Família dentro do carro

Queimadura de Sol: É possível sofrer uma dentro do carro?

 

“O vidro do carro lhe protege dos raios ultravioletas?” Leia aqui e descubra a resposta para esta questão.

No dia 4 de maio de 2014, o Dr. Brian Wachler cumpria uma missão. Com a a ajuda da sua filha, perto do meio dia (quando a radiação UV é maior) ele visitou alguns estacionamentos na cidade de Los Angeles. Ele queria verificar quanto de radiação UVA era bloqueada pela janela frontal e pelas janelas laterais de diferentes tipos de carros e marcas, e para isto usou um medidor de Radiação UV portátil.

Então, o que o Dr. Wachler e sua filha encontraram nos seus testes?

Eles testaram vinte e nove carros com data de fabricação variando de 1990 a 2014. Foram testados no estudo quinze fabricantes de automóveis diferentes. Eles fizeram descobertas importantes:

1. O Parabrisas dianteiro bloqueia a Radiação UVA melhor que as janelas laterais

Dos vinte e nove parabrisas dianteiros testados, todos tiveram um desempenho relativamente bom, já que bloquearam entre noventa e cinco a noventa e oito por cento dos Raios UVA. No entanto, as janelas laterais só bloquearam em média setenta e um por cento da radiação UV-A, onde as janelas laterais com pior desempenho bloquearam apenas quarenta e quatro por cento da radiação UV-A, e as janelas laterais que tiveram o melhor desempenho bloquearam noventa e seis por cento da radiação UV-A. Você pode ver que pela média, a maioria das janelas laterais não o protegem tão bem dos Raios UVA.

Imagem Carros

A regra de fabricação dos carros explica esta diferença gritante de proteção entre as janelas laterais e os parabrisas frontais, já que estes são obrigados por lei a serem feitos em vidro laminado para que não se quebre em um acidente. O vidro laminado consiste em dois painéis de vidro com uma folha de plástico industrial presa entre eles para segurar os cacos de vidro em caso de um acidente.

E é essa camada de plástico que termina bloqueando a radiação UV-A. Por outro lado, as janelas laterais são feitas de vidro temperado normal, e embora o vidro temperado seja mais forte que o “vidro normal” que você tem na janela da sua casa, ele não tem a camada de plástico interna que está presente nos vidros laminados.

Algumas janelas laterais podem até ser revestidas com algum material para bloquear o raio UV-A, mas este tipo de revestimento não é tão eficaz quanto a camada plástica do vidro laminado, e o fato é que a maioria das janelas laterais não têm qualquer revestimento que o proteja contra estes raios nocivos.

2. A Película automotiva para vidros não necessariamente o protege dos Raios UVA

Ao comprar um carro costumamos imediatamente aplicar uma película escura nos vidros para nos proteger dos Raios do Sol. Porém, é bom você checar com o fabricante e optar por marcas reconhecidas pela sua qualidade, porque algumas marcas protegem bem o Raio UVB mas não tem o mesmo desempenho em relação aos raios UVA.

3. Não existe relação entre o preço do carro e o grau de proteção do vidro

Carro caro x carro barato
O preço do carro não tem relação com o grau de Proteção Solar

Você vai se surpreender com esta informação mas o carro com o pior desempenho no estudo foi um Mercedes E550 2009. As janelas laterais deste carro (que é muito caro por sinal) só bloquearam quarenta e quatro por cento da radiação UV-A! O Mercedes foi superado pela janela lateral de um Honda Civic 2008 que bloqueou 68% da radiação UV-A e até a janela lateral de um Buick Riviera de 1990 bloqueou mais que a do Mercedes, com 65% de proteção contra a radiação UV-A. Uma janela lateral de um caminhão Ford de 2004 bloqueou setenta e seis por cento da radiação UV-A.

Então, refazemos a pergunta: “O vidro do carro lhe protege dos raios ultravioletas?”

Resposta: Não o suficiente! Além disso, as janelas laterais lhe protegem muito pouco na grande maioria dos carros.
Desde a década de 1980, os médicos americanos sabem que melanomas e cataratas ocorrem com maior frequência no LADO ESQUERDO do corpo, devido à intensa radiação UV que atinge o lado esquerdo da face, o lado esquerdo do pescoço, o braço esquerdo e até mesmo o couro cabeludo esquerdo em pessoas calvas.

No entanto, esta tendência é exatamente OPOSTA em países como Austrália e Inglaterra, onde os motoristas se sentam no lado direito do carro! Além disso, estudos mostraram que melanomas e cataratas são mais frequentes em homens, especialmente homens mais velhos, que tendem a dirigir mais do que mulheres. No entanto, esta tendência está mudando já que as mulheres jovens estão agora dirigindo mais.

Como se sabe, o raio UVA é a porção mais longa dos raios UV, e dentre outros males ele nos causa: melanoma, cataratas, rugas, flacidez da pele, manchas da idade. Já o raio UVB é a porção curta que provoca a queimadura de sol. Desta forma, embora os 2 raios sejam prejudiciais a saúde, podemos afirmar que o raio que nos causa danos mais severos e perigosos são os raios UVA.

É importante registrar que embora muita gente pense que o câncer de pele é uma forma relativamente benigna de câncer (talvez até seja quando comparamos ao câncer de pâncreas ou de pulmão) o melanoma com certeza é o pior tipo de câncer de pele que se pode ter. Isso ocorre porque o melanoma (no estágio IV) pode se espalhar através dos gânglios linfáticos para outras partes do corpo (na maioria das vezes os pulmões), e é quase sempre fatal quando isto acontece. Em outras palavras, o câncer de pele pode matar você e não deve ser menosprezado. Evitar isso é primordial!

Raios UVA e UVB atingindo a Pele

Então, enquanto estiver dirigindo ou sentado em um carro como passageiro, é muito importante que você proteja a si mesmo e os seus famíliares em relação a exposição à radiação UV-A ! Infelizmente, muitos filtros solares não bloqueiam a porção UV-A da radiação UV. Além disso, os filtros solares apresentam informações confusas sobre o grau de proteção UVB e UVA, e muitas vezes contêm substâncias químicas nocivas que ficam em contato direto com a nossa pele.

Já as Roupas com proteção solar, como a Camisa UV e os chapéus com abas largas são uma opção MUITO melhor para proteção solar dentro do carro. Procure roupas com proteção solar com proteção certificada FPU 50+, já que estas bloqueiam mais de noventa e oito por cento da radiação UV total, incluindo a radiação UV-A que é mais prejudicial!

Se você ou seu cônjuge ou outro ente querido dirige todos os dias durante o dia, a radiação UV-A que o atinge no lado esquerdo do corpo é CUMULATIVA. Isso significa que toda vez que estiver no carro dirigindo, o risco de melanoma, catarata e outros danos causados ​​pelo sol aumentará um pouco, já que o acúmulo de radiação UVA não “zera”, ele só aumenta a cada exposição que você sofre!

Se você costuma fazer viagens longas de carro com a família, é bom saber que os seus filhos, mesmo dentro do conforto do carro estão sendo impactados pela Radiação UVA, já que vimos que as janelas laterais não possuem uma boa proteção contra este tipo de radiação. Felizmente, é muito mais fácil vestir uma Camisa UV do que aplicar o protetor solar! (Clique aqui e veja este nosso outro post falando das vantagens da Camisa UV em relação ao protetor solar) Ainda mais se a Camisa UV for do tipo com Capuz ou que tenha alguma estampa legal.

Proteção Solar Família dentro do carro

Uma última informação é que os Raios UVA penetram a superfície mesmo através das nuvens. Então, tanto em dias ensolarados quanto em dias nublados, você e sua família estarão expostos a radiação ultravioleta. Uma dica é sempre manter no porta-malas do carro uma camisa uv extra, para emprestar a alguém que esteja desprevenido no caso de uma viagem longa no seu carro.

A pesquisa do Dr. Wachler foi publicada na edição de julho de 2016 da JAMA Ophthalmology, uma revista com bastante prestígio publicada pela American Medical Association. Você pode clicar aqui e ler o artigo original. Todos os dados coletados foram testados mais de uma vez para se certificar do resultado, de modo que este é um estudo no qual você pode confiar. No artigo original, na aba “Figures/tables” você pode verificar um gráfico mostrando todas as porcentagens de bloqueio UV-A para cada carro testado neste estudo.

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