beneficios da caminhada e a importância da proteção uv

Os benefícios da caminhada e a importância da proteção UV

 

A cada dia, o sedentarismo tem se tornado mais presente em nosso cotidiano. Práticas como andar a pé estão constantemente sendo substituídas pelo uso dos carros e demais veículos automotores.

Incluir a prática de caminhada na rotina se tornou uma ótima alternativa para combater os problemas da vida moderna. Por isso, selecionamos os principais benefícios que esse hábito pode trazer. Confira a seguir.

Melhora no sistema circulatório

A prática de exercícios físicos promove o aumento da frequência cardíaca e, com isso, a maior circulação de sangue pelo corpo.

Com órgãos e músculos mais irrigados, tem-se uma considerável melhora em seu funcionamento. Os vasos se expandem e os efeitos positivos podem ser observados até 24 horas após a sessão de caminhada.

Estudos apontam que pode haver considerável melhora até mesmo nos casos crônicos de descontrole da pressão arterial.

Diminuição do índice de colesterol ruim

O colesterol ruim, também conhecido como LDL, é um dos principais vilões da saúde no contexto atual. Quando não praticamos exercícios físicos, essa gordura é produzida e fica acumulada em nosso corpo.

Além de evitar esse acúmulo, as caminhadas frequentes também estimulam a produção do HDL, conhecido como colesterol bom.

Queda das taxas de infarto e outras doenças do coração

Derrames e infartos são acidentes cardiovasculares graves causados pelo entupimento de artérias por gordura.

Com a melhora no bombeamento de sangue pelo coração e a redução dos índices de colesterol ruim, a chance de uma pessoa sofrer com algum desses problemas passa a ser bem menor.

Previne a diabetes

Fígado e pâncreas entram para a lista de órgãos beneficiados pela maior irrigação sanguínea. É nesses ambientes que a insulina é produzida e metabolizada, sendo ela a substância responsável por estimular a absorção da glicose.

Tendo em vista que a diabetes é uma disfunção causada pelo excesso de açúcar no sangue, a maior produção de insulina causada pela caminhada pode ser uma medida preventiva para o problema.

Combate à ansiedade, à depressão e ao estresse

combate à ansiedade à depressão e ao estresse

A caminhada é capaz de estimular neurotransmissores do cérebro para a produção e a liberação de hormônios que despertam a sensação de prazer.

Além de manter a mente ocupada, tais substâncias são capazes de amenizar o efeito do estresse cotidiano e de alguns outros desequilíbrios prejudiciais.

Por isso, essa prática pode ser uma ótima maneira de combater a depressão e a ansiedade cotidianas.

Combate à compulsão alimentar

Atualmente, já foram identificados inúmeros fatores capazes de contribuir para a ocorrência de distúrbios alimentares, sendo a ansiedade o mais conhecido deles.

Contudo, a compulsão alimentar também pode ser causada por grandes altas em nosso índice glicêmico, quando unida a condições desfavoráveis do ambiente.

As caminhadas frequentes são capazes de regular melhor os desequilíbrios de nosso corpo, podendo se tornar uma maneira altamente eficaz de evitar a compulsão alimentar.

Auxilio no emagrecimento

Como outra série de atividades físicas, a caminhada ajuda no processo de emagrecimento e combate problemas como sobrepeso e obesidade.

Esse efeito é amplamente potencializado quando elas são realizadas de forma mais vigorosa, o que significa realizá-las de maneira mais rápida e brusca, incluindo a possibilidade de carregar pesos para aumentar a intensidade do exercício.

Otimização no funcionamento dos pulmões

Uma das principais consequências fisiológicas do aumento da frequência cardíaca é a maior demanda por oxigênio pelo corpo. Desse modo, pode ser evidenciada maior atividade dos pulmões.

Tal como a natação, as caminhadas podem estimular em menor escala o desenvolvimento e a eficiência das células pulmonares, prevenindo contra algumas doenças no aparelho respiratório.

Diminui o inchaço

As atividades do dia a dia e o estresse frequente podem causar a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço do corpo, sendo os lugares de acúmulo mais comuns os pés e as pernas.

Tal inchaço é causado pela falta de atividade em nosso sistema linfático, que atua em paralelo com o sistema circulatório. Por isso, com o aumento da circulação sanguínea, evidenciamos também efeitos positivos na eliminação de líquidos.

Combate da osteoporose

A osteoporose nada mais é do que a perda de massa óssea devido à dificuldade do corpo para preservar e absorver o cálcio ingerido, dado que esse é o principal elemento da composição do esqueleto humano.

Contudo, já existem alguns estudos que constatam a eficiência das caminhadas no aumento da densidade dos ossos, ou seja, na integração do cálcio.

Basicamente, o impacto dos pés com o chão promove alguns impulsos elétricos que facilitam esse processo. Sendo assim, caminhadas regulares em torno de 3 vezes na semana são uma ótima ferramenta para prevenir e combater a osteoporose.

Fortalecimento dos músculos

Os músculos são partes de nosso corpo que apenas se desenvolvem quando exercitados. É por isso que rotinas sedentárias são frequentemente relacionadas à perda de massa muscular e, consequentemente, à atrofia dos mesmos.

Ainda que o foco seja nos membros inferiores, caminhar é uma prática que utiliza quase todos os músculos do corpo. Com o tempo, essa atividade física é capaz de promover ótimos resultados no fortalecimento dos músculos e combate da flacidez.

ALERTA: lembre-se sempre da proteção UV

não esqueça de usar proteção solar

Ainda que as caminhadas possam ser feitas em ambiente interno (esteiras) ou externo (rua), nota-se maior eficácia para a prática externa. No entanto, esse ambiente conta com alguns efeitos adversos, sendo o principal deles o sol.

Seja em noticiários, jornais ou revistas, estamos sempre recebendo informações sobre o quanto o excesso de exposição solar pode ser perigoso à saúde, sendo o câncer e as doenças de pele os efeitos mais comuns.

Por isso, é extremamente importante que você utilize proteção contra os raios UV, principais causadores dessas doenças.

Sabemos o quanto a aplicação de protetor solar em creme pode ser trabalhosa e, por isso, a indicação fica para as roupas com proteção UV. Além de mais práticas, a durabilidade e o índice de proteção são maiores.

Além das tradicionais camisas, manguitos e luvas utilizados para caminhada, você também pode desfrutar das roupas com proteção UV enquanto estiver na praia, utilizando maiôs, biquínis ou sungas.

Para conhecer mais sobre a tecnologia e os produtos, consulte nossa loja UV.action.

1 thought on “Os benefícios da caminhada e a importância da proteção UV”

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