conheça natal

Guia de viagem | Natal

 

Pretende sair de férias, mas não sabe para que lugar? O nordeste brasileiro é rico em locações maravilhosas, com um povo caloroso, comidas deliciosas e belezas naturais incríveis. Natal é um de seus maiores exemplos.

Neste guia, falaremos tudo o que você precisa saber sobre a cidade de Natal: suas melhores praias, os melhores hotéis, pontos turísticos, entre outras coisas que irão fazer você se apaixonar por esse paradisíaco local.

Qual é a história de Natal?

saiba a história da cidade de natal

Natal é a capital do Rio Grande do Norte. Ela foi construída na margem direita do Rio Potengi, bem grudada ao Oceano Atlântico. Sua paisagem natural é repleta de belas dunas, baías e recifes que cobrem grande parte do litoral.

A história de Natal começou em 1597, quando uma frota desembarcou no rio Potengi com o intuito de criar uma nova cidade com um forte para proteger os colonos portugueses dos ataques de piratas vindos da França.

No mesmo período, outra caravana liderada pelo governador de Pernambuco chegou. Foi em 1598 que o Forte dos Reis Magos começou a ser construído. Contudo, foi apenas em 25 de dezembro de 1599, próximo ao forte, que a vila de Natal (nome dado graças à data) finalmente foi fundada.

A história inicial de Natal foi bem conturbada, pois os holandeses a invadiram e tomaram conta dela por um período, mas logo depois foram expulsos pelos portugueses. Tudo isso fez com que seu desenvolvimento fosse lento em comparação a outras cidades nordestinas.

Tanto Natal quanto outras regiões do Rio Grande do Norte nunca receberam a devida atenção de Portugal ou dos governos brasileiros o que, juntamente com o fato de o exército americano ter ficado por ali durante a 2ª Guerra Mundial, tornou o estado um dos mais liberais do país.

Para você ter uma ideia, o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão, 10 anos antes do resto do Brasil! A primeira mulher brasileira a ser eleita como prefeita também era de uma cidade (Lajes) perto de Natal.

Atualmente o Rio Grande do Norte possui as maiores salinas e é tido como o maior produtor de sal do Brasil. O petróleo também é um produto no qual a sua terra é muito rica.

 No entanto, em Natal, o turismo é a atividade que mais move a economia da cidade. Não é à toa que o clima é excelente durante todo o ano e o lugar possui uma infra-estrutura toda baseada no turismo, que se desenvolveu bem rápido.

Natal junta belezas naturais, tradições culturais e uma cidade confortável e moderna. É o lugar ideal para suas férias!

Quais são as principais praias de Natal?

Algumas das maiores razões pelas quais Natal é tão querida pelo turistas são suas praias magníficas. A cidade é rica nesse quesito e cada uma das praias possui suas próprias características especiais. Saiba mais sobre elas a seguir:

1 – Praia de Ponta Negra

saiba mais sobre a praia de ponta negra

É tida como uma das praias mais lindas de todo o Brasil. Com certeza, a Praia de Ponta Negra é a mais popular de Natal. Inclusive, é lá que fica o Morro do Careca, o local que mais aparece em cartões-postais e fotos de turistas.

Ponta Negra também possui alguns dos melhores restaurantes do estado, com os pratos típicos, bem variados e deliciosos. Além disso, a orla conta com um grande calçadão ideal para quem gosta de caminhar, beber água de coco, comer petiscos e aproveitar a vista.

2 – Praia do Meio

conheça a praia do meio

Essa praia é a que os moradores de Natal mais curtem frequentar, pois não é tão popular entre os turistas. Ela realmente é perfeita para quem não gosta das praias mais movimentadas e lotadas. Na Praia do Meio, a tranquilidade reina.

Para completar, essa praia ainda possui um belo calçadão e vários quiosques à disposição de quem quiser visitá-la.

3 – Praia do Forte dos Reis Magos

Saiba mais sobre o forte dos reis magos

A Praia do Forte é a mais tradicional da cidade, pois foi onde tudo começou. Além de aproveitar uma bela praia e um pôr do sol lindíssimo, o turista que visitar o local também conhecerá muito sobre a história de Natal.

4 – Praia dos Artistas

saiba mais sobre a praia dos artistas

A Praia dos Artistas tem esse nome porque na época de sua urbanização muitas personalidades famosas a frequentavam para trocar ideias e aproveitar o sol e a paisagem.

Ela também é famosa por possuir uma badalada vida noturna, cheia de bares e boates populares para quem curte beber, dançar e se divertir com amigos.

Uma coisa importante a se falar sobre a Praia dos Artistas é que ela contém uma enorme faixa de pedra que fica escondida pela maré cheia e pode ser perigoso para alguns turistas que queiram mergulhar. Então, tome cuidado.

Outra lembrança relevante é o Centro de Artesanato da Praia dos Artistas, onde os visitantes podem comprar os mais diversos artesanatos, além de saborearem guloseimas tradicionais da região.

5 – Praia da Areia Preta

praia de areia preta

O mar da Praia da Areia Preta é diferenciado por ser sempre calmo e com poucas ondas agitadas. A água tem uma temperatura agradável, é translúcida e ótima para quem gosta de mergulhar.

O calçadão é cheio de quiosques especializados nos tradicionais petiscos da cidade, como peixe frito, carne de sol e macaxeira. Além disso, é na Areia Preta que fica o conhecido Relógio de Sol, que é um relógio gigante cujas horas são medidas a partir da posição do sol.

6 – Praia de Genipabu

conheça a praia de genipabu

Se você já foi procurar imagens de Natal, com certeza já encontrou fotos das Dunas de Genipabu. Elas são bem famosas pela sua beleza e exoticidade. Não tem como não ficar impressionado com os grandes montes de areia fina e a água turquesa do mar.

Muitos turistas escolhem a Praia de Genipabu para fazerem os famosos passeios de buggy. Quem leva a família inteira pode curtir os tranquilos e interessantes passeios de dromedário, que são animais parecidos com camelos e adaptados a ambientes desérticos.

7 – Praia da Redinha

conheça a praia da redinha

A Praia da Redinha não é perto do centro de Natal, mas sem dúvidas merece ser visitada. O mar é calmo, a água é de um azul escura e é bem querida por quem gosta de tomar banho de mar.

Naquela área, você também pode conhecer a primeira igreja de Natal: a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Além dela, é possível visitar o Aquário e outras diversas barraquinhas na orla, prontas para te oferecer vários pratos típicos.

Além de todas essas praias, existem outras que não ficam em Natal, mas estão próximas o suficiente para os turistas aproveitarem também.

A Praia de Pirangi do Norte fica em Parnamirim (26 km de Natal), é banhada pelo rio Pirangi, ótima para mergulhos e passeios a galés em alto-mar.

Já a Praia de Búzios (23 km de Natal), fica na região da Nísia Floresta e é conhecida pelas águas calmas e pela excelente infraestrutura turística. Ela possui diversas vans saindo de Natal até lá, é um passeio bem tradicional.

A Praia de Camurupim (30 km de Natal) é uma das mais bonitas do Rio Grande do Norte e também fica na Nísia Floresta. Ela é famosa pelas piscinas naturais e pelos parques, como o Pontal Parque Aquático e o Parque dos Tubarões, excelentes para quem tem filhos pequenos.

Quais são os pontos turísticos culturais?

Conheça os pontos turísticos de natal

Engana-se quem pensa que os maiores atributos de Natal são as praias e dunas. Na verdade, a sua parte cultural é muito poderosa, típica de uma capital que já passou por tanta história desde que foi fundada.

Os monumentos e edifícios são excelentes pontos turísticos para quem quiser  conhecer melhor seus momentos históricos. Cada construção marca um período importante para a cidade. Confira quais são as principais:

Forte dos Reis Magos:

Já falamos sobre ele, o maior e mais antigo símbolo de Natal. Ele tem o formato parecido com o de uma estrela de cinco pontas. É uma visita turística obrigatória, tanto pela parte histórica quanto pela paisagem.

conheça o forte dos reis magos

 

Centro de Turismo:

Funciona onde antes era a Casa de Detenção de Natal. Atualmente é uma grande feira de artesanato e exposição de arte. Junta de tudo um pouco da cultura potiguar, inclusive apresentações musicais.

Saiba mais sobre o centro de turismo em natal

Farol de Mãe Luiza:

Foi construído entre 1949 e 1951, possui 37 metros de altura e uma escada espiral de 151 degraus. A vista de cima do Farol é uma das mais incríveis da região.

a melhor vista de natal no farol de mãe luiza

Teatro Alberto Maranhão:

É uma belíssima construção feita no estilo artístico Art nouveau, que foi inaugurada no início do século XX e até hoje hospeda grandes espetáculos.

Sede de grandes espetáculos em natal

Barreira do Inferno:

Apesar do sombrio nome, ela é, na verdade, uma base da aeronáutica para lançamentos aeroespaciais. Foi o primeiro centro que lançou foguetes na América do Sul. Esse nome foi dado pelos pescadores que observaram a cor vermelha da costa alta do local quando o sol bate.Base aeronáutica barreira do inferno

 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário:

É uma das principais e mais bonitas da cidade. Foi construída por escravos, entre 1706 e 1714. De lá, é possível ter uma bela vista do Rio Potengi.

aproveitar a bela vista do rio potengui

 

Memorial Câmara Cascudo:

Fundado em homenagem ao historiador Luiz da Câmara Cascudo, o memorial contém um ótimo acervo de livros, documentos e artefatos que fazem parte da cultura do Rio Grande do Norte.

Conheça mais sobre a cultura do rio grande do norte

 

Como é a vida noturna em Natal?

Conheça os points turísticos de natal

As atrações não param com o pôr do sol. Durante o período da noite é possível curtir diversos pontos de agitação pela cidade. A vida noturna mais badalada é em Ponta Negra, onde as família de turistas podem encontrar estabelecimentos para todos os estilos e idades.

O Taverna Pub é um bar no estilo boêmio, o Decky possui música ao vivo e telão para assistir a jogos, o Pepper’s Hall varia muito o estilo musical, mas é sempre divertido. Já o Rastapé puxa o som para a zabumba e a sanfona, o Via Costeira tem grandes shows de música ou dança, além de buffets especiais.

Onde comer em Natal?

conheça o melhor point gastronômico de natal

Novamente, Ponta Negra é o melhor point para um turismo gastronômico. É lá que estão localizados os melhores restaurantes de Natal.

Grande parte do cardápio potiguar é composto por frutos do mar e moquecas, além de carne de sol, macaxeira e feijão verde. Existem muitas opções para todos os gostos.

Um dos restaurantes mais famosos é o Mangai, que possui um excelente buffet, além de uma ceia regional (com diversos alimentos típicos de Natal). O seu ambiente é decorado de forma bem regional, com seus garçons e garçonetes vestidos de Lampião e Maria Bonita.

O Marenosso, no já citado Centro de Turismo, também é conhecido por seus pratos nordestinos e uma linda vista panorâmica para a Praia dos Artistas.

O bairro de Petrópolis também possui um dos restaurantes mais populares da cidade: o Âncora Caipira. Ele tem a decoração toda baseada no sertão nordestino, com pratos bem deliciosos e regionais.

Onde comprar artesanatos em Natal?

mercado do artesanato e villarte pontos de natal

Além do Centro de Turismo, outros lugares também são muito bons para quem deseja aproveitar a visita à Natal para comprar artesanatos e outras coisas típicas.

Ponta Negra abriga o Mercado de Artesanato e a Villarte, que são dois locais indicados para adquirir peças de artesanatos locais.

Se você deseja obter aquelas belíssimas rendas de labirinto, precisa viajar até Campo de Santana, na Nísia Floresta, onde irá encontrar a Associação das Rendeiras de Labirinto.

Onde ficar em Natal?

conheça os dez melhores estabelecimentos em natal para se hospedarCom dúvidas em que hotel ou pousada ficar em Natal? Confira a lista com os 10 melhores estabelecimentos, sendo custo-benefício avaliados pelo Tripadvisor:

            1 – Aquaria Natal Hotel

            2 – Praiamar Express Hotel

            3 – Esmeralda Praia Hotel

            4 – SERHS Natal Grand Hotel

            5 – Rifóles Praia Hotel & Resort

            6 – Apart Hotel Serantes

            7 – Ocean Palace Beach Resort & Bungalows

            8 – Best Western Premier Majestic Ponta Negra Beach

            9 – Hotel Marsol Beach Resort

            10 – Kristie Resort

Para conferir todos os outros hotéis vantajosos, clique AQUI.

O que achou de Natal? Uma ótima opção para suas férias, certo? Não deixe de fazer as reservas com antecedência, pois é uma cidade bem disputada.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *