guia-fortaleza

Guia de Viagem | Fortaleza

 

O Nordeste brasileiro chama sempre muita atenção de turistas ao redor do país não apenas pelas suas belezas naturais, mas também pela simpatia e acolhimento do povo nordestino.
Fortaleza é, sem dúvida, um dos principais destinos turísticos da região. Ela é a capital do Ceará, também chamada de Terra do Sol e Cidade de Iracema.

Muitas personalidades conhecidas nasceram lá, como o saudoso José Wilker, o comediante Tom Cavalcante, o escritor José de Alencar, entre muitos outros. Aliás, o Ceará é um estado berço de diversos nomes brilhantes da comédia, como o próprio ícone Chico Anysio.

As pessoas do lugar esbanjam alegria, assim como suas praias e construções esbanjam beleza e uma rica história. Lá o Sol brilha forte o ano inteiro, por isso turistas podem visitar Fortaleza tanto no verão quanto no inverno. O calor está sempre presente.

As atrações turísticas são bem variadas e se encaixam em qualquer gosto, idade e orçamento! Venha conhecer mais sobre tudo o que Fortaleza tem a oferecer para suas férias!

AS BELAS PRAIAS

 

belas praias de fortaleza

 

Com certeza, um dos maiores atrativos de Fortaleza é a grande quantidade de praias. Para você ter uma ideia, a cidade possui por volta de 25 km de praias na área urbana. É a perfeita mistura de natureza e modernidade.

A infraestrutura local é atualizada constantemente, sempre procurando dar conforto e comodidade para os muitos turistas que escolhem este destino todos os dias. Existem numerosas opções de bares, restaurantes e hotéis para vários estilos de pessoas.

A seguir, iremos mostrar as três principais e mais famosas praias de Fortaleza, as quais você precisa visitar quando for à cidade! Confira:

  • Praia de Iracema

praia de iracema fortaleza

A praia de Iracema é a mais perto do centro da capital. É perfeita para quem curte passar a manhã ou a tardezinha caminhando tranquilamente em um belo calçadão.

Ela possui muitas alternativas de estabelecimentos culinários com as melhores bebidas e os pratos típicos nordestinos, com destaque para os frutos do mar. Tudo está disponível o dia inteiro para você.

A praia também contém locais lindíssimos para você aproveitar a vista e assistir ao pôr-do-sol. Não deixe de assistir ao entardecer nas Pedras do Aterro, na Ponte Metálica ou no Espigão de Iracema.

  • Praia do Meireles

praia do meireles fortaleza

Meireles é um bairro muito badalado e cheio de história em Fortaleza. É onde se encontravam os casarões de famílias ricas e agora é onde estão os prédios mais chiques da cidade. Sua praia era e continua bela.

Ela está no meio do sanduíche entre a Praia de Iracema e a Praia do Futuro, por isso é comumente conhecida como “a praia do meio”.

Um grande atrativo do local é a Avenida Beira Mar, que possui desde barraquinhas com guloseimas e artesanatos até praças prontas para a prática de esportes e atividades ao ar livre (além de um fofo jardim japonês).

  • Praia do Futuro

praia do futuro em fortaleza

Aqui é o lugar ideal para os turistas apaixonados por mergulho e banho de sol. É a praia mais movimentada e querida das três, não apenas dos visitantes, mas também dos próprios cearenses.

Além das várias barracas com pratos típicos, os pais também possuem a opção de deixar as crianças em um local seguro com piscina, onde eles podem observá-las através de câmeras.

Apesar de ter uma boa vida noturna, com alguns shows e barracas, a Praia do Futuro não é a opção mais popular para a noite. Se quiser aproveitar melhor uma praia nesse horário, o indicado é frequentar as duas praias citadas acima.

PONTOS TURÍSTICOS GRATUITOS

 

pontos turisticos em fortaleza

 

Vai para Fortaleza e não pode gastar muito? Não tem problema! Além das praias que já mencionamos, existem diversos locais importantes, bonitos e essenciais de Fortaleza que não custam nada para você ir visitar! Confira os principais a seguir:

1 – Theatro José de Alencar
Este teatro é tido como uma das mais importantes construções da cidade. Ele tem muita História: foi inaugurado em 1910 e já passou por muitas atrações culturais (até hoje ainda recebe performances).
Foi feito com base no estilo neoclássico, possui belas pinturas em seu teto, assim como vitrais coloridos e um jardim cheio de personalidade. Qualquer um pode visitar o local gratuitamente.

2 – Praça José de Alencar
Outro local com o nome do famoso escritor cearense, autor de obras universais como O Guarani e Iracema.
Esta praça conta com uma estátua do próprio e já serviu de locação de filmagem para diversos filmes baseados em suas obras.
Muitos artistas gostam de frequentar a praça porque ela é fonte de grande inspiração e possui uma energia muito boa.

3 – Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar
Este centro cultural é um dos mais importantes de todo o Brasil. Ele é composto por salas de cinema, uma biblioteca, auditórios, um planetário e até uma excelente área verde utilizada para eventos, exposições e festas temáticas.
Visitar o Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar também permite que você conheça o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense, assim como outras atrações culturais muito relevantes.
Além disso, o Dragão do Mar também é bem badalado em suas atividades noturnas, pois tem diversos bares, lanchonetes, cafeterias e restaurantes disponíveis para todos.

4 – Mercado Central
O Mercado Central funciona desde 1998 e é composto de cinco pavimentos com 500 lojas de diferentes produtos. Lá você pode comprar artesanato, roupas, comidas, redes, acessórios, entre diversos outros itens. Tudo com preços bem variados.

5 – Praça dos Mártires
Esta é a praça mais antiga de Fortaleza, tantos fatos históricos aconteceram no local que ele também é chamado de Passeio Público. Além da parte histórica, a praça dos Mártires também encanta por ter um lindo bosque, com uma fonte clássica e ainda vista para o mar.
Durante os finais de semana, a praça é um ótimo local para provar pratos típicos e apreciar músicas locais. Além disso, a área é tão tranquila e charmosa que é ideal para um piquenique de família.

6 – Rua Travessa do Crato
Você gosta daquelas ruazinhas bem tradicionais cheias de lojinhas especiais de artesanatos e comidas típicas? Então a Travessa do Crato é ideal para você. Cheia de construções antigas, que levam os turistas de volta ao passado.

7 – Museu do Ceará
O Museu do Ceará está localizado no centro da cidade e fica em um prédio que remete ao século XIX. Lá é possível ter acesso a diversos artefatos históricos, assim como outras peças, roupas tradicionais e até armas clássicas, como o punhal do famoso cangaceiro Lampião.
A partir das exposições, é possível conhecer e compreender a história do Ceará, dos povos indígenas, da abolição da escravidão e de todos os períodos relevantes passados pelo estado.

8 – Fortaleza Nossa Senhora da Assunção
Este local data de 1649, serviu como um forte para defender o país quando o Brasil sofria sua segunda invasão holandesa. Depois de passar por tanta coisa, hoje ele é sede da 10ª Região Militar do Exército e você pode visitá-lo com um guia especializado, o que tornará o passeio ainda mais rico.

9 – Centro de Turismo do Ceará
Se você gostou do conceito do Mercado Central, mas imagina que seja muito agitado e cheio, então o Centro de Turismo é o seu lugar. Isso porque o movimento é bem mais tranquilo e você também pode comprar artesanatos, comidas, roupas, entre outros produtos.
Tudo isso em 100 lojas diferentes. Vale a pena mencionar também que antigamente o prédio era um presídio. Hoje em dia, além das lojas, você também pode encontrar o Museu de Minerais e o Museu de Arte e Cultura Popular no mesmo local.

QUAIS SÃO OS MELHORES LUGARES PARA FICAR EM FORTALEZA ?

 

quais os melhores lugares para ficar em fortaleza

Você não vai precisar se estressar na hora de buscar por hotéis em Fortaleza. Isso porque a cidade possui uma área hoteleira mais agrupada do que espalhada e os estabelecimentos costumam ser muito bem avaliados.

Grande parte dos hotéis está localizada na Avenida Beira Mar e arredores. Contudo, na região próxima à Praia do Futuro, também é possível encontrar diversos estabelecimentos para se hospedar (essa área é mais indicada para quem deseja aproveitar praia e tranquilidade). Quem prefere ficar no meio da agitação urbana e mais perto do centro, o indicado é realmente procurar um hotel localizado na Av. Beira Mar ou em suas redondezas.

Na hora em que for decidir o local de hospedagem é bom levar em consideração a proximidade com três bairros queridos pelos turistas: Mucuripe, Iracema e Meireles.
Esses bairros possuem ótimas lojas, excelentes restaurantes, feirinhas tradicionais e uma movimentada vida noturna. Sem contar que a distância entre eles e as praias não é grande, principalmente se você for de carro.

É fato que o turismo em Fortaleza é forte o ano todo. No entanto, o verão, o carnaval e o réveillon se mostram como as épocas mais movimentadas. Então, se você quiser um hotel nesses períodos, é bom reservá-lo com bastante antecedência – até para pagar mais barato.

O TripAdvisor tem uma lista com os melhores hotéis de Fortaleza segundo a avaliação de seus usuários. Veja os 10 primeiros lugares para te ajudar a decidir:
1 – Hotel Villa Mayor.
2 – Hotel Luzeiros.
3 – Seara Praia Hotel.
4 – Holiday Inn Fortaleza.
5 – Ponta Mar Hotel.
6 – Hotel Beira Mar.
7 – Carmel Magna Praia Hotel.
8 – Hotel Gran Marquise.
9 – Hotel Diogo Fortaleza.
10 – Fortmar Hotel.

COMO É A VIDA NOTURNA DE FORTALEZA ?

 

como é a vida noturna de fortaleza

 

Você já deve ter percebido que Fortaleza é muito mais do que praia, não é? Não é só porque o sol se põe que a vida do turista na cidade precisa parar! Existe um ótimo movimento noturno por entre suas ruas e avenidas!

Não pense que a vida noturna de Fortaleza é apenas para quem gosta de baladas super agitadas, pois existem estabelecimentos para qualquer estilo, desde os que preferem um lanche tranquilo aos que gostam de dançar e tomar drinks.

A Avenida Beira Mar oferece diversas alternativas e uma das mais populares é a Feirinha de Artesanato, que se inicia após às 18h. Nesse mesmo horário também é possível caminhar, tomar uma fresca e aproveitar a vista do mar à noite.

Se você prefere algo mais animado e baladeiro, pode visitar o icônico Pirata Bar, cuja curtição e festas começam já na segunda-feira. É um ótimo lugar para dançar forró e outros sons típicos da região nordestina. É diversão na certa.

E é claro que a terra natal de tantos comediantes também teria diversos shows de humor! O Lupis Bier é um estabelecimento conhecido pela variedade e qualidade de seus shows, contando com a presença de humoristas bem conhecidos.

Se você quer ir a um lugar só para arrasar no forró e aproveitar bem o calor e a alegria cearense tem que visitar o Arre Égua, que é parte bar e parte boate, ideal para quem está louco para cair na dança!

Se preferir experimentar pratos típicos, como o caranguejo, o recomendado é que você dê uma passada na Praia do Futuro e visite a barraca Chico do Caranguejo, que não apenas serve um excelente caranguejo, como também tem shows de humor e música ao vivo.
Outra indicação que não pode faltar (especialmente para o final de semana) é o Órbita, que é uma balada bem moderna e ótima para quem gosta de rock. Os habitantes jovens de Fortaleza amam esse lugar.

BEACH PARK

 

parque aquatico beach park

 

Sem dúvidas, o Beach Park é uma das maiores atrações da capital. Ele é considerado o maior parque aquático da América Latina. É uma ótima opção tanto para adultos quanto para crianças.
Lá você pode encontrar piscinas temáticas de profundidades variadas, toboáguas incríveis, sessões de massagem, saunas e até uma exclusiva praia. No total, são 35 mil metros que estão sempre em expansão.

Além disso, o próprio parque possui uma seleção de hotéis específicos para seus visitantes, o que facilita muito a vida dos turistas cujo objetivo principal é o Beach Park. Sem contar que esses hotéis e o parque não ficam tão longe do centro de Fortaleza.

A razão pela qual o parque tem acesso a uma praia exclusiva é porque ele fica encostado na Praia de Porto das Dunas. Suas múltiplas atrações chamam atenção dos amantes de adrenalina e dos que preferem uma diversão mais calma.

O Insano, o Kalafrio e o Ramubrinká são algumas das atrações mais pesadas para quem quer sentir aquele frio na barriga enquanto aproveita. Já o Acqua Circo, a Arca de Noé e a Ilha do Tesouro são mais tranquilos, ótimos para crianças. Nessas áreas do parque a incidência solar é alta por isso é importante o uso de roupas com proteção solar para proteger seus filhos dos raios uv. Só na Uv.Action você encontra produtos com preços acessíveis e peças de alta qualidade. Todo o resort é bem moderno e sofisticado, contando com lojas e restaurantes renomados, como o especializado em frutos do mar Restaurante Beack Park Praia.

Vale a pena conferir em qualquer época do ano!

O que achou de Fortaleza? Gostou das dicas? Está animado(a) para visitar esta alegre capital do Ceará? Tire muitas fotos e aproveite bastante!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *