Você sabia que os Raios UV afetam a imunidade dos seus filhos?

Bebê exposto ao sol
Bebê exposto ao sol

Porque uma criança que recebe muitos Raios UV pode se tornar um adulto que fica doente com facilidade

Raios UV , Em julho de 2001, a Organização Mundial da Saúde emitiu um documento que explica para os  pais e responsáveis porque é vital proteger as crianças dos efeitos devastadores dos Raios UV. O texto afirma: “As crianças estão em estado de crescimento e, portanto, são mais suscetíveis a ameaças ambientais que os adultos”.

Esta declaração deixa claro o fato que as crianças são mais suscetíveis aos efeitos nocivos da radiação UV do que os adultos, e também explica porque os pais e cuidadores devem redobrar a atenção com a proteção solar dos pequenos quando estes estiverem expostos ao Sol.

mão aplicando protetor solar na filha
Proteção Solar nunca é demais

No final da década de 90 os cientistas descobriram que os Raios UV (principalmente o Raio UVB), afetam o nosso sistema imunológico. E isto é extremamente grave para uma criança porque o seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, desta forma podem ocorrer problemas que os afetem e se estendam por toda sua vida adulta. O sistema imunológico tem o papel de nos defender contra as doenças que surgem em nosso corpo, de modo que se uma criança tiver sua imunidade seriamente afetada pelos Raios UV, esta poderá ser um adulto que fica doente com mais facilidade.

Então desde a década de 90 estamos aprendendo como a Radiação UV afeta e enfraquece nosso sistema imunológico. Por exemplo: Agora sabemos que as pessoas que tiverem a imunidade afetada pela alta exposição aos Raios UV apresentarão mais casos de diversos tipos de câncer (não é apenas o câncer de pele).  E isto ocorre porque o sistema imunológico é a nossa primeira linha de defesa contra células cancerígenas. Em uma pessoa que tem a imunidade em perfeitas condições, as células cancerígenas que surgem são imediatamente combatidas.

Raios UV
Nossa primeira linha de defesa é o sistema imunológico

 

*Vamos discutir o efeito da radiação UV no sistema imunológico humano com mais detalhes em uma publicação futura, então fique atento (você também pode se associar à nossa lista de e-mail para atualizações)!

A radiação UV também prejudica diretamente o DNA das células da nossa pele, e é por isso que uma criança que sofre com muita exposição aos Raios do Sol terá mais chances de desenvolver o melanoma( a forma mais grave do câncer de pele) durante a vida adulta. Então os danos causados ao DNA das células de uma criança terão repercussão durante sua vida inteira. Por isso, cuidar da proteção solar do seu filho durante a infância pode garantir a ele um sistema imunológico mais preparado para enfrentar o câncer e outras doenças auto-imunes.

A boa notícia é que possível prevenir os efeitos nocivos dos Raios  UV.  Em 2001 quando a Organização Mundial da Saúde divulgou este documento sobre os efeitos nocivos dos Raios UV, ainda não existiam as Roupas com Proteção Solar. Agora, este tipo de roupas especiais já está disponível para o público, e nós da UV.action temos nos esforçado para oferecer produtos com a maior proteção solar possível que uma roupa pode oferecer. Aproveito e convido você a conhecer a nossa história e descobrir porque começamos a fabricar Roupas com Proteção Solar.

Abaixo listamos algumas dicas importantes que os papais e mamães podem seguir:

  1. Os pais devem ser um exemplo para os filhos na questão da proteção solar

Enquanto os adolescentes são questionadores por natureza,  as crianças pequenas gostam de imitar o que a mãe e o pai fazem. Então, se o pai usar uma Camisa UV para se proteger do sol, o filho pequeno provavelmente vai querer fazer o mesmo! Se a mamãe usar um chapéu bonito, com abas largas que proteja seu rosto e olhos dos raios solares, a filha pequena provavelmente também vai querer usar um chapéu.

  1. Sempre lembre os adolescentes de se protegerem
Converse sempre com seu filho sobre os riscos dos Raios UV
Converse sempre com seu filho sobre os riscos dos Raios UV

O momento em que aquela criança doce e inocente se transforma em um  adolescente desafiador certamente é  um momento difícil que todos os pais enfrentarão.

Segue o conselho que recebi recentemente de um outro Pai, sobre como enfrentar esta fase do seu filho: “ Irrite-os sendo bondoso e paciente” . Desta forma, usando uma voz doce e paciente, sempre lembre o seu adolescente: “Coloque a Camisa UV quando for a praia….Lembre de usar um chapéu” . Para o recado ser mais eficaz, acrescente uma dose de amor: “Eu só estou lembrando porque amo você e me importo com sua saúde”. Eles podem até ficar “resmungando”  mas certamente levarão seus conselhos em consideração.

  1. Evite expor suas crianças ao sol no período entre 11h às 15h.

Sabemos o quanto isto é difícil, afinal ninguém resiste a um belo dia ensolarado, porém tente manter seus filhos protegidos dos Raios UV no período entre 11h e 15h.

Afinal, neste horário a radiação UV é mais agressiva e os danos a nossa saúde são maiores.

Aí, de forma inteligente, ao invés de mandar eles saírem do sol no meio da brincadeira, você pode “convencê-lo” de outra forma, tipo chamando-o para ajudar a colocar a mesa do almoço, a servir a refeição, até mesmo sugerindo que eles que assista um pouco de TV ou joguem videogame.

  1. Sempre use Roupas com Proteção Solar
Nas Roupas com Proteção Solar os Raios UV não atingem sua pele
Nas Roupas com Proteção Solar os Raios UV não atingem sua pele

Acredito que a maioria dos Pais conhecem os Riscos dos Raios UV nos momentos de lazer como na Praia ou na piscina. No entanto a radiação UV pode ser igual ou maior em outros momentos e lugares. Se você está no interior por exemplo, em alguma cidade Serrada, é bom saber que nas montanhas os Raios UV aumentam 8% a cada 300 metros de altitude.

Bem, convido você a conferir aqui a nossa linha de Roupas com Proteção Solar para crianças.  Nós temos uma grande variedade de produtos e estampas para meninas e meninos, e posso dizer que quase todos eles eu já testei nos meus próprios filhos, que em certos momentos foram capazes de fazer críticas ácidas que me forçou a trabalhar na melhora dos produtos.

Adoramos receber comentários dos nossos clientes adultos e crianças. Se puder nos sugerir algo, fazer uma crítica ou simplesmente compartilhar o que achou, ficaremos muito felizes em lhe ouvir e certamente consideraremos sua opinião para melhoria e desenvolvimento de novos produtos.

 

 

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *