual de Alagoas:

Além de realizar exposições artísticas e literárias, a biblioteca também conta com livros e obras de artes originais e raros.

  • Memorial Pontes de Miranda:

Fica no centro de Maceió, foi fundado em 1994 e é responsável por expor e preservar a obra de um dos juristas mais famosos do estado, Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda.

  • Museu de arte sacra de Marechal Deodoro:

O museu fica localizado em um belo convento franciscano originário do século XVII. É um ponto turístico obrigatório, pois, além de ser uma linda construção, também é possível aprender sobre a colonização brasileira através de objetos e ícones antigos.

  • Teatro Deodoro:

Esse famoso teatro foi construído no começo do século XX e é outro ponto turístico obrigatório para quem ama aprender sobre a cultura local. Toda a arquitetura é belíssima, cada objeto e cada cômodo contam uma história diferente. Até o teto talhado e os lustres são dignos de serem analisados.

  • Museu dos esportes:

Quem curte esporte certamente precisa visitar este museu. Ele foi inaugurado na década de 90 e conta a história dos esportes através de diversos objetos e itens importantes.

  • Museu Instituto Histórico e Geográfico:

Ele fica em uma construção do final do século XIX, que já serviu de residência para pessoas importantes da região. O museu está repleto de documentos históricos, pinturas raras, peças culturais e muitos objetos afro-brasileiros. É tido como uma das coleções mais completas do Brasil.

  • Centro Budista Kunzang Ling:

Além do edifício já ser digno de visita graças a sua exuberância e beleza, o centro também é muito importante para os Lamas do Tibete, que proporcionam convidados mundialmente famosos ao local.

Onde comer em Maceió?

    Existem opções para todos os gostos em Maceió. As praias são cheias de quiosques com petiscos frescos e típicos da região, assim como alguns restaurantes e pubs também se especializam em pratos nordestinos deliciosos.

Se você preferir comidas mais internacionais, pode frequentar restaurantes como o Wanchako (peruano), o Antonieta (que apesar do nome, serve pratos italianos) e o Vera Moreira (conhecido por aproveitar a gastronomia francesa).

Onde ficar em Maceió?

            Já está quase convencido de que Maceió é o destino perfeito para as suas férias, mas ainda não tem certeza se encontrará hotéis e pousadas com um preço acessível? Para ajudar, nós fizemos uma lista com as 10 hospedagens com melhor custo-benefício segundo o Tripadvisor. Confira:

1 – Meridiano Hotel

            2 – Jatiúca Hotel & Resort

            3 – Maceió Atlantic Suites

            4 – Holiday Inn Maceió Express Ponta Verde

            5 – Tropicalis Palms Hotel

            6 – Coqueiros Express Hotel

            7 – Hotel Ritz Lagoa da Anta

            8 – Hotel Ritz Suites

            9 – Hotel Mercure Maceió Pajuçara

            10 – Best Western Premier Maceió

Quer conferir todos os hotéis e pousadas com o melhores custo-benefício em Maceió? Veja a lista completa AQUI.

            E aí, se apaixonou por Maceió? Não é tão difícil, não é mesmo? Planeje já a sua viagem e não deixe nada para a última hora, pois a capital alagoana é bem disputada entre turistas nacionais e internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *