Guia de viagem para conhecer a cidade do recife

Guia De Viagem | Recife

O nordeste brasileiro reserva alguns lugares maravilhosos para serem visitados em qualquer época do ano. Em se tratando de férias, o calor que impera na região permite que a qualquer momento se possa apreciar o que a vida oferece de melhor.

Hoje vamos desbravar Recife, a capital de Pernambuco, um destino imperdível! Conheça mais sobre a cidade, o que apreciar, onde se hospedar, o que comer e diversas outras coisas que farão a diferença na sua viagem. Venha conferir!

Conhecendo um pouco da história da cidade

conheça a história da cidade

Para se conhecer realmente um local, é necessário que se tenha ao menos uma noção da história e das origens deste lugar.

E não se pode dizer isso exclusivamente sobre cidades com vocação para o turismo histórico, pois mesmo lugares de atrativos eminentemente modernos sempre são de determinada forma por força de acontecimentos em seu passado. Com Recife não poderia ser diferente.

A cidade era uma simples colônia de pescadores quando foi fundada, em 1537, recebendo este nome devido ao majestoso recife de corais que guardam a sua costa.

A posição geográfica em que se encontra possibilitou a criação de uma das mais lindas piscinas naturais do mundo.

O que fazer em Recife?

Atrações e lugares para serem visitados são o que não faltam na cidade de Recife. Vamos apresentar os principais e o que há de realmente importante neles, fazendo com que a visita seja simplesmente imperdível. Vamos começar por uma das maiores paixões dos turistas: as praias.

Praias

conheça as praias de Recife

Ocorre que a capital propriamente dita não conta com muitas praias se analisado somente o município. Mas o entorno de suas praias faze com que a sensação de deslumbramento diante do mar seja indescritível.

No verão, a temperatura da água é muito agradável, chegando a apresentar-se morna. Nos limites da cidade de Recife, é possível encontrar:

  •   Praia de Boa Viagem

Esta é a praia de que todo mundo já ouviu falar quando se trata de Recife. Digamos que seja quase que uma obrigação a visita a ela.

A ótima infraestrutura oferecida a quem a frequenta faz com que seu lugar de destaque seja garantido. Nela, é possível encontrar barracas e quiosques que dão ao visitante a sensação de ter tudo ao alcance da mão.

O calçadão é sempre um palco perfeito para o passeio, o divertimento e a paquera ou somente para curtir a beleza natural mesmo.

Além disso, em se tratando de aproveitar o mar, a Praia de Boa Viagem, na maré baixa, forma maravilhosas piscinas naturais que permitem aproveitar por inteiro o que ela oferece, inclusive para as crianças que adoram brincar nessas águas.

  • Praia do Pina

Não tão famosa quanto a Praia de Boa Viagem, a Praia do Pina apresenta características mais simples, sendo considerada popular, e por isso não é tão procurada por turistas, embora suas belezas também não possam ser desprezadas.

Ela apresenta uma larga faixa de areia onde é possível se instalar com barracas e guarda-sóis para apreciar uma boa caipirinha. É um espaço muito frequentado por moradores locais.

Praias fora da cidade de Recife

Se não são tantas as praias dentro da cidade, os arredores são muito bem servidos no quesito. Como se trata de distâncias curtas e que valem a pena ser percorridas, muitos turistas querem conhecê-las.

Por isto decidimos contemplar algumas delas nesse guia: para que o leque de opções aumente e a satisfação seja garantida.

  •   Praia de Piedade

Na cidade de Jaboatão dos Guararapes, fazendo parte da região Metropolitana, vamos encontrar a Praia da Piedade que, embora se encontre já em outro município, é praticamente a sequência da Praia de Boa Viagem.

Assim, para quem quer curtir o mesmo estilo de águas da praia famosa, mas sem o agito que ela tem, a Praia de Piedade é uma ótima pedida.

  •   Praia de Maria Farinha

Já no município de Paulista, a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Recife, a Praia de Maria Farinha se mostra uma opção muito especial para quem quer se divertir.

Nela se encontra também o Rio Timbó, o que faz com que seja oferecida não somente a água salgada do mar, mas também a água doce do rio. Isso faz com que a experiência de a conhecer se torne algo muito especial, além de propiciar um relaxamento natural diante destas opções.

Melhor época do ano para visitar Recife

saiba a melhor época do ano pra conhecer a cidade do recife
Photo credit: Marcio Cabral de Moura on Visual Hunt / CC BY-NC-ND

Querer saber qual a melhor época do ano para visitar a cidade de Recife é uma tarefa árdua. A cidade apresenta atrações naturais que podem ser desfrutadas durante o ano inteiro, sendo, porém, recomendável observar que o inverno em Recife é chuvoso, o que pode atrapalhar algumas atrações.

Nem por isso o calor abandona a cidade e a média de temperatura durante o inverno é de 25º C. Para se ter uma ideia de como a amplitude térmica em Recife é pequena, no verão, as médias atingem 28º C.

Neste período predomina o tempo seco e por isso as atividades ao ar livre são as preferidas. Como não poderia deixar de ser, as praias recebem grande quantidade de banhistas e praticantes de esportes aquáticos.

Não há dúvidas de que durante o verão a procura é sempre maior. Nesta época, as praias ficam lotadas, bem como a procura por pontos turísticos aumenta consideravelmente.

Como você sabe, alta temporada se dá entre o fim do mês de dezembro e o carnaval, mas julho também é um mês que apresenta grande procura por parte de turistas, por causa das férias escolares.

Como não poderia deixar de ser, caso seja possível realizar a viagem em momentos diversos a estes indicados, será possível encontrar lugares mais vazios e, por consequência, melhores preços, tanto nos hotéis como toda a estrutura oferecida.

Carnaval

O melhor carnaval do mundo

O Carnaval de Recife, juntamente com sua companheira, Olinda, é um espetáculo à parte. Um grande atrativo é que diferentemente do que se encontra em outros pontos turísticos nesta época, a folia é gratuita e inesquecível para quem participa.

Não é preciso gastar qualquer valor para participar das atrações conhecidas mundialmente. Quem, dentro do mundo do carnaval, nunca ouviu falar daquele que é considerado o maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, componente especial do carnaval de Recife?

O Carnaval da cidade é famoso por abranger vários tipos de cultura. Neste se encontram blocos, escolas de samba e shows de diversos artistas, promovendo uma festa colorida e deslumbrante.

Para não deixar de lado outra atração do carnaval em Recife, deve ser lembrada a participação de Olinda neste sucesso. É nela que serão encontrados os famosíssimos bonecos gigantes que com seu tradicional humor representam a cada ano os personagens que estiveram presentes no cotidiano das pessoas.

Outras atrações de turismo em Recife

Nem só de praias e carnaval vivem os pontos de interesse da cidade dos corais. Não há como se negar a importância que ela teve na história do Brasil, o que está representado por diversas atrações que você não pode deixar de conhecer. Vamos conferi-las?

  •  Marco Zero

marco-zero

Photo on Visualhunt Author esdomingosO Marco Zero da cidade de Recife, demarca o local, à beira do cais, onde a cidade nasceu, um ponto turístico que não se pode deixar de ser visitado estando na cidade!

  •   Rua do Bom Jesus

rua do bom jesus no recife antigo
Photo credit: @raulds on Visual Hunt / CC BY

Rua pequena, porém cheia de história. Nela são encontrados muitos casarões antigos que remetem ao passado, mas com sabor de alegria devido a seu colorido intenso.

  •  Centro Cultural Judaico

centroculturaljudaico

Photo credit: Marcio Cabral de Moura on Visual Hunt / CC BY-NC-NDO local se encontra onde foi descoberta, por escavações, a localização correta de uma das primeiras sinagogas das Américas, a Kahal Zur Israel.

Aqui encontramos um local próprio para que seja possível depositar seus anseios e angustias em referência ao muro das lamentações.

  •   Convento e Igreja de Santo Antônio

capela dourada
Photo credit: Marcio Cabral de Moura on VisualHunt.com / CC BY-NC-ND

Visitar o convento e a Igreja de Santo Antônio permite conhecer a mais bonita igreja de Recife e, especialmente, a Capela Dourada. Esta teve sua construção iniciada no Século XVII e tem detalhes em ouro, recobrindo os entalhes de madeira que se encontram nas paredes. No mesmo local, há também o Museu de Arte Sacra.

  •   Forte das Cinco Pontas

forte das cinco pontas no recife
Photo credit: Antoine 49 on VisualHunt.com / CC BY-NC-ND

Um grande marco histórico, o Forte das Cinco Pontas, merece uma detida visita. Atualmente ele abriga o Museu da Cidade de Recife, porém a análise de seu passado remete a sua importância.

Exemplo da época da invasão holandesa ao nordeste brasileiro, o Forte das Cinco Pontas foi construído em 1630, seguindo a determinação de Frederik Hendrik.

O nome original se referia ao mandante holandês, porém a sua forma fez com que fosse chamado de Forte das Cinco Pontas, denominação que se firmou.

O objetivo do forte era garantir que carregamento de açúcar que vinha pelo Rio Capibaribe não fosse atacado por piratas e chegasse ao porto do Recife para embarcar para a Europa.

No início do século XX, ele se tornou um quartel militar e posteriormente sofreu reformas para abrigar o Museu da Cidade de Recife, permanecendo assim até hoje.

  • Torre-malakoff

torremalakoff

Photo credit: @raulds on Visual Hunt / CC BYConstruída em 1855, é um famoso ponto turístico de Recife e foi destinado a receber o Arsenal da Marinha. Seu nome, segundo consta, se refere a uma colina que estaria em disputa na Guerra da Criméia.

A notícia chamou atenção da população da capital pernambucana, que espontaneamente passou a assim denominar a construção. Atualmente o local abriga um espaço cultural e um observatório astronômico.

Amantes de história terão um roteiro bem recheado: Marco Zero, Capela Dourada, Forte das Cinco Pontas e Torre Malakoff. Todos esses são locais muito indicados para visitar, principalmente para quem curte arquitetura e história brasileira.

Nossa dica é reservar ao menos um dia para conhecer o bairro do Recife Antigo e suas adjacências. Basta ter um mapa ou um aplicativo de celular.

Onde ficar em Recife?

Saiba os melhores hoteis para se hospedar em recife

Recife, como uma capital de Estado, encontra-se preparada para receber grande quantidade de turistas que para lá se dirijam por questões de trabalho, turismo, descanso ou outros motivos quaisquer.

Numerosos os hotéis de Recife se posicionam de frente para o mar, sendo muito apreciados por turistas. A Praia de Boa Viagem e, em menor escala, a Praia da Pina, concentram a esmagadora maioria dos hotéis.

A opção por hotéis mais distantes, caso não se dê grande importância a esta proximidade do mar, pode ser considerada como mais em conta, porém não a ponto de apresentar um custo-benefício vantajoso.

Assim, não costuma haver grandes questões que digam respeito a onde ficar. A discussão pode se resumir ao hotel a ser escolhido, considerando seu serviço e a estrutura oferecida.

A capacidade turística de Recife merece destaque, e entre tantos hotéis de qualidade existentes, apresentamos, com base na classificação fornecida pelo site tripadvisor, o mais bem pontuados:

  • Ramada Suítes Recife Boa Viagem.
  • Hotel Luzeiros Recife.
  • Hotel Atlante Plaza.
  • Hotel Ibis Recife Aeroporto.
  • Radisson Recife.
  • Bugan Hotel Recife by Atlântica.
  • Transamerica Prestige Beach Class.
  • Hotel Vila Rica.
  • Pousada Villa Boa Vista.
  • Mar Hotel Conventions.
  • Hotel Manibu Recife.

Onde comer em Recife?

onde comer em recife

Recife se permite uma grande variedade de sabores.  Nela é possível encontrar pratos para todos os gostos. Há restaurantes especializados, bem como há aqueles onde a diversidade é ponto alto. Seja em um ou no outro, a qualidade da comida é indiscutível.

Encontra-se aqueles dedicados à culinária local, mas também não há dificuldade em encontrar comida das mais variadas culturas.

Também com base na classificação apresentada pelo site Tripadvisor, apresentamos uma relação dos mais apreciados restaurantes de Recife conforme avaliação feita por quem os frequenta ou frequentou:

  • Camarada Camarão – Shopping Recife.
  • Camarada Camarão – Rio Mar Recife.
  • Coco Bambu Recife.
  • Camarada Camarão – 1 Jardim – Recife.
  • Leite
  • Pobre Juan – Recife.
  • Pomodoro Café.
  • JoJoo Creative Sushi.
  • Bargaço.
  • Bar Do Luna.
  • Bar Pub.

As maravilhas de Recife

as maravilhas da veneza brasileira

É claro que neste guia não conseguiríamos esgotar tudo de maravilhoso que Recife apresenta. Buscamos demonstrar o que há de prático e imperdível nesta cidade.

São praias lindas, elementos culturais variados, marcos históricos que se apresentam sob o um formato de cultura diversa daquela que estamos acostumados a ver.

Recife é um marco durante o Carnaval e não deixa de ser durante todo o restante do ano. Se não conhece o lugar, este precisa ser o destino da sua próxima viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *