Guia de Viagem | Porto de Galinhas

viagem para porto de galinhas

Porto de Galinhas é um destino muito popular entre turistas do Brasil inteiro, assim como é um dos locais mais conhecidos da região nordestina. Tudo isso não é à toa, pois a área é lindíssima e cheia de atrações incríveis.

Engana-se quem pensa que Porto de Galinhas é só mais um lugar com praia. Pelo contrário, é uma região rica tanto em belezas naturais quanto nos aspectos culturais. Para conhecer mais o local e aprender tudo que você precisa para aproveitar sua viagem, continue a leitura!

Qual é a história de Porto de Galinhas?

conheça a história de porto de galinhas

Você já se perguntou o porquê de Porto de Galinhas ter esse nome? Como já estamos acostumados a falá-lo, é comum nem pararmos para perceber que é um nome um tanto curioso e com uma história ainda mais impactante.

Dizem que no período após a abolição da escravatura, muitos africanos ainda eram traficados e escravizados de forma clandestina por contrabandistas. Os navios deles procuravam se desvencilhar do porto de Recife, que era um dos principais da costa e por isso possuía fiscalização.

Com isso, os contrabandistas escolhiam o local onde hoje é Porto de Galinhas para vender os homens. Lá, eles os escondiam dentro de grades contendo diversas galinhas-d’angola. Os bandidos gritavam: “Tem galinha nova no porto!”, que era um código para que os compradores soubessem que os africanos estavam disponíveis.

Essa expressão foi tão utilizada na região que acabou sendo usada para nomear o que antes era uma simples vila de pescadores e hoje é um dos pontos turísticos mais importantes e valorizados do país, com atrações para todos os estilos.

Onde Porto de Galinhas fica localizada?

onde fica a praia de porto de galinhas

Porto de Galinhas é uma região pernambucana que se encontra no município de Ipojuca, a 70 km da capital Recife. Ela é cercada pelas suas famosas piscinas naturais, de águas cristalinas e mornas, ricas com uma biodiversidade marinha incrível.

É muito comum ver as mais variadas jangadas passando para lá e para cá na maré baixa. No entanto, se você preferir mares mais fortes para esportes radicais (como jet ski, surf, esqui aquático, etc.) também pode encontrar lá.

Durante o ano todo é possível encontrar o sol e um clima favorável ao turismo, mas a vila fica realmente agitada no verão. Turistas brasileiros e estrangeiros fazem a festa com todas as atrações naturais, a gastronomia tradicional e os pontos culturais.

O que fazer em Porto de Galinhas?

descubra o que fazer na praia de porto de galinhas

Quem chega achando que vai encontrar apenas as piscinas naturais com os peixinhos coloridos e as águas translúcidas tem uma bela surpresa ao se deparar com uma ótima quantidade de alternativas de lazer que envolvem até passeios a cavalo e tours guiados.

As paisagens também vão muito além do mar belíssimo. Você pode avistar coqueiros, areias super brancas, um pôr do sol incrível e um céu bem azul, ensolarado e limpo. Não é uma combinação perfeita, digna de uma obra de arte?

Falando em arte, você também é capaz de percorrer as ruas históricas da vila para dar uma olhada (e comprar) diversos itens artesanais, inclusive o souvenir mais clássico da região: a galinha de cerâmica. Não tem como visitar Porto de Galinhas sem levar uma de volta para casa!

Nas mesmas ruas também é possível desfrutar das melhores comidas tradicionais, que envolvem galinha cabidela, frutos do mar e a famosa carne-de-sol. Prepare seu apetite para ótimos pratos regionais!

Acha que a região só é boa para turistar durante o dia? Está errado! De noite os barzinhos estão à mil, cheios de música ao vivo, muitos drinks e baladas para vários estilos de pessoas. Não tem como não aproveitar!

A seguir, falaremos dos principais pontos turísticos de Porto de Galinhas, que são impossíveis de perder! Confira e fique maravilhado(a):

  • As incríveis piscinas naturais

as incríveis piscinas naturais de porto de galinhas

Com certeza, as piscinas naturais de Porto de Galinhas são as atrações principais da região. Elas aparecem devido à maré baixa e graças às grandes quantidades de corais distribuídos pela costa, típicos dessa área do litoral.

As piscinas mais populares estão na Praia de Porto de Galinhas e na Praia da Vila. Você pode ir até lá para comprar um passeio de jangada pelas piscinas ou se estiver hospedado em um resort, pode contratar os serviços das jangadas diretamente por lá.

Nos passeios até as piscinas naturais, você observa os belos corais, nada entre os peixinhos e tira fotos maravilhosas. Além disso, se tiver mais coragem, pode até mergulhar com uma equipe preparada ou fazer snorkel, atividades que ensinam muito sobre o meio ambiente.

Vale lembrar que é bom comprar o passeio com antecedência, pois essas piscinas só podem conter um número restrito de visitantes por vez, para que toda a biodiversidade presente ali não sofra com as ações dos humanos e seja preservada corretamente.

  • Praia de Muro Alto

o mar de muro alto

Dentre os 12 km de praias em Porto de Galinhas, a Praia do Muro Alto é uma das que mais se destacam. Ela possui a maior piscina natural de todas da região. Isso porque a Praia do Muro Alto contém uma rica formação de arrecifes que junta toda a água no mesmo lugar quando a maré baixa ocorre.

A água dessa área tem uma temperatura bem amena e é ótima para mergulhos e outros esportes. Muitos visitantes gostam de ir à Praia do Muro Alto para passear de caiaque e aproveitar as vistas de barco.

  • Região de Maracaípe

praia de maracaípe em porto

Esta região é tida como uma das mais belas de Porto de Galinhas. Uma das razões para isso é o encontro das águas do rio Maracaípe com o mar. Só é possível chegar até o Pontal de Maracaípe à pé, o que diminui muito o fluxo de turistas. É um passeio bom para quem prefere mais tranquilidade.

Também é possível aproveitar a água para dar uns bons mergulhos ou simplesmente tomar um gostoso banho de mar. Outro ponto muito interessante de Maracaípe é o mangue, que possui uma enorme biodiversidade.

Os cavalos marinhos são as principais atrações dessa região, pois são preservados e cuidados pelo Projeto Hippocampus, que além de mostrar os animais aos visitantes, também os educa e conscientiza sobre a importância do respeito à natureza.

A Praia de Maracaípe é bem frequentada pelos amantes de surf, pois possui ondas poderosas que deixam o esporte mais divertido. Não é um mar muito indicado para banhistas sem experiência em nado.

Além disso tudo, ainda é possível visitar a Vila de Todos os Santos, uma área gastronômica e artesanal muito boa que fica próxima a essa área.

  • Praia do Cupe

praia do cupe em porto de galinhas

Esta é, sem dúvidas, uma das maiores praias da região. Afinal de contas, ela ocupa 5km da área com uma bela faixa de areia. Muitos visitantes também gostam de sentar na areia para observar a paisagem e o pôr do sol.

Por ser tão extensa, a Praia do Cupe contém partes que não ficam muito cheias, como o Pontal do Cupe (fica ao norte), que é ótimo para quem prefere se afastar das grandes multidões de turistas para aproveitar as belezas naturais com paz e tranquilidade.

O Pontal também é uma excelente opção para famílias com crianças, pois permite que elas brinquem e se divirtam no mar sem a ameaça das ondas fortes.

  • A Vila

a vila de porto de galinhas

Não tem como falar dos principais pontos de visitação sem mencionar a própria Vila de Porto de Galinhas, um local cheio de história. Quem curte conhecer melhor a cultura local, provar os pratos típicos e comprar os artesanatos tradicionais precisa andar pelas ruazinhas da Vila.

Existe até uma feirinha feita para os turistas descobrirem as mais diversas artes locais. Não deixe de levar uma lembrancinha dessa região paradisíaca, seja uma camisa, uma bijuteria, um quadro ou até as já citadas famosas galinhas de cerâmica.

Durante a noite, você pode dar um tempo das praias e piscinas para frequentar os restaurantes e barzinhos que são super badalados pelos turistas e moradores. Vale muito a pena andar pela Vila de Porto de Galinhas à luz da lua.

  • Os arredores

Aproveitou bem as piscinas naturais de Porto de Galinhas e ainda tem um tempinho para gastar? Que tal visitar os arredores da região? Existem outras opções muito bonitas que não ficam muito longe e podem te surpreender ainda mais.

Porto de Galinhas fica na Costa dos Corais, juntamente a outros destinos praianos populares, sendo o principal deles a área de Maragogi. Já ouviu falar deste nome? É uma cidade que possui praias repletas de piscinas naturais ótimas.

É uma região tão linda, que é chamada por muitos de “Caribe Brasileiro”. Suas praias parecem que saíram de um cartão postal cheio de photoshop de tão incríveis que são. As águas são cristalinas, os coqueiros são magníficos e a areia é bem branquinha.

É, com certeza, um local que vale a pena visitar se você estiver em Porto de Galinhas. Importante dizer que ele fica a apenas 100 km de lá.

  • Onde ficar em Porto de Galinhas?

Basicamente, podemos dizer que existem três tipos de locais nos quais os turistas preferem se hospedar: as pousadas menores, dentro da Vila; os grandes resorts, que ficam nas áreas praianas e os hotéis rústicos em Maracaípe, que acolhem principalmente os surfistas e outros esportistas.

Se você prefere ficar nas pousadas da Vila, uma sugestão é a Pousada Porto Verde, que possui um lindo jardim e acomodações bem acolhedoras. Em uma parte um pouco mais distante do centro da Vila, existe a Pousada Xalés de Maracaípe, que apresenta um estilo mais tranquilo de fazenda.

Caso você queira aproveitar os resorts, existem muitas opções disponíveis com preços variados. Por exemplo, se você gosta do sistema all-inclusive (quando o preço do hotel é fixo, incluindo o que você consome lá), pode se hospedar no Enotel Acqua Club, que tem um parque aquático bem popular.

Ainda nos resorts, se você estiver fazendo uma viagem romântica, vale a pena ficar no Nannai Resort & Spa, que contém bangalôs com piscinas privativas. Caso esteja com a família toda, pode aproveitar o Summerville Beach Resort.
Para facilitar ainda mais essa decisão, preparamos uma lista com os 10 locais de hospedagem com os melhores custo-benefício, segundo avaliações do TripAdvisor. Confira a seguir:

  1.  Hotel Village Porto De Galinhas.
  2.  Porto de Galinhas Praia Hotel.
  3.  Hotel Vivá Porto de Galinhas.
  4.  Summerville Beach Resort.
  5.  Pousada Ecoporto.
  6.  Pousada Casamar.
  7. Pousada Som dos Pássaros.
  8. Marupiara by GJP.
  9. Hotel Armação.
  10.  Pousada das Galinhas.

Para saber mais detalhes sobre esses locais e conferir a lista completa de melhores hotéis em Porto de Galinhas, clique AQUI.

Como é a parte artística de Porto de Galinhas?

como é a parte artistica de porto de galihas

Carcará, o artesão mais famoso da região, possui uma exposição ao ar livre chamada Mitos do Mundo, que consiste em diversas esculturas de famosos, como Michael Jackson e Elvis Presley.

Essa exposição é permanente e está espalhada pelas ruazinhas da Vila, ótima para quem adora tirar fotos e apreciar arte. O próprio Carcará também possui um ateliê bem conhecido, que fica aberto ao público.

Se você curte dança, pode prestigiar o Balé Folclórico do Porto, que apresenta belas danças tradicionais nordestinas com o auxílio de um grupo de forró. O caboclinho, o frevo e o maracatu são alguns dos estilos dançados. Para melhorar, a entrada é franca.

  • Quais são os melhores lugares para saborear a culinária de Porto de Galinhas?

A maioria dos restaurantes estão na Vila de Porto de Galinhas. O Beijupirá, é o mais conhecido e requintado da região, proporcionando pratos maravilhosos de frutos do mar.

Caso você prefira comer algo mais “lugar comum”, pode ir no La Trattoria, que apresenta uma boa variedade de receitas italianas, além de ser uma boa opção para os amantes de vinho.
Se você quiser se alimentar de frente para o mar, pode ir no Barcaxeira, que é um dos mais populares.

Além da bela localização, ele também é conhecido por fazer ótimos escondidinhos com ingredientes bem variados e deliciosos.

O que achou de Porto de Galinhas? É melhor do que você esperava, não é? Passar as férias lá é garantia de diversão, boa comida e experiências exóticas maravilhosas.

 

Se gostou desse artigo, talvez também se interesse por outros, clique aqui e confira O que levar na mala em uma viagem para praia

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *