Guia de viagem Salvador

Guia De Viagem | Salvador

Salvador é uma daquelas cidades onde se consegue ver reunidas harmonicamente a beleza natural e os elementos históricos.

A primeira capital do Brasil, atualmente capital do estado da Bahia, declarada como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas, Salvador consegue apresentar ao mesmo tempo características de maior cidade do Nordeste brasileiro e guardar traços da influência portuguesa e africana.

Os soteropolitanos podem se orgulhar de seus mais de oitenta quilômetros de praias. Os atrativos são tantos que no verão de Salvador chega a ter sua população dobrada, pela presença de turistas, sem contar com grande procura para o Carnaval.

A cidade consegue oferecer aos visitantes variados tipos de entretenimento, sejam eles vinculados à frequência às belíssimas praias ou à diversidade cultural. Isso sem contar a gastronomia, pois Salvador tem um enorme número de restaurantes.

Como se vê, Salvador é uma cidade de turismo variado e, para conhecer e aproveitar melhor este paraíso, vamos às atrações:

Praias

Não há como não começar a falar das atrações de Salvador sem uma primeira parada em suas maravilhosas praias. No geral, as praias da cidade são calmas e convidativas à diversão, considerando as piscinas naturais formadas em praias cercadas por recifes.

Há também a possibilidade da prática do mergulho e da pesca submarina, e para realizar essas atividades não pode se esquecer do uso de proteção solar adequada.

Vale a pena conhecer alguns destaques:

 

  • Praia do Porto da Barra

praia do porto da barra

Photo credit: Antoine 49 on Visual hunt / CC BY-NC-ND

Próxima ao centro de Salvador, a Praia do Porto da Barra é uma das mais visitadas. Embora tenha apenas 600 metros de orla, oferece uma rara visão da Baía de Todos os Santos.

Trata-se de um lugar muito calmo e que, na maré baixa, forma piscinas naturais por conta das rochas existentes no local, tornando-se particularmente agradável às brincadeiras infantis.

 

  • Praia do Farol da Barra

A praia mais visitada de Salvador
Photo credit: Roberto Sabino on VisualHunt / CC BY

Como o próprio nome denuncia, nesta se encontra um dos cartões postais de Salvador: o Farol da Barra. Ali se localiza a Fortaleza de Santo Antônio e o Museu Náutico da Bahia, onde se pode ter acesso a um vasto acervo sobre a vida marinha brasileira. É outra praia calma e que possibilita a formação de piscinas naturais.

Os restaurantes próximos oferecerem inúmeras possibilidades de pratos típicos e fazem com que as atrações não se acabem com o pôr do sol, que isoladamente já é um espetáculo à parte.

O Cristo Redentor existente ali também é um local onde as pessoas costumam se encontrar para momentos descontraídos.

 

  • Praia de Ondina

Conheça a bela praia de Ondina

Photo credit: vtoxic on Visual Hunt / CC BY-NC-ND

Na região desta praia, localizada em ponto nobre da cidade, encontram-se muitos hotéis e resorts. Não à toa. Ótima praia para banhos e mergulhos, conta também com quiosques para que seja possível apreciar as bebidas e delícias locais.

 

  • Praia de Itapuã


Photo credit: Mundim on Visual Hunt / CC BY-NC-ND

Talvez não seja possível concorrer com as impressões deixadas por Vinícius de Moraes sobre a Praia de Itapuã, eternizadas nos versos da música “Tarde em Itapuã”.

Uma praia calma, de areia clara, cercada de coqueiros, que ao se ter contato pessoalmente aumentará a certeza de que o poeta tinha razão. É maravilhoso passar uma tarde em Itapuã.

As piscinas naturais formadas, bem como os quiosques e bares, compõem de modo ímpar o ambiente para atrair turistas. A praia conta ainda com o Farol de Itapuã.

 

  • Praia do Buracão

Conheça a praia do Buracão
Photo credit: noemi_bt on Visualhunt / CC BY-NC

A maior dificuldade de acesso é compensada pelas belezas dessa praia menos frequentada e com mar agitado e correnteza.

Contrastando com as praias mais destacadas de Salvador, a do Buracão tem pouca infraestrutura, mas vale ressaltar que a região do Rio Vermelho conta com ótimas opções para apreciar o tão famoso Acarajé.

 

  • Praia de Stella Maris

Explore Stella Maris
Photo credit: whl.travel on Visual hunt / CC BY-NC-SA

Stella Maris é um bairro moderno e que recebe resorts e boas casas de veraneio. Tornou-se o lugar do agito e da paquera em Salvador, contando com várias barracas famosas. Fica a 26 quilômetros do centro da capital, oferecendo maior privacidade.

 

  • Praia do Flamengo

Visite a praia do flamengo
Photo credit: José e Marina on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA

No extremo norte de Salvador a Praia do Flamengo se destaca por sua muito boa infraestrutura e por proporcionar aos turistas condições para passar momentos extremamente agradáveis.

As barracas existentes no local oferecem várias opções de conforto. Algumas delas contam inclusive com espreguiçadeiras e até serviço de massagem. A praia fica lotada nos fins de semana e a frequência dos apreciadores do surf é constante por conta do mar agitado.

 

  • Praia de Piatã

Praia mais frequentada por moradores locais.
Photo credit: liquidslave on Visualhunt.com / CC BY-NC

Esta conta com um calçadão que oferece a adequada infraestrutura. É uma praia onde se podem encontrar muitos moradores locais. O calçadão não é somente o local ideal onde os esportistas praticam seus exercícios, mas dispõe também de vários bares que oferecem diversificadas opções.

 

  • Praia de Jaguaribe

A praia conhecida por suas grandes ondas
Photo credit: @RafaelCoala on VisualHunt.com / CC BY-NC-SA

Palco de campeonatos de surf, por contar com mar agitado e se encontrar na Foz do Rio Jaguaribe, a praia localizada a 20 quilômetros do centro de Salvador atrai por sua generosa faixa de areia.

Em seu calçadão, é possível encontrar variadas opções de barracas para se alimentar e relaxar.

 

  • Praia de Amaralina

Visite a praia de Amaralina
Photo credit: maridepaula on Visualhunt.com / CC BY

Um lugar que se destaca pelo que oferece em sua orla. Devido a suas ondas ferozes e mar agitado, a alegria na água fica por conta dos surfistas.

Porém a orla apresenta diversão tanto durante o dia como à noite e conta com ótimas opções em alimentação, sempre permitindo ao visitante desfrutar das belezas naturais.

 

História e Cultura

Nem só de praias vive Salvador! Vale relembrar que estamos falando da primeira capital do Brasil e que só por isso já teria todas as condições de oferecer uma gama considerável de opções históricas a serem desbravadas.

Salvador tem intensa manifestação cultural, traduzida por vezes em locais que foram formando a identidade do local. Assim, vamos destacar outras opções de turismo para aqueles momentos em que se deseja deixar um pouco de lado o sol, areia e mar:

 

  • Elevador Lacerda

Símbolo da cidade
Photo credit: AndressaNowasyk on Visualhunt / CC BY-NC

Ao se ver a imagem do Elevador Lacerda em qualquer lugar já se sabe que o assunto é Salvador, pois ele se tornou símbolo da cidade.

Atingindo 72 metros de altura, foi inaugurado em 1873, e une a cidade Baixa e Alta, entre a Praça Cairu, e a Praça Tomé de Sousa, respectivamente. Foi idealizado para solucionar o problema do desnível na cidade e acabou se tornando uma referência.

 

  • Centro Histórico

Explore o centro histórico de salvador
Photo credit: turismobahia on Visualhunt / CC BY-NC-SA 

Salvador, sendo a primeira capital do país, naturalmente abriga heranças de várias culturas. Diversos povos influenciaram na formação da cidade e por isso é fácil encontrar inúmeras referências a eles no centro histórico.

 

  • Igreja do Bonfim

Igreja mais famosa de Salvador
Photo credit: jacksonramone on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA

Ainda que possa ser discutido se esta é a igreja mais bonita de Salvador, não há dúvida de que o título de mais famosa não lhe pode ser tirado.

Por conta principalmente da “lavagem das escadarias” da igreja, que acaba por durar todo o dia, se tornando uma festa ao som do afoxé, ela se tornou conhecida em todo Brasil e no exterior.

Todos conhecem a tradição das fitinhas do Senhor do Bonfim, mas nem todos sabem que ela nasceu há mais de duzentos anos e que, inicialmente tinha o mesmo comprimento do braço direito da imagem do Senhor do Bonfim.

Por tudo isso, a visita à igreja é um destino obrigatório. Vale também aguardar o pôr do sol à beira mar no caminho que liga a Colina Sagrada (onde fica a Igreja do Bonfim) e o bairro do Ribeira.

 

  • Largo do Pelourinho

Photo credit: – Javier – on VisualHunt / CC BY-NC-ND

Outro ponto que não pode deixar de ser visitado em Salvador! Pelourinho era um mastro onde os infratores eram punidos pelos portugueses até 1837.

E m Salvador, este teve de ser mudado de lugar algumas vezes por pressão dos Jesuítas que não queriam tais punições às suas portas. O mastro foi instalado no local onde hoje se situa em 1830.

O largo hoje é cercado por igrejas, galerias, museus, hotéis e restaurantes. A visita, além de ser um grande referencial no conhecimento sobre o passado, ainda permite acesso a uma variedade de cores que ilustram os casarões locais.

Terça-feira é o melhor dia para visitar o lugar. Conhecida como Terça da Bênção, os visitantes têm a oportunidade de acompanhar a missa afro na Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

  • Mercado Modelo

Conheça o mercado modelo
Photo credit: DavidCampbell_ on Visualhunt / CC BY-NC

O Mercado Modelo de Salvador também merece uma visita com tempo. Seus boxes vendem todo tipo de produto. Há também rodas de capoeira e uma feira de artesanato.

  • Igreja e Convento de São Francisco


Photo credit: Katie.Holt on VisualHunt.com / CC BY-NC-ND

A Igreja de São Francisco é um dos maiores exemplos do barroco no Brasil. Grande parte de sua decoração é feita em ouro, tendo sido eleita inclusive como uma das sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo.

  • Casa de Jorge Amado e Bairro de Rio Vermelho

O bairro do rio vermelho é acesso para várias praias
Photo credit: Felizberto – Lemmi on Visual hunt / CC BY-NC-ND

Já referido como caminho para algumas praias interessantes, o bairro do Rio Vermelho se destaca devido a seu charme e por conta dos bares que o compõe, guardando traços de boemia que o diferenciam dos outros.

No Bairro de Rio Vermelho, também tem visita obrigatória à casa de Jorge Amado. É possível ter acesso ao acervo de cartas trocadas entre o escritor e pessoas de vários lugares do planeta, ouvir famosas histórias e se deliciar com a culinária local.

  • Palacete das Artes

Local pra quem gostar de arte
Photo credit: gaf.arq on VisualHunt / CC BY-SA

Vale a pena conhecer o Palacete das Artes, um local de arquitetura extremamente bela. Também chamado de Museu Rodin de Salvador, ele abriga em dois de seus pisos obras de Auguste Rodin, escultor francês.

  • Farol da Barra

Primeiro farol construído no Brasil
Photo credit: José e Marina on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA

Além do próprio Farol, que guarda o privilégio de ter sido o primeiro a ser construído no Brasil, e da praia que recebe o mesmo nome, vale o passeio ao Museu Náutico da Bahia, que tem grande acervo de interesse marítimo e histórico.

  • Forte de Santa Maria

Forte de Santa Maria Desde 1614
Photo credit: Antoine 49 on Visual Hunt / CC BY-NC-ND

Além das belezas da Praia do Porto da Barra, que já falamos, há também, ao final da praia, o Forte de Santa Maria, construído em 1614 (e reconstruído em 1696).

Até hoje o forte ainda estampa em sua fachada o emblema do Império do Brasil.

  • Igreja de Santo Antônio da Barra

Igreja de santo antônio da barra com linda vista
Photo credit: tocvieira on VisualHunt / CC BY-NC

Embora haja discussões sobre a data de sua construção (acredita-se que em 1595), mas com certeza ela já existia no início do século XVII, a igreja construída no alto de uma colina permite uma visão belíssima da baia-de-todos os santos.

Seu interior também conduz a uma volta ao passado por conta de sua arquitetura e do próprio ambiente.

Festa

Conheça as festas de Salvador
Photo credit: Capitu on Visualhunt / CC BY-NC

Salvador é uma grande festa, porém o período entre dezembro e o carnaval é o mais agitado. Em 4 de dezembro é a festa de Santa Bárbara (Iansã) e, em 8 do mesmo mês, a de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Oxum).

Na segunda 5a. feira depois do Dia de Reis (06 de janeiro) ocorre a Lavagem do Senhor do Bonfim No dia 2 de fevereiro, a procissão de Iemanjá e, em seguida, o carnaval, onde a festa tem seu ápice.

Onde Ficar?

Salvador apresenta grande quantidade de hotéis com qualidade. A região do Rio Vermelho é onde se contra a zona boemia. A Barra oferece hotéis interessantes quanto ao custo-benefício. Próximo ao Pelourinho, se estará mais perto do agito.

Assim, com base no site Tripadvisor, buscamos apresentar o que há de melhor em hotéis em Salvador:

  • Hotel Casa do Amarelindo.
  • Aram Yami Hotel.
  • Pousada Solar Dos Deuses.
  • Pousada Casa Vila Bela.
  • Hotel Deville Prime Salvador.
  • Villa Bahia.
  • Mar Brasil Hotel.
  • A Casa das Portas Velhas.
  • Hotel Quickly.
  • Fiesta Bahia Hotel.
  • Monte Pascoal Praia Hotel Salvador.

Onde Comer?

A variedade de restaurantes da cidade satisfaz qualquer tipo de paladar, mesmo os de gosto mais exigente. Também com base no site Tripadvisor, relacionamos os melhores restaurantes da cidade.

  • Coco Bambu Bahia.
  • A Casa Vidal.
  • Armazém do Reino.
  • Cuco Bistrô.
  • Du Chef Arte e Gastronomia By Lucius Gaudenzi.
  • Restaurante Larriquerri.
  • Pasta em Casa.
  • Tereza Paim.
  • Pedra Puã Restaurante.
  • Casa di Vina Restaurante.

Visita a Salvador

A visita à cidade de Salvador é uma experiência única e com certeza um convite para voltar. Para quem volta, é uma cidade totalmente nova com relação àquela que foi deixada.

Salvador é o típico local onde em qualquer época do ano é impossível não se apaixonar e sentir a sensação de viver o que há de melhor.

E aí? Qual ponto turístico da cidade mais te interessou? Conte pra gente!

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *