conheça a charmosa praia de aracaju

Guia de viagem | Aracaju

Que tal conhecer a capital do menor estado do nordeste brasileiro? Aracaju, cercada de belíssimas praias, convida a todos os turistas a mergulharem em suas águas, descobrirem a sua natureza exótica, cultura e uma culinária de tirar o fôlego!

Venha conosco neste guia turístico e saiba tudo sobre a localização, a cultura e as atrações, além das sugestões de hotéis e restaurantes.

Localização 

A cidade Aracaju está localizada no estado de Sergipe, no litoral, onde é banhada pelos rios Sergipe e o Poxim. Embora seja menos movimentada do que as outras cidades turísticas, é um lugar que vale a pena conhecer!

Onde passear?

 

onde sair para um passeio com a família em aracajú

Descubra uma Aracaju nunca vista antes, desbrave territórios, conheça as suas histórias, mergulhe em águas encantadoras, deslumbre-se com as belezas dos aquários. Aproveite também os espetáculos, a cultura e os costumes locais.

Você poderá ir a ilhas desertas para fugir de um dia tenso e das agitações da cidade. Neste cenário, permita-se viver novas experiências em banhos nas águas aquecidas do rio São Francisco, por exemplo.

A cidade atrai os turistas principalmente pelas variedades de atrações culturais, pelas opções de atividades nas praias, pelas descobertas dos cânions, reservas ecológicas e muito mais.

Confira a seguir as praias nas imediações do local:

Praia de Atalaia

 

conheça a praia de atalaia em aracaju

Para começar o roteiro, não deixe de conhecer a orla da praia de Atalaia e aproveite as opções de bares e restaurantes do local. Dá para se divertir nas pistas de skate ou simplesmente admirar a área verde.

Isso sem contar a região em que vivem os patos: é um encanto vê-los nadando e retornando para a casinha deles.

Passarela do Caranguejo

 

passarela do caranguejo

Aproveite que está na praia do Atalaia e dê um pulo na Passarela do Caranguejo. Lá tem muitos restaurantes e bares, sendo um ótimo lugar para tomar  uma bebida refrescante.

Sem contar que o turista já pode se deliciar com uma macaxeira (mandioca) com carne de sol. Por mais que você coma esse prato em outros lugares, o sabor que ele tem no Nordeste não é igual em nenhuma outra região do Brasil!

Nem se esqueça de provar o amendoim cozido, um prato típico do estado e cujo paladar é surpreendente!

Tem também uma curiosidade em relação à forma como eles comem o caranguejo. Eles quebram as patas e comem a carne branca. Parece difícil no começo, mas relaxe que isso se aprende rapidinho!

Falando em caranguejo, no local também fica uma escultura de um caranguejo gigante! É impossível passar por ela e não tirar fotos para recordação.

Dance forró!

Como a dança típica do Nordeste é o forró, não deixe de visitar o Cariri, situado nas proximidades da Passarela do Caranguejo. É um local despojado para dançar ao som do forró e ainda saborear as comidas típicas nordestinas.

E por falar em dança, se você for viajar em temporadas de festas juninas, não se esqueça de que Aracaju possui uma das melhores e mais animadas celebrações do Nordeste. Nós contamos o motivo.

É que no mês de junho eles celebram o Forró Caju, no qual vários artistas apresentam suas músicas ao público.

Depende da programação anual, mas a festa é famosa entre os cantores: Elba Ramalho, Gusttavo Lima, Gilberto Gil e as bandas Calcinha Preta e Aviões do Forró já estiveram presentes.

Centro de Cultura de Arte e Cultura de Sergipe/Aracaju

 

Conheça o centro de arte e cultura

No coração da Orla do Atalaia, passe no Centro de Cultura. Lá se realizam as vendas de artesanato e obras artísticas da região.

No meio das principais atrações, encontre a Praça Fausto Cardoso, uma das primeiras da cidade, a exposição de artesanato do Parque Teófilo Dantas e o Porto do Imperador, que foi construído em 1859 quando Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina desembarcaram na cidade.

E nas redondezas, o turista pode comprar bebidas, lanchar ou simplesmente relaxar aproveitando a brisa fresca que vem do mar.

Projeto Tamar

 

projeto de preservação as tartarugas marinhas

Na mesma região de Aracaju conheça o Projeto Tamar Aracaju. Ele abriga cerca de 70 espécies de animais que ficam expostas em 18 aquários, sendo 13 de água doce e 5 de água salgada.

Assim que o turista chega ao local, se depara com um aquário de aproximadamente 150 mil litros, que abriga mais de 30 espécies de animais marinhos. Dentre elas, um destaque para as tartarugas verdes ou aruanã.

Tendo em vista que Sergipe é produtor de petróleo, a organização criou uma cópia real de uma reserva petrolífera submersa. O passeio custa 20 reais por pessoa. Estudantes e crianças pagam meia entrada.

Parque das Sementeiras

 

ideal para um passeio tranquilo conheça o parque das sementeiras

Localizado na Avenida Beira Mar, nas proximidades do bairro Jardins, tem o Parque das Sementeiras, um ambiente tranquilo que conta com lagoa e calçadão para caminhar. Lá, o turista pode tomar um suco e relaxar nas áreas verdes.

O lugar é ideal para levar as crianças e curtir um dia de sol com a família, Clique aqui e confira a importância do sol para as crianças.

Embora Aracaju não possua praias com águas cristalinas, os turistas elogiam a cidade por causa de sua ótima estrutura, especialmente restaurantes e bares à beira da praia.

E por falar em estruturas, você precisa conhecer o Parati, o famoso restaurante da cidade. Ele dispõe de mesas e cadeiras confortáveis, onde o turista pode relaxar, tomar sol, mergulhar e pedir um petisco.

Um lugar ideal para ir e curtir, principalmente aos finais de semana. Sugerimos que reserve a sua mesa com antecedência, pois aos sábados e domingos o lugar fica lotado.

Mercados Antônio Franco e Thales Ferraz

artesanatos e cultura nos mercados de aracaju

Você não pode ir embora de Aracaju sem passear nos mercados da cidade. Eles abrigam variedades de lojas de artesanato, bordados especiais, bijuterias e acessórios típicos da região.

Não deixe de comprar uma camiseta, lembrancinhas de recordação ou os vasos de cerâmicas. Tem também toalhinhas de renda! Elas são ótimas lembranças! Delicie-se também com queijos, bebidas, caranguejos, castanhas, doces caseiros em geral.

Ilha Croa do Goré e Ilha dos namorados

 

ilhas para curtir o verão em aracaju

A ilha Croa do Goré está situada entre as cidades Itaporanga D’Ajuda e São Cristóvão. Para chegar lá, somente de barco ou catamarã. Aproveite para admirar as paisagens, ilhéus e plantações da redondeza.

O passeio passa pelo Rio Vaza Barris até ao local dos pontos turísticos. Os visitantes descem do barco e ficam até ao ponto em que a maré sobe.

Em seguida, visite a Ilha dos Namorados. Ela conta com um estrutura que foi montada recentemente para os turistas jogarem vôlei de praia ou futebol de areia.

Sabe aquelas ilhas desertas pouco habitadas? É bem isso! A Ilha dos Namorados é um lugar incrível e as horas voam no passeio!

O preço de catamarã é R$ 60,00 por pessoa. Sai às 9h e retorna às 14h. Passeio disponível de terça a domingo.

Museu da Gente Sergipana

 

museu para conhecer a cultura de sergipe

Localizado no antigo prédio do colégio Atheneu, situa-se o Museu da Gente Sergipana. O local está bem conservado e dispõe de salas e atividades para todas as idades.

As atividades são dinâmicas, interativas, modernas e retratam a literatura e arte nordestina. O local oferece café aos turistas e concede estacionamento gratuito. Os funcionários são extremamente receptivos e bem informados acerca da história do Sergipe.

Museu Palácio Olímpio Campos

 

uma relíquia no coração de Aracaju conheça o museu palácio olímpio campos

O museu Palácio Olímpio Campos era a antiga sede do governo de Alagoas e é muito visitado pelos turistas da região. Os móveis rústicos e sofisticados, guardam em detalhes luxuosos lembranças das muitas reuniões que eram realizadas ali.

Ele é riquíssimo em todos os aspectos, uma espécie de relíquia no coração de Aracaju. Sendo um patrimônio histórico, o museu abre exposições históricas, artísticas e fotográficas ao público, bem como se tornou um centro cultural para visitações.

O contraste com o belíssimo lago em frente a ele favorece a vista, tornando-a ainda mais impressionante.

Parque José Rollemberg Leite

 

zoologico e teleférico conheça o parque da cidade

O parque José Rollemberg Leite, comumente conhecido como Parque da Cidade, conta com um zoológico em seu interior. Outra de suas atrações é um passeio conhecido como teleférico, o qual transporta o turista de um ponto a outro em questão de minutos.

Praia Parati

 

a orla sofisticada da praia do parati

A Praia Parati está localizada nas imediações da Avenida Inácio Barbosa e dispõe de bares e restaurantes em sua orla. A comida servida é variada: vai desde petiscos até as mais sofisticadas, como lagosta e polvo.

O destaque da praia fica por conta de sua preservação natural das plantações e vegetações, bem como a sua estrutura mais rústica. Este contraste serve de cenário para diversos eventos, como festas e cerimônias de casamento.

Barraca Com Amor

 

diversão e comida em um só lugar conheça a barraca com amor

E por falar em casar, a barraca Com Amor é um casamento perfeito de diversão, comida e praia em um só lugar. Localizada na mesma avenida que a Praia Parati, não deixe de conhecê-la. O ambiente é familiar, sendo uma atração para todas as idades.

Os cardápios variam de buffet a à la carte. Você pode também escolher o famoso caldinho de camarão. O local conta com Wi─Fi grátis, redes para descansar, parquinho e piscinas para as crianças. O palco é cenário de muitas apresentações de cantores famosos.

Praia do Saco

 

praia do saco

O mar calmo da Praia do Saco faz dela um destino mais do que especial para os turistas. As areias finas e clarinhas se tornam o ambiente ideal para passear de buggy e apreciar a vegetação local.

A orla conta com uma estrutura riquíssima de 9 restaurantes. Há também lanchas para alugar, mas cuidado, pois existem pessoas que alugam lanchas a preços baixíssimos e não mostram as belezas e riquezas do local. Informe-se bem antes de fechar negócio!

Aproveite também o passeio de buggy! Ele dura cerca de 90 minutos e tem 5 paradas. A empresa credenciada e autorizada a acompanhar os turistas é a Buggy Tur. Ao chegar lá, procure a empresa credenciada. Só assim você garante um passeio seguro.

Cânion do Xingó

 

surgiu das represas de água do rio são francisco

O Cânion do Xingó surgiu a partir da formação represada das águas do rio Rio São Francisco para construir a hidrelétrica nas divisas entre os estados de Alagoas e Sergipe.

Mergulhe nas águas verdes e transparentes do Rio São Francisco. Para entrar no miolo dos cânions, pegue um barquinho.

É bom se programar para passar umas 4 ou 5 horas por lá e assim praticar rapel nas cachoeiras, stand up paddle no rio ou nadar nas águas aquecidas do velho chico.

Onde Ficar?

 

Conheça os melhores pontos para ficar em aracaju

Quando for escolher onde se hospedar, opte por pontos estratégicos, com fácil acesso a táxis, ônibus ou qualquer outro meio de transporte. Isso sem contar a proximidade dos pontos turísticos. Vale a pena pesquisar pelo custo e benefício. A cidade tem ótimos hotéis, dos simples aos mais luxuosos. Tudo depende do objetivo do turista.

Se quiser a agitação das festas, escolha as proximidades do Centro. Por outro lado, se a intenção for ficar perto das praias, opte pelos hotéis mais reservados ou pousadas, por exemplo.

As pousadas, além de serem relaxantes, oferecem um ambiente mais privado e longe da agitação da cidade. Outra vantagem, é ter acesso mais fácil às praias das redondezas.

A seguir, listaremos os 10 hotéis com melhores pontuações segundo a classificação dos principais comentários no site TripAdvisor. Veja:

1. Pousada dos Caminhos ─  atendimento excelente, reservado.

2. Aju Hostel e Pousada ─ ótima localização (Atalaia) e serviços excelentes.

3. Hotel Radissom ─  oferece mimos aos turistas, encantador.

4. NB Hotéis ─ ótima localização Shopping Jardins e aeroporto.

5. Celi Hotel ─ quartos espaçosos, localizado na Orla de Atalaia.

6. Aruanã Eco Praia Hotel ─ ótimas instalações e piscina aquecida.

7. Go Inn Aracaju ─ ótimas instalações para uma viagem a negócios.

8. Del Canto Hotel ─ bom custo benefício.

9. Hotel Pousada do Sol ─ pousada bem localizada, preços acessíveis.

10. Quality Hotel Aracaju ─ ideal para viagens rápidas.

Restaurantes na cidade de Aracaju

 

os melhores restaurantes da região

A culinária de Aracaju é predominantemente nordestina, é claro. Então se prepare para se saborear o cuscuz com carne seca, a banana cozida, a buchada de bode e o caranguejo, que é o prato típico do estado.

Da mesma forma, listamos os restaurantes com melhores avaliações no site TripAdvisor:

  • Di Vino ─ culinária internacional, boa adega.

  • Muratto Restaurante ─ comida japonesa, decoração e estrutura elegante;

  • Carro de Bois ─ frutos do mar, ambiente charmoso e aconchegante;

  • La Tavola ─ comida italiana, francesa e muitas opções de vinhos.

Em síntese, descobrimos uma Aracaju com uma nova roupagem, cheia não somente de atrações culturais, mas também de atividades esportivas, histórias incríveis, descobertas de reservas aquáticas e muito mais.

Comece o seu roteiro pelas atrações culturais, visite as praias pela manhã e reserva a noite para visitar os restaurantes e festas temáticas.

Se você for no meio do ano reserve os passeios e hospedagem com antecedência, pois é época de festas juninas e os turistas vêm de todas as partes do Brasil.

Temos a certeza de que, se você seguir este roteiro, seu passeio será incrível! Convide seus amigos e sua família para descobrir as belezas de Aracaju!

Gostou do texto? Aproveite e compartilhe o guia turístico nas redes sociais! Assim você incentiva ainda mais o turismo no estado!

3 thoughts on “Guia de viagem | Aracaju”

  1. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    A vida é como uma câmera. Foque no que é importante, capture bons momentos, desenvolva a vida a partir de negativos. E, se as coisas não derem certo, tire outra foto.

  2. Boa Tarde! Eu sou um apaixonado pela Orla de Aracaju, é a mais linda do Brasil.

    Comer caranguejo, dançar um forró no bar e restaurante Cariri e tudo de bom!

    O passeios dos Canions do Xingo é uma experiência Inesquecível! Recomendo a todos fazer o passeio de Xingó.

    Esse Blog está de parabéns pelo conteúdo rico e os planos de hospedagens são muito bons e os preços e bem acessível para todos.

    Indico e recomendo esse site para Reserva de Hotéis e Pousadas.

    Continue realizando esse ótimo trabalho e realizando o sonho das pessoas que amam viajar.

    Parabéns!
    Muito Sucesso!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *