oculos capa

Modelos de óculos de sol ideais para cada tipo de rosto

Existem diferentes tipos de formato de rosto e muitos modelos de óculos de sol diferentes à venda o que pode tornar difícil a sua escolha pelo acessório adequado. Antes de optar pelo modelo ideal, você precisa saber identificar o formato do seu rosto.

Os óculos de sol não são apenas um acessório para incrementar um look ou estilo. Eles são também um aliado para a proteção dos olhos, uma ferramenta para preservar a saúde ocular.

Bons óculos de sol contêm fatores de proteção indispensáveis contra os raios solares. Pessoas que estão constantemente expostas ao sol e ao vento devem fazer uso contínuo da peça durante essa exposição.

Estar continuamente exposto ao sol e ao vento sem a devida proteção pode acarretar sérios problemas a sua saúde, como lesão na córnea, catarata, degeneração muscular e até cegueira.

Agora, que você já sabe da importância dos óculos de sol, vamos falar um pouco sobre cada tipo de rosto e seu modelo ideal. Isso facilitará muito sua vida na hora de escolher um modelo.

  1. Rosto Oval:

Tipo ideal de óculos para rosto oval

É o formato de rosto mais harmonioso entres todos os outros, pois, suas linhas e ângulos são perfeitos e simétricos. O seu comprimento é um pouco maior do que a sua largura

Ele combina com quase todos os tipos de armações. Fique de olho apenas nas proporções: óculos de sol com armações muito grandes podem passar a impressão de que seu rosto é menor do que realmente é.

Evite também óculos com bordas muito definidas e modelos que fiquem abaixo das sobrancelhas. Escolha armações com linhas suaves: redondas, ovais ou retangulares. Modelos como borboleta, gatinho e aviador são ótimas indicações.

  1. Rosto redondo:

Óculos ideal para rosto redondo

Possui poucos ângulos e o comprimento na largura e na altura são semelhantes. Os queixos são pequenos e arredondados. A linha do cabelo na testa é lisa e arredondada também.

Ideal é escolher modelos que alonguem o rosto visualmente. É possível conseguir isso com óculos de armação escura. Para dar um equilíbrio a suas proporções, escolha um modelo em que a largura seja maior do que a altura.

Opte por modelos quadrados e retangulares. Armações mais grossas irão cobrir a linha das maçãs do rosto. Tipos como aviador, borboleta, gatinho viajante são indicados.

Evite modelos com bordas bem definidas também, formatos geométricos e que cubram as sobrancelhas.

  1. Rosto quadrado:

Óculos ideal para rosto quadrado

O modelo de rosto quadrado tem as mesmas proporções; o maxilar é marcado e o queixo é largo e angular. É ideal escolher óculos que suavizem os ângulos agudos da sua face e que equilibrem suas proporções faciais visualmente.

Opte por modelos redondos, ovais ou em forma de lágrima. Armações cuja a largura é igual a do seu rosto são uma boa pedida. Óculos com armações coloridas, estilo Gatinho, Aviador e sem molduras são ótimas indicações.

Evite armações quadradas com cantos acentuados, armações estreitas e pequenas ou armações mais largas que seu rosto. Esses modelos não te valorizam.

  1. Formato de rosto coração

Óculos ideal para rosto tipo coração

A largura do rosto é menor do que o comprimento. A testa é mais larga e o queixo estreito. O formato do rosto vai diminuindo gradualmente da testa para o queixo, o que realmente lembra um formato de coração.

Os modelos mais indicados para quem possui esse formato de rosto são os redondos, gatinho, viajante, aviadores e clássicos. Modelos com estampas são super bem-vindos!

Evite modelos de óculos máscara. Armações grandes e pesadas, modelos que cubram as sobrancelhas, estilo borboletas, e aqueles em forma de lágrima também não são uma boa opção.

O ideal para esse tipo de rosto é evitar modelos que ultrapassam o formato do seu rosto.

  1. Rosto retangular

Óculos ideal para rosto tipo retangular

Nesse formato, o comprimento é maior do que a largura. A testa, as maçãs e mandíbula possuem a mesma largura. O queixo é largo e angular. Ele tem as linhas retas só que é mais comprido. E os ângulos são evidentes.

Escolha sempre óculos grandes e armações que combinem com o seu tom de pele. Modelos como aviador com armações grandes e modelos redondos são uma boa opção. Evite óculos pequenos, armações estreitas e cores muito vibrantes. 

  1. Rosto Triangular

Óculos ideal para rosto tipo triangular

É um formato de rosto mais difícil de encontrar. A testa costuma ser afunilada e o maxilar, ampliado; as regiões superiores são bem menores do que a região inferior.

Você deve escolher modelos que ampliem visualmente a parte superior do rosto e façam a parte inferior parecer menor. Escolha óculos redondos e peças sem molduras. Modelos aviador e gatinho são ótimas opções para você arrasar no look!

Evite os quadrados ou retangulares, assim como as armações estreitas e pequenas.

  1. Triângulo Invertido

Óculos ideal para rosto tipo triangulo inveritdo

Esse modelo é o oposto do formato triangular. As medidas da testa são maiores em relação ao tamanho da mandíbula e do queixo.

Opte por modelos mais estreitos ou que sejam do mesmo tamanho do rosto. As armações devem ser mais largas na parte de baixo e apontar para fora, se possível.

  1. Losango ou Diamante

óculos ideal para rosto tipo losango

A linha do comprimento é maior do que a linha da largura. O queixo está destacado e tem aspecto pontiagudo. A região mais larga é a das maçãs do rosto. A testa e a linha do cabelo são mais estreitas.

Escolha modelos que não criem muito volume nas áreas das maçãs do rosto e que sejam mais largos acima das bochechas e menores nas linhas dela. Os óculos redondos, com laterais arredondadas ou com a parte inferior ovalada, como aviadores, ficarão show!

  1. Longo ou alongado

óculos para rosto tipo longo ou alongado

Semelhante ao oval, mas um pouco mais alongado. São estreitos nas maçãs do rosto e a distância entre a testa e o queixo é grande. Escolha armações que ajudem a encurtar o rosto. Procure modelos mais largos, retangulares ou ovais, são ótimos para suavizar o cumprimento.

Mas um aviso:  de nada adianta ter óculos lindos e estilosos se eles não possuírem a proteção necessária. Você pode escolher o modelo ideal para seu rosto, mas a proteção deve vir em primeiro lugar.

No site da UVAction,  é possível encontrar tudo de que você precisa com proteção UV,  sem abrir mão do estilo que você procura. Esta é uma marca em que você pode confiar de olhos fechados! Não deixe de conferir o site!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *